12 Dicas para Fazer Amigos em Espaços de Cowork

Olá trabalhador remoto! Precisas de uma alternativa a trabalhar todos os dias de casa? Sentes falta do contacto com outras pessoas? Aprende connosco como fazer amigos em espaços de cowork!

Programar a partir de casa pode parecer ideal para muitas pessoas mas, para outras, pode estar cheio de distrações e/ou tornar-se um pouco solitário ao longo do tempo. Fazer uso de outros locais para trabalhar remotamente, tal como espaços de coworking, pode ser a solução para muitos programadores!

Um espaço de cowork oferece um ambiente profissional e sossegado, mas onde não sentes a pressão de estar num escritório tradicional. Além disso, tens também a oportunidade de conheceres e trabalhares com vários empreendedores, freelancers e trabalhadores remotos como tu, de muitas indústrias diferentes.

Já imaginaste o networking que podes construir? ????

E agora, queres uma ajudinha a quebrar o gelo para começares a fazer amigos em espaços de coworking? Não procures mais – neste artigo encontrarás as dicas que precisas!

12 Dicas sobre como fazeres amigos em espaços de coworking

1. Apresenta-te

O primeiro passo para fazeres amigos no teu novo espaço de coworking é fazeres um esforço para interagires. Sempre que tiveres oportunidade, tenta falar com uma ou duas pessoas todos os dias. Apresenta-te, diz-lhes o que fazes e para que empresa trabalhas, pergunta-lhes sobre o trabalho delas, e vê até onde a conversa vos leva.

Pode parecer estranho no início, mas assim que começares a conhecer as pessoas à tua volta, vais perceber que vale a pena e que não é assim tão difícil!

2. Participa nos eventos organizados pelo cowork

img-2

Muitos espaços de cowork organizam vários tipos de eventos, tais como workshops, almoços, noites de jogos, e muito mais, que obviamente são grandes oportunidades para fazeres networking e começares amizades. Tira partido do ambiente divertido e descontraído para te apresentares a novas pessoas.

3. Tira partido das áreas comuns

img-4

Se não te sentes à vontade em ires ter com as pessoas apresentares-te do nada, podes sempre aproveitar as áreas comuns, como o bar, a área das máquinas de café/snacks ou o lounge, e aproximares-te de quem está a fazer uma pausa do trabalho – é um sítio onde uma conversa casual flui facilmente e não estarás a interromper o trabalho de ninguém.

4. Cumprimenta as pessoas pelo nome

Isto pode parecer um pouco óbvio, mas cumprimentar as pessoas pelo nome significa muito mais do que possa parecer à primeira vista. Vai fazer com que as pessoas sintam que tu te lembras delas – ao ponto de memorizares o seu nome – deixando uma impressão positiva e facilitando o desenvolvimento de uma relação amigável.

5. Sê prestável

img-6

Ajudar alguém quando a mesma precisa, é sem dúvida uma excelente forma de deixar uma boa impressão – e quem sabe, iniciar uma amizade! Tem em conta algumas das coisas em que és bom, como por exemplo, escrever boas respostas a e-mails ou encontrares soluções para problemas técnicos, e disponibiliza-te para dar uma mãozinha nessas tarefas.

Além disso, quando fores tu a precisar de ajuda, quem sabe não será um dos teus novos amigos a estar lá para ti.

6. Sê um bom ouvinte

img-8

Se já conseguiste iniciar uma conversa com os teus colegas do cowork, então garante que prestas atenção ao que te estão a dizer. Ser um bom ouvinte é uma qualidade que toda a gente aprecia num bom amigo! Tenta mostrar interesse genuíno pelas histórias dos outros e aprecia os seus sucessos e vitórias.

7. Interage de forma positiva

Fofocar e queixares-te pode ser divertido e até mesmo aliviar o stress de vez em quando, mas a longo prazo, também pode ajudar a criar um ambiente tóxico, por isso tenta evitar estas atitudes ao máximo enquanto conheces os teus colegas de cowork. Não há problema em reclamares de vez em quando, mas tenta ser positivo e alegre tanto quanto puderes. Lembra-te de que uma atitude positiva é uma característica muito atrativa num potencial amigo.

