Academia de Estágios InvoiceXpress: Tudo o Que Precisas de Saber

Ganha experiência profissional com a Academia de Estágios InvoiceXpress e multiplica as oportunidades a que tens acesso.

Apesar dos milhares de estudantes que concluem os seus estudos na área da informática todos os anos, a IDC Portugal prevê que faltarão mais de 10 mil profissionais de IT, no nosso país, até 2025. E no entanto, fazendo uma rápida busca pelo Linkedin, conclui-se que a maior parte da oferta de empregos disponível destina-se a profissionais com anos de experiência. 

Ou seja, as empresas precisam desesperadamente de programadores e outros profissionais de IT, mas não conseguem dar as condições necessárias aos recém-formados para que iniciem os seus percursos profissionais.

E esse é um problema que também afeta a KWAN.

O gap que existe entre profissionais ainda sem experiência profissional e o mercado de trabalho é algo que também nos afeta, uma vez que um dos requerimentos dos projetos para os quais prestamos serviços é precisamente esse, que os candidatos tenham experiência profissional e não somente formação na área.

A solução? Uma parceria com o InvoiceXpress

Para conseguir satisfazer as condições de cada projeto sem desperdiçar o talento dos recém-formados que nos contactam na sua busca de emprego, era portanto essencial que a KWAN encontrasse uma forma de lhe oferecer experiência profissional, nesse sentido nasceu a Academia de Estágios InvoiceXpress.

O InvoiceXpress é um programa de faturação online e intuitivo, criado em 2010 e certificado pela Autoridade Tributária. Destina-se a empresas de serviços mas também a freelancers, profissionais independentes e lojas online.

Através da Academia de Estágios Invoicexpress, alunos de informática que sejam recém-formados ou em fase de conclusão de licenciatura ou mestrado (a escrever a tese, projeto final ou estágio) conseguem entrar no mercado de trabalho com alguma experiência profissional e assim ter acesso a um leque maior de ofertas de emprego, inclusive os projetos da KWAN.

Em que consiste a Academia de estágios InvoiceXpress?

Tentamos que os projetos desenvolvidos pelos estagiários no InvoiceXpress estejam focados em investigação, nas competências que os estagiários têm interesse em desenvolver e claro, nas necessidades do próprio InvoiceXpress.

Alguns exemplos de projetos que estão atualmente disponíveis:

  • Investigação e desenvolvimento de escrita mais performante de ficheiros XML;
  • Geração de código (automatizar criação de módulos de geração do SAF-T dos vários países europeus consoante cada XSD específico e modelos de dados);
  • Sistemas de automação inteligentes: automação da criação de toda a infraestrutura de um novo serviço (repositório de código, scaffolding do código, pipeline de CI/CD, infraestrutura na cloud);
  • Cibersegurança: investigação e automação de testes de análise de vulnerabilidades.

Duração dos estágios

Os estágios poderão ter uma duração variável conforme o tipo de estágio (curricular ou profissional) e os objetivos do estagiário. Da nossa experiência, a duração que permite aos estagiários obter melhores resultados é de:

  • No mínimo 3 meses para investigação;
  • No mínimo 6 meses para investigação e desenvolvimento.

Qualquer que seja o período escolhido, todos os estágios são remunerados.

Quem pode candidatar-se?

De forma a conseguir tirar o maior proveito do estágio, é essencial que os estagiários tenham bases teóricas que consigam depois aplicar durante o programa. Idealmente, procuramos alunos que tenham pelo menos um ano de licenciatura concluído e damos prioridade a alunos que queiram escrever a tese ou fazer o seu projeto final connosco.

Que tecnologias serão trabalhadas durante o estágio?

Alguns exemplos de tecnologias com as quais trabalhamos no InvoiceXpress são: Cloud (AWS), bases de dados relacionais (MySQL), bases de dados NoSQL (DynamoDB, Elasticsearch, etc), arquiteturas event-driven, message queues, Kafka, Java, Ruby, Ruby on Rails

Qual a carga horária do estágio?

Depende do tipo de estágio que queiras fazer e do teu objetivo. Da nossa parte conta com a flexibilidade necessária para conciliares o tempo connosco com aulas ou para escreveres a tese.

Qual o impacto dos estágios para a marca e para os participantes?

Desde a identificação de abordagens a análise de cibersegurança a desenvolvimento de aplicação de agregação de dados de várias sistemas de monitorização, o trabalho dos nossos estagiários tem-nos poupado muitas horas de trabalho manual, o que nos dá outra disponibilidade não só para fazer um acompanhamento mais próximo do seu trabalho, como para investir o nosso tempo noutro tipo de projetos, mais inovadores, para os quais de outra forma seria impossível dedicar-nos a eles” – João Sá Borges, Diretor de Engenharia no InvoiceXpress

Durante o estágio usámos a metodologia de SCRUM de uma forma mais light (não tendo feito tantas cerimónias), o que deu para começar a perceber como é que SCRUM funciona “na vida real”. Quaisquer dúvidas que tínhamos, houve um esforço enorme do João Borges, o nosso lead, para que as mesmas fossem sempre esclarecidas – e alguma coisa que ele não soubesse, pesquisava connosco e tentava ajudar-nos ao máximo. Para além do João, também o meu People Manager foi essencial para o meu bem-estar, o que sem dúvida facilitou muito a minha aprendizagem.” – Miguel Correia, antigo estagiário da Academia de Estágios InvoiceXpress.

Se te identificas com o programa e gostarias de ser estagiário connosco, candidata-te enviando e-mail com o teu CV para: [email protected]