8 questões para impressionar qualquer recrutador numa entrevista de emprego em IT

Ser capaz de fazer perguntas no final da tua entrevista de emprego mostra interesse e confiança, o que vai dar-te vantagem sobre a concorrência. 😉

A tua entrevista de emprego está a chegar ao fim, e sabes o que isso significa. Mais cedo ou mais tarde, o entrevistador vai fazer-te a questão que te põe tanto ou mais nervoso quanto o resto da entrevista: "Há alguma pergunta que queiras fazer?". Preparas-te cuidadosamente para as respostas, mas raramente pensas nas perguntas.

Porque a maioria dos candidatos raramente pensa nessa parte, isso pode fazer toda a diferença!

Não só vais parecer interessado no cargo e na empresa, como desafiar o entrevistador vai conferir-te o estatuto de candidato forte e confiante. Além disso, enquanto o entrevistador está a tentar determinar se és a pessoa certa para o trabalho, também tu precisas de perceber se a posição é certa para ti.

Eis as 8 perguntas, específicas para a área das tecnologias, para colocares em entrevistas de entrevistas de emprego, que te vão dar muito jeito ter à mão da próxima vez que te vires nesta situação.

1. De que forma evoluiu esta posição e como é que as responsabilidades podem vir a mudar no futuro?

img-3

Devido à constante evolução da tecnologia, os cargos específicos nas empresas tecnológicas vão, veem e evoluem. O emprego a que te estás a candidatar pode ser novo ou muito diferente do que era há alguns anos atrás, da mesma forma que pode ser diferente daqui a uns meses.

Compreender a "história" de uma posição permitir-te-á ter uma possível visão do futuro da mesma. Existem objetivos maiores e a longo prazo associados a esta posição? Quais são as perspetivas para o seu futuro?

Fazer esta pergunta vai permitir-te ter uma noção das expectativas e da visão que a empresa tem para esta posição específica. Além disso, vais comunicar ao entrevistador que estás interessado em fazer crescer a tua posição na empresa, o que pode pesar a teu favor.

2. Que soft skills seriam importantes para ter sucesso neste emprego?

Para preencher uma posição tecnológica numa empresa, terás de cumprir certos critérios no que toca a conhecimentos técnicos. Mas então e soft skills? Quais são importantes para esta posição em específico? Para um programador, as soft skills certas podem ser quase tão importantes quanto os conhecimentos técnicos, uma vez que a profissão é muito mais do que somente escrever código isoladamente!

As competências de comunicação, a gestão do tempo, o trabalho em equipa e o pensamento crítico são apenas algumas das que podem ser mais úteis para a posição disponível na empresa.

Ao fazer esta pergunta, rapidamente reconhecerás o que é necessário para teres sucesso e se a posição em aberto é a mais indicada para ti.

3. O que faz esta empresa para se manter na vanguarda da inovação?

img-5

A tecnologia é uma área em constante evolução, por isso, se trabalhas na área, provavelmente tens interesse nas inovações tecnológicas que vão surgindo todos os dias. Assim, trabalhar para uma empresa que te oferece a oportunidade de te desafiares, de aprenderes coisas novas, e de pores em prática esses novos conhecimentos é o sonho! 😍

Pergunta ao teu entrevistador sobre o que fazem para se manterem na vanguarda da indústria. Estão presentes em conferências, oferecem cursos e participam em diferentes eventos tecnológicos? Tentam envolver as suas equipas em hackathons ou encorajá-los a prosseguir diferentes projetos?

Todos estes incentivos podem ser transformadores para uma equipa e para a própria empresa, promovendo um ambiente onde a otimização consiste em tentar resolver um problema com diferentes abordagens, inspirando e motivando as equipas, permitindo-lhes testar as suas competências e, em última análise, trabalhar na imagem e na marca da empresa.

Esta questão também vai permitir ao teu entrevistador saber que estás interessado em fazer parte do desenvolvimento e progresso da tua área e que estás preparado para desafios e formas de os ultrapassar.

4. O que é que faz com que as pessoas adorem trabalhar aqui?

img-7

Ao fazeres esta pergunta, deves obter uma infinidade de respostas diferentes dependendo dos principais focos da empresa. Talvez tenham uma grande cultura empresarial, deem aos seus programadores a possibilidade de trabalhar com as tecnologias mais recentes, ou flexibilidade de escolher os seus horários e local de trabalho.

Esta questão permitir-te-á saber mais sobre os valores e benefícios da empresa e perceber se (e como) se alinham com as tuas próprias preferências.

Na KWAN, certificamo-nos de que os nossos profissionais de IT são compatíveis com um projeto de acordo com as suas preferências, competências, expectativas e stack favorito. E se mais tarde perceberem que seriam mais felizes a fazer outra coisa, estamos disponíveis para os ajudar a encontrar outro projeto.