8. Não tenhas medo de falar sobre a tua vida pessoal

img-10

Quando começares a falar com alguém um pouco mais regularmente, talvez queiras começar a falar sobre a tua vida pessoal. Falar sobre os teus animais de estimação, passatempos, ou mesmo partilhar experiências pessoais é bom e perfeitamente normal. Certifica-te só que manténs a conversa interessante e positiva, evitando aprofundares demasiado tópicos potencialmente tristes ou embaraçosos… Pelo menos nas primeiras interações!

9. Não exageres

Embora a ideia de fazer novos amigos no trabalho pareça divertida, especialmente quando os mesmos vêm de áreas e países diferentes, tenta não ser avassalador nas tuas interações.

Evita interromper os teus colegas de trabalho se vires que eles estão muito concentrados ou stressados. Ser insistente não te ajudará a fazeres novos amigos, por isso fica atento aos limites das pessoas e tenta respeitá-los.

10. Pede recomendações de restaurantes/cafés

img-12

Se o teu espaço de coworking está num local com o qual não estás familiarizado, podes usar essa desculpa para meteres conversa com alguém. Pergunta sobre os melhores locais para petiscares algo ou para beberes um café na zona. As pessoas tendem a gostar de partilhar os seus conhecimentos sobre os melhores e mais secretos locais onde ir, o que irá desencadear uma boa conversa e pode até representar uma oportunidade de ires almoçar fora com alguns dos teus colegas de trabalho num futuro próximo.

11. Elogia as pessoas de quem gostas

As pessoas tenderão a gostar de ti se pensarem que tu também gostas delas. Pode parecer um cliché, mas é verdade. Se de vez em quando elogiares os teus colegas de trabalho, fores caloroso, falares bem deles, e dares os parabéns pelas suas conquistas profissionais ou pessoais, é mais provável que eles pensem em ti como um amigo.

Mais uma vez, não exageres ou os teus elogios vão soar a falso!

12. Relocaliza as tuas amizades

Alguns estudos têm demonstrado que interagir com pessoas em diferentes lugares aprofunda a ligação que tens com elas. Portanto, se estiveres a gostar de conhecer alguém no teu espaço de coworking e quiseres fortalecer a amizade, poderá ser altura de fazeres uma “relocalização” à tua amizade. Convida-o para ir beber um copo, jogar jogos, ou para outra atividade que ambos apreciem!

12 Dicas sobre como fazeres amigos em espaços de coworking: considerações finais

Quer escolhas um espaço de coworking no meio de uma cidade movimentada, ou prefiras programar longe da confusão, trabalhando a partir de um cowork poderás conhecer muitas pessoas diferentes, com empregos e formações diferentes. Isto significa que, mais cedo ou mais tarde, vais começar a fazer novos amigos nesse novo lugar.

Se estiveres um pouco inseguro quanto a abordares novas pessoas, basta lembrares-te das nossas dicas sobre como fazer amigos em espaços de coworking: para começar, não te esqueças de fazeres um esforço para falares com uma ou duas pessoas todos os dias, seres a pessoa a quem os outros se dirigem quando precisam de uma mãozinha, mostrares interesse e seres um bom ouvinte e, obviamente, elogiares os teus colegas nas suas vitórias. 

Assim que te tornares mais próximo dos teus colegas de trabalho, abre-te com eles e conta-lhes sobre a tua vida pessoal (tentando não tocar em assuntos que os deixem desconfortáveis) e começa a fazer novos amigos!

Trabalhar à distância não tem de ser de todo solitário, por isso, aceita as nossas dicas, escolhe um cowork, e começa a fazer novos amigos de onde quer que decidas trabalhar.

E se precisares de um novo desafio profissional… conta connosco!

Temos várias oportunidades em aberto – remotas, presenciais ou híbridas – preenche o nosso formulário e deixa que te ajudemos a dar o próximo passo na tua carreira!