6 Razões Pelas Quais a Produtividade da Sua Equipa é Melhor do Que Nunca em Trabalho Remoto

É possível que ache que ver secretárias ocupadas e participar em reuniões presenciais ajudam a sua empresa a evoluir, todavia, existem cada vez mais provas de que os seus colaboradores são mais produtivos do que nunca quando estão em trabalho remoto.

Agora que a pandemia parece estar finalmente a terminar, muitas empresas em todo o mundo estão a solicitar às suas equipas que regressem aos escritórios no habitual horário de segunda a sexta-feira. Contudo, em algumas áreas, como a de tecnologia, um estudo concluiu aquilo que já se sabia na prática: os colaboradores trabalham melhor quando o fazem a partir de casa. De acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Stanford, que incluiu 16.000 trabalhadores ao longo de 9 meses, em média, aqueles que trabalharam remotamente, passaram menos 10 minutos por dia sem serem produtivos, trabalharam mais um dia por semana e, globalmente, eram 47% mais produtivos relativamente aos trabalhadores que o faziam a partir do escritório.

Durante a quarentena e os períodos mais restritos do confinamento, aqueles que passaram para o trabalho remoto tiveram alguma dificuldade em adaptar-se a este estilo de vida e a produtividade e o entusiasmo baixaram. Isto porque em março de 2020 o mundo ainda não estava preparado e não tínhamos os sistemas e fluxos de trabalho, as estruturas ou os equipamentos implementados como temos agora. Mas, pouco a pouco, as estatísticas têm demonstrado que nos tornámos muito mais eficientes como trabalhadores à distância, e a produtividade deve continuar a melhorar à medida que a tecnologia vai facilitando o processo.

Então, se a sua empresa está a decidir se deve ou não pedir à equipa para regressar ao escritório de vez, talvez seja melhor pensar duas vezes. Leia abaixo as 6 razões que explicam porque é que a produtividade da sua equipa de IT é melhor do que nunca trabalhando em casa em vez de no escritório…

6 razões pelas quais a produtividade da sua equipa é melhor do que nunca em trabalho remoto

Menos distrações

Claro que qualquer trabalhador vai ter distrações dentro ou fora do escritório. Contudo, as estatísticas demonstram que há menos distrações quando se trabalha a partir de casa. Basta pensar nas conversas na copa, na fila para a máquina do café, nas pausas para fumar, os nos almoços demorados – o que pode levar a muito tempo de trabalho perdido. Ao permitir que a sua equipa trabalhe dentro do seu próprio horário, no seu próprio espaço, estará, na verdade, a aumentar a produtividade da sua empresa.  

Horário flexível

Quando um colaborador recebe a opção de gerir a sua semana de trabalho de acordo com a sua agenda pessoal, há uma possibilidade muito maior de que a qualidade e o desempenho do seu trabalho sejam muito superiores, comparando com quando é forçado a ir ao escritório para trabalhar num local e horário pré-definidos.

Cada pessoa é diferente, e o seu estilo e as suas estratégias de trabalho variam muito. Ao oferecer aos seus colaboradores a liberdade para decidirem quando e onde trabalhar, estes vão dar o seu melhor. Por exemplo, há madrugadores que começam cedo e uma manhã produtiva é a chave para o seu sucesso, enquanto para outras pessoas, é no final do dia que estão mais inspiradas. Não havendo restrições sobre o horário em que se deverá trabalhar, a sua empresa beneficiará da capacidade ideal de cada indivíduo.

Reuniões Virtuais

Não nos interprete mal, reuniões feitas pessoalmente podem ser muito produtivas! Mas com a tecnologia avançada que hoje existe, a facilidade que temos de nos conectarmos com tantas pessoas, de todo o mundo, através de um simples clique, dá às empresas um potencial enorme. Isto permite que se expandam não apenas nas suas cidades, mas até nos seus países e mais além. 

Segundo um estudo da empresa de comunicações Lifesize, as reuniões virtuais são mais eficientes do que as reuniões feitas pessoalmente, com 76% dos participantes a utilizar as video calls para trabalho remoto e 75% a conseguirem um aumento da produtividade e um maior equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. Mais ainda, 90% desses colaboradores explicam que as reuniões por vídeo tornam mais fácil transmitir o seu ponto de vista. 

Precisa de um especialista numa língua estrangeira, ou talvez de alguém experiente num software que está a implementar pela primeira vez? Não há qualquer problema! Em vez de tentar aliciar futuros colaboradores a deixarem as suas cidades, estes podem trabalhar para si sem terem de começar uma nova vida. Desta forma, conseguirá criar uma forte rede de colaboradores, colecionando especialistas das suas áreas de trabalho à medida que for precisando. 

Satisfação dos colaboradores

Embora numa perspetiva empresarial esta questão possa parecer pouco importante, na verdade é possível que seja a mais significativa. Se os seus colaboradores estiverem satisfeitos, estarão também muito mais propensos a dar o seu melhor. Ao trabalharem no escritório, é mais provável que as pessoas ganhem ressentimentos em relação a coisas como terem uma hora de almoço rigorosa, ou trabalhar até mais tarde quando não estavam a contar com isso. Este tipo de situação poderá levar a que os seus colaboradores comecem a produzir menos. Ao possibilitar que cada um faça a gestão do trabalho, então terá as tarefas executadas dentro do prazo, sem ter de definir restrições ou regras ao longo de um dia de trabalho. 

Custo-benefício

Ao ter trabalhadores remotos não só terá a maior produtividade possível, mas também levará a sua empresa economizar dinheiro a longo prazo. Basta pensar na poupança: sem a renda do escritório, sem equipamentos caros e sem faturas de serviços para pagar. Na verdade, muitas empresas estão a considerar esta hipótese. A imobiliária CBRE levou a cabo um estudo com 185 empresas de escritórios e, dessas, 52% estão a considerar diminuir os seus espaços nos próximos três anos. Para além disso, o outsourcing é igualmente um estratégia que lhe permite cortar custos, facilmente diminuindo ou expandindo a sua equipa técnica de acordo com as necessidades de cada projeto. Leia mais sobre outsourcing, aqui.

Contrate a partir de qualquer lugar

Talvez um dos maiores benefícios do trabalho à distância seja o facto de não ter de limitar a sua equipa à cidade onde se encontra o escritório. O que significa que poderá contratar os profissionais de IT com a experiência que a sua equipa precisa, por um valor que pode pagar. Ao gerir uma empresa com colaboradores dos quatro cantos do mundo, está a permitir um crescimento inovador e mais possibilidades de novas ideias e abordagens. Abrindo as quatro paredes do escritório está a dar lugar à abertura de mentalidades, não só a sua, mas também dos seus colaboradores. Por isso, não se prenda ao limitar os seus colaboradores a um local específico. Em vez disso, espalhe sementes pelo mundo e veja o seu negócio florescer! 

6 razões pelas quais a produtividade da sua equipa é melhor do que nunca em trabalho remoto: considerações finais

Concluindo, em vez de decidir que os seus colaboradores devem regressar ao escritório só porque o Covid-19 já não é uma ameaça, pense bem e avalie os prós e contras. Os tempos mudaram e, estando na área tecnológica certamente quererá estar sempre um passo à frente, dentro das novas tendências e a maximizar o sucesso da sua empresa.

E se está a pensar adicionar talento à sua equipa, visite a nossa página, entre em contacto connosco e deixe-nos apresentar-lhe uma lista de candidatos, de acordo com as suas necessidades específicas do seu negócio.