As 30 Melhores Plataformas Para Aprenderes e Melhorares as Tuas Competências em IT

Adquirir competências em IT – quer já trabalhes em informática ou estejas a iniciar o teu percurso – é essencial para qualquer profissional da área.

Se trabalhas (ou planeias trabalhar) numa área relacionada com a tecnologia, como desenvolvimento web, UX design, análise de dados ou outra carreira que implique programação e planeias aprender tais competências, é importante saberes que aprender informática não significa necessariamente regressar à faculdade, uma vez que muitos profissionais da tecnologia conseguem aprender a programar sozinhos!

Também tu podes aprender uma linguagem de programação autonomamente e sem uma licenciatura. Há muitos recursos online que podes utilizar para aprender o básico e assim, dares o próximo passo na tua carreira!

Neste artigo, vamos apresentar-te 30 plataformas onde podes aprender e desenvolver as tuas competências tecnológicas.


As 30 Melhores Plataformas para Aprenderes e Melhorares as tuas Competências em IT


1. Codecademy

img-3


O Codecademy é um dos websites mais populares onde se pode aprender a programar. Abrange diferentes linguagens de programação como HTML, CSS, Python e Ruby, e oferece um catálogo diversificado de aulas em desenvolvimento web, construção de websites, criação de aplicações, desenvolvimento de jogos e IA.

O website fornece tutoriais, artigos, exemplos de código, fóruns interactivos, documentos e todos os tipos de desafios de forma gratuita. Também podes obter acesso a conteúdos premium inscrevendo-te para um dos planos pagos disponíveis.


2. edX

img-5


O edX oferece uma grande variedade de cursos online das melhores universidades e institutos de todo o mundo. Nele, poderás encontrar programas que te ensinam data science, computer vision, linguagens de programação, IA e muito mais.

É possível aceder gratuitamente a cursos muito úteis e a algumas certificações. Vêm com trabalhos de casa, materiais de leitura, e fóruns onde podes contactar outros estudantes e instrutores. Contudo, estes cursos gratuitos só te dão acesso temporário aos seus materiais.

As opções pagas não só te dão acesso ilimitado aos materiais de estudo, mas também te permitem matricular em alguns programas premium. Estes incluem programas de certificado profissional e até alguns mestrados.


3. Coursera

A Coursera é outra excelente plataforma onde podes melhorar as tuas competências em IT. Aqui, podes encontrar uma grande variedade de cursos lecionados maioritariamente por professores de universidades de prestígio como Princeton e Stanford.

Podes escolher entre cursos de nível iniciante, programas para estudantes intermediários e até tópicos de nível avançado. Os percursos de aprendizagem incluem machine learning, data science, desenvolvimento em iOS e muito mais. E o melhor é que podes aceder gratuitamente a todos os materiais de estudo. Só tens de pagar se quiseres receber uma certificação no final de cada programa.


4. Khan Academy

img-7


A Khan Academy é uma plataforma gratuita e sem fins lucrativos onde é possível aprender praticamente tudo ao teu próprio ritmo. Está carregada de tutoriais em vídeo para principiantes que te podem ensinar tudo sobre programação e informática.

Qualquer pessoa em qualquer lugar pode aceder gratuitamente a estes conteúdos tão úteis. A plataforma inclusive oferece uma hora de código (HOC), onde as pessoas podem aprender a programar através da prática, criando animações, desenvolvendo websites, ou trabalhando com JavaScript.


5. Udemy

img-9


O Udemy é um dos maiores fornecedores de cursos online, oferecendo milhares de cursos de programação a qualquer pessoa interessada em aprender. Embora alguns destes cursos sejam gratuitos, apenas te oferecerão acesso aos vídeos das lições. Os cursos mais completos requerem pagamento mas também vêm com material de estudo extra, e acesso a outros estudantes e instrutores.

Podes aprender sobre muitos tópicos relacionados com programação, como Python, JavaScript e Swift. Contudo, certifica-te de que lês as opiniões de outros estudantes antes de te inscreveres. Há um grande número de programas para escolher, por isso, vais querer ter a certeza de que te estás a inscrever para o melhor deles.


