5 Cidades Tech-friendly Portuguesas Para Começar a Sua Equipa Técnica

Portugal é um país muito atrativo, principalmente graças às competências dos profissionais e às infraestruturas que oferece. No entanto, encontrar as pessoas certas para a sua equipa técnica é um desafio, principalmente se quiser concentrar todos os colaboradores numa só cidade. E, provavelmente, quando falamos em “cidade”, pensa-se logo no Porto e em Lisboa. Estamos certos?

Se acha que o trabalho remoto ficou em 2021, pense de novo: porque não aumentar a hipótese de encontrar as pessoas certas, alargando o recrutamento a outras regiões e cidades do país? Aliás, o trabalho remoto melhora consideravelmente a produtividade da sua equipa.

A rede de fibra ótica e de quinta geração móvel permitem ligações à internet estáveis e de alta velocidade, permitindo trabalhar de qualquer ponto do território. E os hubs tecnológicos e incubadoras de empresas não estão só no Porto e em Lisboa: há opções por todo o país que se podem adaptar às suas necessidades, com as cidades a saberem aproveitar a demanda, criando estas estruturas e conciliando-as com os espaços de coworking que vão surgindo. 

Com este cenário em mente, é hora de ver o mapa e ir à descoberta das 5 cidades portuguesas mais tech-friendly em Portugal para começar a formar a sua equipa de sonho. 

Braga

Braga, foto de Alex Person, retirada de Unsplash

Talvez não saiba, mas Braga é uma das cidades mais jovens em Portugal e com muito talento escondido. Graças à população académica e a uma comunidade brasileira em crescimento, a “cidade dos Arcebispos” conta com várias estruturas que permitem à sua equipa técnica começar e crescer. Além de ser uma cidade com um aeroporto internacional a 30 minutos de carro e ligação de comboios rápidos a todo o país, uma das principais características que torna Braga uma cidade tech-friendly é o seu próprio programa de investimento: a InvestBraga - Agência para a Dinamização Económica de Braga é uma entidade local e pública que conta com várias estruturas e espaços que permitem investir na cidade. Um desses espaços é a “Startup Braga”, um hub com uma forte componente tecnológica e que tem a particularidade de estar dentro de um pólo criativo e cultural, o “gnration”, e que surgiu depois da reabilitação e transformação de um antigo quartel de polícia. Alinhada com esta política de investimento, a InvestBraga também promove regularmente debates e encontros no Altice Forum Braga, uma das principais salas da cidade. A cidade conta ainda com uma oferta muito completa de espaços de coworking que oferecem outros serviços como consultoria e formação continuada.

Aveiro

Aveiro, foto de Ricardo Resende, retirada de Unsplash

Muitas vezes apelidada de “Veneza Portuguesa”, devido aos canais da ria que atravessam a cidade e os barcos moliceiros que cruzam as águas, Aveiro é também conhecida como sendo uma cidade e um distrito com um forte tecido empresarial e académico. Com uma universidade de referência, a cidade integra um conjunto de projetos e hubs criativos que juntam pessoas, empresas, institutos de investigação e soluções da última geração tecnológica para redefinir como viver e trabalhar numa cidade que entra em contracena com uma nova realidade digital e conectada. Por isso, esta é uma cidade a ter em conta quando decidir a localização da sua equipa técnica. Um dos espaços a considerar é o PCI - Creative Science Park – Aveiro Region, ou “Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro”. Surgido em 2009 pelas mãos da Universidade de Aveiro para mobilizar os agentes empresariais da região e constituir um espaço de promoção da economia, o “Science Park” centra a sua atividade em áreas fortes da região e da própria academia, apostando no agroindustrial, na energia e nas TICE. O parque tecnológico integra ainda um “espaço de inovação" e o “design factory aveiro”, ambos com uma forte ligação à Universidade. Além disso, inclui também uma incubadora de empresas, a UA Incubator, tendo já albergado 48 empresas e mais de 150 projetos de investigação. Em termos de acessibilidades, conta com ligações ferroviárias rápidas e diárias a Lisboa e Porto.