Lembra-te que os profissionais da área tecnológica têm muita procura e por isso não precisas de te contentar com pouco - já que há tantas empresas a tentar contratar os developers mais talentosos - e é por isso que fazer esta pergunta é tão importante. 😉

5. Em que é que a cultura desta empresa é diferente das outras empresas tecnológicas?

Muitas empresas tecnológicas podem oferecer bons benefícios, bons escritórios e equipas repletas de pessoas inteligentes, por isso é importante que possas descobrir o que define a empresa que te está a entrevistar, em relação às restantes.

Hoje em dia as empresas estão menos interessadas em ter um grupo de pessoas que pensam, agem e sabem o mesmo, e mais focadas em contratar com base no fit cultural, ou seja, com base em valores e objetivos. Querem construir equipas coesas de pessoas diferentes que possam colaborar eficazmente.

Não te inibas de perguntar sobre o rácio entre a contratação de profissionais experientes e a contratação de novos licenciados, se os colaboradores convivem fora do trabalho, quão flexível é a empresa no que toca a horários e locais de trabalho, e até que ponto a empresa valoriza a diversidade.

Perguntar ao teu entrevistador sobre a cultura da empresa mostra não só que tens interesse em integrar a sua equipa técnica mas também que tens noção da importância da mesma para o sucesso da equipa.

É também a melhor maneira de entender se te sentes confortável e produtivo naquele ambiente de trabalho em específico.

6. A empresa oferece aos colaboradores a oportunidade de aprender coisas novas? E como?

Aprender é importante para todos os profissionais no mundo das tecnologias! Como engenheiro de software, developer ou arquiteto, sabes que há sempre novas linguagens de programação, frameworks, processos... e formas de melhorar esses processos. E embora também saibas que é impossível acompanhar todas as novidades do mundo tecnológico, sabes que aprender é a melhor forma de avançar! 

Ao perguntar ao recrutador como a empresa proporciona oportunidades de aprendizagem aos seus colaboradores, vais primeiro obter um insight sobre a visão da empresa quanto à importância da aprendizagem, e em segundo lugar, como é que a aplicam na prática.

Dependendo da resposta, podes até fazer algumas perguntas de follow-up, como:

  • É fácil para os colaboradores mudarem para equipas diferentes e experimentarem novos cargos?
  • Existem oportunidades para aprender sobre uma área técnica diferente?
  • Como é que a empresa promove a partilha de conhecimentos entre colegas?

7. Como é o processo de onboarding?

Começar num novo projeto vem com uma fase de adaptação, e o processo de onboarding é sempre diferente de empresa para empresa e pode nem sempre ser fácil... 

Uma boa empresa deve ter sempre um sólido processo de onboarding pronto a implementar!

Conhecer os teus colegas e a sua dinâmica de trabalho é importante para que te comeces a sentir parte da equipa - antes de iniciares as tuas funções em pleno.

Além disso, o onboarding também é um ótimo momento para te familiarizares com toda a documentação e as tecnologias com que o site ou app da empresa foram construídos.

Ao fazer esta pergunta vais mostrar que estás ciente de que haverá uma fase de onboarding e que estás motivado para passar por isso e começar a trabalhar todo o teu potencial no projeto.

8. Como é que a equipa aborda os problemas?

img-9

Independentemente da tua função numa empresa, todos os profissionais da área da tecnologia são constantemente obrigados a encontrar soluções (alguns mais, alguns menos) para problemas complexos. Cada empresa e, por vezes, cada equipa é obrigada a ter diferentes estratégias que levam à resolução das questões em mãos.

Alguns vão preferir começar a resolver o problema rapidamente e descobrir mais à medida que avançam, através de tentativa e erro, enquanto outros preferem sentar-se, analisar as circunstâncias, fazer pesquisa, pensar em soluções e apresentar um plano completo antes de prosseguir.

Ao fazeres esta pergunta, vais entender de que forma a tua futura equipa trabalha e de como a tua própria forma de trabalhar se encaixa na dos restantes membros da equipa.

8 perguntas de entrevista de emprego tecnológico: pensamentos finais

Não fazer perguntas ao recrutador é um erro muito comum que as pessoas cometem em entrevistas de emprego na área tecnológica.

Se a falta de ideias era o teu principal problema, estas 8 questões não só te farão parecer mais interessado e confiante, como também te ajudarão a entender como a empresa funciona, o que valoriza e que benefícios proporciona.

Da próxima vez que estiveres a preparar-te para uma entrevista, tenta lembrar-te de algumas destas perguntas (ou escreve-as e guarda-as contigo até à hora da entrevista!) e impressiona os recrutadores - não só com as tuas incríveis capacidades técnicas, mas também com perguntas muito relevantes!

Se os recrutadores do KWAN são as pessoas que gostarias de impressionar, não sejas tímido e mete conversa!

Submit your response

Your email address will not be published. Required fields are marked *