6. freeCodeCamp


A freeCodeCamp é outra plataforma gratuita e sem fins lucrativos onde qualquer pessoa pode aprender a programar, independentemente da sua localização ou experiência. Estão disponíveis 8.000 programas para escolher, abrangendo tópicos como HTML, CSS, React e Node.js.

Neste momento, alguns dos alumni desta plataforma estão a trabalhar para empresas como o Google, a Apple ou o Netflix!

Todos os cursos podem ser completados ao teu ritmo. Se sentires que precisas de uma mãozinha para te ajudar a completar algum tópico, podes procurar gratuitamente a freeCodeCamp nas redes sociais e tentar encontrar um mentor que te oriente ao longo da tua aprendizagem.


7. Udacity

img-11


A Udacity é uma plataforma ótima para principiantes onde se podem aprender muitas competências técnicas. Nela, encontrarás cursos gratuitos que ensinam as noções básicas de programação, desenvolvimento e outras skills relacionadas com informática. A aprendizagem é composta por vídeos, exercícios, questionários e outros tipos de tarefas. Podes também conversar com outros estudantes em fóruns e pedir apoio caso necessites. 

Esta plataforma também oferece alguns programas tecnológicos pagos denominados Nano Degrees. Estas programas foram criados com a ajuda de grandes empresas como a AT&T e Google para preparar os seus estudantes diretamente para o mercado de trabalho. Poderás escolher Nano Degrees específicos em desenvolvimento web de front-end, análise de dados, programação, desenvolvimento web full stack e desenvolvimento iOS.


8. The Odin Project

img-13


O Odin Project é uma plataforma 100% gratuita e de código aberto altamente focada em ensinar qualquer pessoa a aprender web development a partir do zero. Nela encontras todos os recursos online disponíveis e reunidos num único local.

Aí podes aprender sobre HTML, CSS, JavaScript e PHP. Cada secção de aprendizagem permite-te praticar e mostrar o teu trabalho a outros para revisão e feedback. É um excelente local para começares a construir o teu portfólio.


9. W3Schools

img-15


A W3Schools é uma plataforma muito completa que se foca no ensino de desenvolvimento web. Cobre todo o tipo de matérias desde HTML a Python, oferecendo diferentes tutoriais e desafios de programação que te permitem criar projetos de programação a partir do zero. 

Lá, encontrarás tutoriais com muitas amostras de código em todos os tópicos e níveis de dificuldade, de forma gratuita. Também podes escrever e executar o teu código no próprio website, construir projetos reais e criar um portfólio elegante.


10. Pluralsight

img-17


A Pluralsight é uma plataforma paga que fornece dois produtos principais: o Flow é uma ferramenta organizacional especialmente concebida para ajudar a aumentar a produtividade do trabalho dos engenheiros de software e o Skills, que é um produto que ajuda as pessoas a aceder às suas competências técnicas e a melhorá-las através de cursos otimizados.

Estes cursos funcionam como um learning path onde os estudantes aprendem diferentes tópicos numa ordem específica. Alguns destes percursos incluem Python, HTML e CSS, JavaScript, desenvolvimento iOS, e machine learning. Poderás experimentá-los com um teste gratuito de 10 dias antes de te comprometeres com qualquer um destes cursos.


11. Team Treehouse


A Team Treehouse é uma plataforma paga para o ensino de código com uma abordagem orientada para o projeto. Depois de terminares a aprendizagem dos conceitos básicos de cada percurso, começarás imediatamente a desenvolver aplicações do mundo real.

Lá, encontrarás cursos fáceis e de grande qualidade que abrangem tópicos como HTML, CSS, JavaScript, Python, Ruby, Android e desenvolvimento iOS, WordPress, etc. A Team Treehouse oferece um teste gratuito de 7 dias para qualquer pessoa interessada nos seus cursos.


12. Code Avengers

img-19


A Code Avengers é uma empresa de e-learning que oferece cursos pagos em programação, informática, desenvolvimento web, design de UI, entre outros. Os programas cobrem tópicos como Python, HTML, CSS, e JavaScript e ensinam aos estudantes como construir jogos, aplicações e websites.

Existem três tipos diferentes de programas disponíveis: programas Juniores para principiantes dos cinco aos catorze anos de idade; programas Pro para qualquer pessoa com mais de quinze anos de idade e programas Edu para professores. A Code Avengers oferece-te também um teste gratuito de 7 dias.