Porto

Porto, foto de Daniel Sessler, retirada de Unsplash

A música de 1987 “Porto Sentido”, de Rui Veloso, descreve a cidade do Porto como “um velho casario que se estende até ao mar”. Mais de 30 anos depois, o Porto continua a erguer-se “no meio da neblina”, mas é uma cidade diferente, assumindo-se como um polo de inovação e criatividade, consolidando o posto de segunda área metropolitana do país. A Universidade e o Politécnico do Porto têm sido motores deste desenvolvimento, muito ajudado pelas ligações a partir do aeroporto do Porto um pouco para todo o mundo e por ser a área metropolitana mais próxima da Galiza. Ser uma cidade tech-friendly veio por acréscimo, com a aposta, por parte de entidades públicas e privadas, em incubadoras de empresas e hubs criativos. Assim, há um cada vez maior número de pessoas interessadas em trabalhar na cidade “Invicta”, ajudando a consolidar um já sólido ecossistema de inovação. Para responder às empresas que se querem instalar no Porto, a autarquia lançou uma agência de promoção de investimento, a Invest Porto. Este agência permite o acesso a incentivos para instalação de empresas e equipas, inclusive equipas técnicas, na cidade, além de um B2B marketplace, que reúne prestadores de serviços na região portuense, aconselhamento especializado por parte da Invest Porto. e, ainda, uma rede de jovens talentos, os “Portonautas”. A cidade, nos últimos anos, tem também sabido acompanhar as tendências, dando respostas assertivas a quem quer implementar uma equipa técnica com múltiplos espaços de coworking na cidade. 

Lisboa

Lisboa, foto de Liam Mckay, retirada de Unsplash

Sendo a capital, Lisboa não podia ficar de fora da nossa lista de cidades tech-friendly. Ligada ao mundo por avião, barco, comboio ou autocarro, esta é uma cidade apetecida por todos. É, aliás, o palco de um dos principais eventos tecnológicos, a WebSummit, que, durante uma semana, transforma a cidade no principal polo tecnológico europeu. Neste evento, líderes das maiores empresas, políticos, startups em crescimento e empreendedores discutem tendências para levar os negócios ao mais alto nível, criando um ambiente de partilha, aprendizagem e de networking, através de talks  e da mostra tecnológica que acontece em simultâneo com o evento. Há, por isso, bons motivos para escolher a “cidade das sete colinas” para instalar a sua equipa técnica e criar um ambiente de criatividade. Há dezenas de espaços de coworking (alguns deles gratuitos!) espalhados por Lisboa que podem servir para a sua equipa. E se o seu projeto é de grande envergadura, existe o Lispolis - Polo Tecnológico de Lisboa. Este integra atualmente mais de 120 empresas e equipas, sendo que mais de 50% estão ligadas à tecnologia. 

Por último, ao escolher a KWAN como parceiro de outsourcing, o local de trabalho dos seus colaboradores é algo com o qual não terá de se preocupar, temos um escritório no Saldanha, bem no centro de Lisboa, equipado com copa, monitores, cadeiras e mesas ergonómicas, e ainda salas de reuniões - mais do que pronto para receber a sua equipa!

Coimbra

Coimbra, foto de Etienne Girardet, retirada de Unsplash

Talvez conheça Coimbra pela sua universidade, pelo fado ou, até, pelo amor trágico, de Dom Pedro e Inês de Castro. A cidade nas margens do Mondego é tudo isso: “é uma lição de sonho e tradição”, mantendo viva a sua ligação ao saber universitário e apostando em novos horizontes. Atualmente, Coimbra é uma cidade que oferece uma boa qualidade de vida e recursos humanos qualificados e que está incluída numa região economicamente dinâmica. Um dos contributos da cidade para este dinamismo é o Coimbra iParque - Parque para a Inovação em Ciência, Tecnologia e Saúde. Complementando outras ofertas de empreendedorismo na cidade, o espaço é o local ideal para instalar a sua equipa técnica. Da responsabilidade da autarquia coimbrense, o Coimbra iParque conta com um Business Center, o Business Center Leonardo da Vinci, com uma área de 500 m2, com sala de reuniões e auditório para 200 pessoas. O espaço acolhe empresas de diversas áreas, como a área das Tecnologias do Conhecimento ou da Informação, criando um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento de negócios. 