13. Codewars

img-21


A Codewars dá uma reviravolta divertida na aprendizagem da programação. A sua abordagem é semelhante à de jogo em que se tem de resolver desafios de programação com dificuldades variáveis, chamado “kata”. Uma vez completado um “kata”, receberás pontos e subirás para o nível seguinte. Cada “kata” é mais difícil do que o anterior.

Poderás aprender sobre uma grande variedade de linguagens de programação incluindo JavaScript, PHP, Java, .NET, Python e Ruby. Podes também comparar as tuas soluções com as de outros estudantes, algo que pode ser uma grande oportunidade de aprendizagem.


14. Sololearn

img-23


A Sololearn é uma plataforma gratuita que oferece pequenos cursos que se debruçam apenas sobre um assunto de cada vez. Em cada tópico tens acesso a muitos questionários e testes práticos que te ajudarão a reter os teus conhecimentos. Lá, encontrarás cursos sobre JavaScript, PHP, Ruby, C# e muito mais.

Existe uma página Code Playground onde podes submeter os teus projetos para que outros estudantes os possam rever e dar feedback. Há também uma versão Pro paga na qual podes evitar publicidade e aceder a funcionalidades premium. Podes experimentá-la com um teste gratuito por 14 dias.


15. Code.org

img-25


A Code.org é uma plataforma gratuita, sem fins lucrativos, dedicada a principiantes e crianças. Adota uma abordagem muito visual que torna a aprendizagem da programação fácil, divertida e intuitiva. Está especialmente focada no ensino do Python, com cursos disponíveis em mais de 60 línguas.

Os cursos são divididos por dificuldade para diferentes idades. As categorias disponíveis são os graus “K-5”, “6-12”, e “Beyond K-12”. Apesar de parecerem muito amigáveis para as crianças, os programas da plataforma adequam-se a pessoas de todas as idades, pelo que não tens de te preocupar em usá-la enquanto adulto.


16. Upskill


A Upskill é uma plataforma para principiantes que aborda temas complexos e os torna fáceis de compreender. Os seus cursos abrangem data science, desenvolvimento front- e back-end, design UX e muito mais. Todos eles são ensinados por especialistas da indústria. Nos cursos também se incluem trabalhos de casa, questionários e projetos.

O registo para uma conta gratuita dá-te acesso a cerca de 200 cursos. Podes também transformá-la numa inscrição Pro para acesso ilimitado a todos os cursos, com uma garantia de 30 dias de devolução do dinheiro. A plataforma também oferece cursos especiais sobre como conseguires o teu primeiro emprego em IT, procurares as melhores ofertas e praticares para entrevistas.


17. MIT OpenCourseWare

img-27


Nesta plataforma vais encontrar uma grande variedade de cursos fornecidos pelo MIT. Estes incluem cursos de grande qualidade, ministrados por especialistas da indústria. Trata-se de um excelente local para começares a aprender sobre programação, mesmo que não ofereça certificações ou diplomas.

Aqui encontrarás conteúdos úteis sobre os fundamentos da programação e desenvolvimento de software. Os cursos são acompanhados de palestras em vídeo, eBooks, trabalhos e exames.


18. OneMonth


A OneMonth promete que, com os seus cursos, qualquer pessoa pode aprender a programar por si própria em apenas trinta dias. Os principiantes têm acesso a trechos diários de materiais de aprendizagem e exercícios para completar o percurso e assim se tornarem programadores competentes e autodidatas.

A plataforma cobre competências de programação altamente procuradas como JavaScript, Python, CSS e HTML. Dado que a OneMonth está focada em principiantes, não é a melhor plataforma para programadores intermediários/avançados.


19. Dash, by General Assembly

img-29


A Dash é uma plataforma online gratuita que se foca no ensino de competências de desenvolvimento web. Os cursos são baseados em projetos, pelo que é possível construires pequenos projetos enquanto aprendes sobre HTML, CSS e JavaScript. 

Podes trabalhar diretamente no editor de código do website de forma autónoma ou mesmo contactar outros estudantes do grupo dedicado à Dash, no Facebook.


20. Learn, by Google Developers

img-31


Esta plataforma foi idealizada com programadores de nível intermédio/avançado em mente. Disponibiliza muita documentação e materiais de aprendizagem sobre desenvolvimento de software, programação e APIs. O seu objetivo é ajudar-te a integrar a tecnologia Google nos teus projetos.

Estão disponíveis três métodos de aprendizagem diferentes. Os percursos de aprendizagem são simples e vão guiar-te rumo a um objetivo. Os tópicos incluem uma grande variedade de materiais de aprendizagem específicos relativos apenas a um assunto. Os Codelabs são tutoriais e exercícios de programação que podes utilizar para criar as tuas aplicações e projetos.


21. Envato Tuts +


A Envato Tuts + é uma plataforma gratuita para principiantes que ajuda as pessoas a aprender a programar a partir do zero. Oferece uma grande variedade de artigos, vídeos, e tutoriais sobre linguagens de programação, web design, gestão, design e muito mais.

Na sua maioria, os cursos são baseados em projetos com instruções passo a passo. Podes também atualizar a tua conta para um plano pago para aceder a conteúdos premium, cursos, eBooks e outros materiais de aprendizagem de grande qualidade. 


22. LinkedIn Learning


O LinkedIn Learning é um excelente local para aprenderes novas competências informáticas ao teu ritmo. Lá encontras de tudo, desde tutoriais de iniciação à aprendizagem avançada, ensinados por especialistas da indústria. 

Alguns dos cursos mais populares incluem “Torne-se um Programador de Front-End”, “Desenvolva as Suas Competências de Análise de Dados”, e “Avance no Desenvolvimento de Aplicações iOS”. Todos os cursos são pagos (mensal ou anualmente), mas podes inscrever-te para um mês de teste gratuito.


23. SitePoint

img-33


A Sitepoint é uma plataforma de e-learning que se concentra no desenvolvimento web e tem disponíveis cursos de HTML, CSS, JavaScript e PHP. Tem ainda disponível um blog que pode ser consultado gratuitamente e que cobre muitos tópicos diferentes de uma forma acessível.

Cursos profissionais completos e livros só estão disponíveis para membros pagantes. Os planos Premium também vêm com acesso a um painel de atividades que te permite acompanhar o teu progresso à medida que avanças.


24. Coderbyte

img-35


A Coderbyte oferece uma grande variedade de cursos para principiantes que cobrem linguagens de programação como JavaScript, Python e Ruby. Lá, poderás encontrar tutoriais em vídeo sobre como programar e desafios práticos de programação que exigem encontrar uma interseção, a palavra mais longa, ou que envolvem validação do nome de utilizador.

Ainda que esta seja uma plataforma paga, todos os vídeos disponíveis são de livre acesso. No entanto, quaisquer outros materiais e até os desafios estão trancados atrás de um painel pago.


25. Edabit

img-37


A Edabit dedica-se ao ensino de linguagens de programação de uma forma divertida e prática. Apresenta pequenos desafios que os estudantes podem completar como se estivessem a jogar um jogo. À medida que avançam no seu percurso de aprendizagem, os estudantes adquirem experiência, elevam o nível e desbloqueiam conquistas.

Podem aprender até oito linguagens de programação diferentes, incluindo C#, C+++. Python e muito mais. Tens acesso livre limitado a 15 desafios. Depois disso, os estudantes são obrigados a atualizar para uma conta Pro paga.


26. SQLZoo

img-39


A programação requer o conhecimento de conceitos SQL essenciais. É aqui que a SQLZoo entra em cena. Esta plataforma online é o melhor recurso gratuito para aprenderes tudo relacionado com SQL, incluindo SQL server, Oracle, MySQL, DB2 e PostgresSQL.

Aqui, poderás encontrar uma grande variedade de materiais de leitura, peças de referência, tutoriais interativos e até testes onde é possível avaliar as tuas novas competências.


27. GeeksforGeeks


Esta plataforma de e-learning é perfeita para qualquer pessoa que queira aprender sobre informática. Os diferentes cursos podem ser realizados ao teu próprio ritmo através de vídeos pré-gravados, ao vivo através de transmissões live, ou uma combinação de ambos os métodos.

Os cursos são acompanhados de artigos, questionários, tutoriais, e até mesmo de ofertas de emprego para programadores. Podes aprender sobre várias linguagens de programação incluindo C, Java e Python, e podes até participar em discussões com outros “Geeks”.