Covilhã

Covilhã, foto de João Pedro Jesus, retirada de Flickr

É uma cidade do interior do país, mas que se tem afirmado como um hub tecnológico em Portugal. Bem perto da Serra da Estrela e impulsionada pela Universidade da Beira Interior, a Covilhã tem sido uma escolha para quem se instala em Portugal em equipas técnicas ou mesmo para nómadas digitais. A razão é simples: a habitação é relativamente barata. Além disso, a cidade tem procurado oferecer estruturas para acolher esta nova realidade: o CIEC - Centro de Inovação Empresarial da Covilhã é uma dessas estruturas. O Centro assume-se como um mix de escritórios, espaços de coworking e espaços oficinais, estando aberto à instalação de empreendedores, start-ups ou, mesmo, multinacionais. O objetivo é promover a atividade e competitividade empresarial a uma escala global a partir da Covilhã, ao mesmo tempo que explora um sentimento de comunidade e partilha entre os membros. Para outros projetos de larga escala, a Covilhã também tem o Parkurbis, o Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, cujo objetivo é criar naquela região novas atividades de base tecnológica, criando uma ligação com a universidade, enquanto se aproxima com o tecido empresarial local, criando sinergias. O parque conta com diversos serviços de apoio e acesso a uma rede de contactos e de intercâmbio com outros parques tecnológicos nacionais e no mundo, além de apoio administrativo e de dinamização empresarial. 

Algarve

Costa Algarvia, foto de Humphrey Muleba, retirada de Unsplash

Colocamos o Algarve nesta lista como uma dica extra, pois não nos é possível colocar uma só cidade. É que toda a região algarvia é tech-friendly! Além do clima de sol e de praia que tanto agrada a portugueses e estrangeiros, a região algarvia tem as condições certas para nómadas digitais e equipas técnicas, pois é uma região em que a barreira linguística é menor devido à atividade turística. No entanto, a economia não se baseia apenas no turismo, sendo que o Algarve tem procurado diversificar a sua economia, apostando nas ligações a toda a Europa, através do aeroporto de Faro, como um dos fatores diferenciadores. É neste contexto que surge o Algarve Tech Hub, um sistema tecnológico à escala regional e que tem o objetivo de apresentar o Algarve como uma região competitiva e tecnológica, ajudando na criação e desenvolvimento de um hub global. Neste projeto, que envolve autarquias, instituições e empresas locais que podem ajudar na implementação da sua equipa, todos os elementos trabalham para tornar a região ainda mais atrativa, identificando talentos e trabalhando todas as oportunidades, potenciando o interesse internacional. Afirma-se como o melhor “Lifestyle Tech Hub” da Europa, organiza diversos comunitários como o “Algarve Tech Hub Summit”, um evento muito desejado por profissionais que tenham a tecnologia como área de maior interesse.

5 Cidades Tech-friendly Portuguesas Para Começar a Sua Equipa Técnica - Considerações Finais

Implementar uma equipa técnica pode ser um desafio e ter as condições para a albergar é meio caminho para o sucesso. Considere todas as variáveis, como o alojamento dos colaboradores ou se um espaço de coworking será uma boa solução para o seu modelo de trabalho. Estas 5 cidades (mais uma região) apresentam condições e vantagens atrativas para este desafio: o difícil é mesmo escolher!

Por isso, sugerimos que não escolha, aumente o seu recrutamento para fora das grandes cidades e tenha assim acesso a uma rede alargada de talento. Permita aos seus colaboradores beneficiar do trabalho remoto e dê-lhes a hipótese de trabalhar de onde se sentirem mais confortáveis, seja um espaço de cowork ou o home office das suas casas. Vai ver que a felicidade deles será determinante nos resultados alcançados pela empresa!

Seja qual fora a sua escolha, a KWAN está disponível para o ajudar nesta demanda: temos profissionais de IT espalhados pelo país e com anos de experiência em trabalho remoto. Além disso, quer opte por um modelo de trabalho presencial, híbrido ou remoto, vamos ajudá-lo a encontrar a equipa de sonho para atingir os melhores resultados. Fale connosco e vamos avaliar hoje mesmo as necessidades da sua equipa técnica.

Submit your response

Your email address will not be published. Required fields are marked *