28. Codingbat

img-41


O Codingbat é um site gratuito que ensina as pessoas sobre programação em Java e Python. No que diz respeito a estas duas populares linguagens de programação, o Codingbat tem uma grande variedade de artigos, tutoriais e exemplos de código.

Não é o website mais inovador, mas é um ótimo local para começares a aprender a programar por ti próprio. Também é recomendável que encontres um bom livro ou outra fonte de conhecimento para usares à medida que avanças, porque esta plataforma é mais forte em exercícios práticos.


29. Bitdegree

img-43


A Bitdegree oferece cursos gratuitos e pagos em linguagens de programação, data science, desenvolvimento de jogos e muito mais. Estão disponíveis dois tipos de cursos: os cursos Bitdegree interativos permitem aos estudantes executar os seus códigos no editor da plataforma e as aulas em vídeo, que são mais teóricas e ensinadas por especialistas da indústria. 

Ao completar uma sessão, os estudantes são recompensados com uma ficha. Posteriormente, podem utilizá-la para financiar o seu próximo curso ou mesmo obter descontos para programas pagos.


30. Codeasy

img-45


A Codeasy foca-se no ensino do C#, a linguagem do desenvolvimento de jogos, a um nível inicial. Há também outros cursos orientados para estudantes principiantes, intermédios e avançados, no entanto, estes não são gratuitos. 

O percurso de aprendizagem está dividido em capítulos. Cada um deles ensina-te os conceitos básicos do C#. A plataforma tem um grupo dedicado no Slack, ao qual te podes juntar para comunicar com outros estudantes, fazer perguntas e obter soluções alternativas para os teus problemas..


Com tantas plataformas… por onde começar?


Poderás querer considerar os seguintes critérios para decidir: o teu budget, o teu nível de especialização (és um principiante ou um profissional de IT experiente?), a tua forma preferida de aprendizagem, e para te ajudar ainda mais, as avaliações dos nossos KWANers, profissionais de tecnologia na KWAN.

Fiz um curso na Udemy que foi muito importante para o início da minha carreira e para a carreira de alguns amigos, porque é muito completo e útil para iniciantes em C#, intitula-se – “C# Curso Completo: Do Básico ao Avançado!“, A Udemy também me ajudou quando comecei um novo desafio e precisava de aprender Java, ao oferecer estes cursos: “Microsserviços Java com Spring Boot e Spring Cloud“; “Design de API’s RestFul com Spring Boot, TDD e o novo JUnit5“; e “Java COMPLETO Programação Orientada a Objetos + Projetos” – Laís Ortiz, Programador Full Stack 

Estou a fazer 3 cursos na Udemy: “JavaScript: The Advanced Concepts“, “Understanding TypeScript“, e “Node JS: Advanced Concepts”. Sinto-me muito satisfeito com eles, especialmente com o do TypeScript, porque o professor explica muito bem os conceitos e dá exemplos práticos relacionados com as ferramentas em que estou interessado. Adicionalmente, é fácil acompanhar as aulas porque o curso é estruturado de uma forma muito lógica. – Carlos Santos, Programador de Software

Na minha profissão, a comunicação é primordial e, se feita de forma descuidada ou incorreta, pode comprometer muito mais do que um bug ou uma falha no software.

O LinkedIn Learning tem sido a chave para desenvolver as minhas competências transversais, com cursos como:

– “Critical Thinking for More Effective Communication

– “Three Tips for Managing Egos and Difficult Emotions

– “Improving Your Thinking

– “Effective Listening

– “Managing Anxiety in the Workplace

Estes são apenas alguns dos cursos que me ajudaram a construir a confiança e uma mentalidade de crescimento. – Vítor Correia, Especialista em administração de sistemas/apoio aplicacional

Aprenderes a programar sem uma licenciatura ou melhorares os teus conhecimentos informáticos de forma autónoma, não só é possível como também é fácil, acessível e barato! Esperamos que esta lista te proporcione os meios para o fazer, e se, depois de todo o estudo, te sentires pronto para abraçar um novo desafio, fala connosco.

Teremos todo o prazer em partilhar contigo as oportunidades que te ajudarão a dar o próximo passo na tua carreira!