As 5 Melhores Escolas de Informática em Portugal

Para ter em conta na procura de profissionais de IT para a sua equipa técnica.

Portugal produz bastante talento de qualidade na área da tecnologia. A escolha desse talento, na altura de formar a sua equipa técnica, poderá, posteriormente, ter um papel muito relevante nos resultados alcançados pela sua empresa.

Neste artigo, vamos apresentar-lhe as 5 melhores faculdades (e respetivas universidades) de tecnologia em Portugal, que poderá considerar na próxima vez que recrutar para a sua equipa técnica. Incluir na sua equipa profissionais de IT que frequentaram estas instituições não é garantia de que o candidato vai ser tudo aquilo que está à procura – ou mesmo que não existam melhores candidatos que tenham adquirido os seus conhecimentos noutros sítios ou de outras formas – mas é, sem dúvida, um bom indicador de qualidade.


As 5 melhores escolas de informática em Portugal


Das várias faculdades de tecnologia existentes em Portugal, aquelas que oferecem melhores programas e estão associadas às universidades que melhor pontuam nos rankings, estão localizadas em Lisboa e no Porto. Com base nisso, numa extensa pesquisa e ainda no feedback de vários profissionais de IT, selecionámos as seguintes instituições de ensino:

  • Universidade de Lisboa – Instituto Técnico Superior
  • Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
  • Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE)
  • Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia
  • Instituto Superior de Engenharia do Porto


De seguida, vamos explorar os programas oferecidos por estas universidades para preparar os seus alunos e ajudá-los a atingir o seu potencial máximo.


1. Universidade de Lisboa – Instituto Superior Técnico

img-2


A Universidade de Lisboa é uma universidade de investigação pública fundada em 1290. Em 2013, o Instituto Superior Técnico de Lisboa fundiu-se com a Universidade de Lisboa. Este instituto público foi fundado em 1911 e é uma das escolas de Engenharia mais conceituadas do país.

Integra o CLUSTER (Consórcio que vincula universidades de ciências e tecnologias para educação e pesquisa) e a UNITE! Networks, juntamente com algumas das melhores escolas de Ciências e Tecnologias da Europa.


Programas de informática da Universidade de Lisboa – Instituto Superior Técnico:

  • Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores
  • Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
  • Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores
  • Mestrado em Segurança da Informação e Direito
  • Doutoramento em Engenharia Computacional


O que distingue esta universidade?

Os alunos de informática desta universidade têm acesso a cursos especializados e aos conhecimentos científicos e técnicos mais recentes. Os alunos de Engenharia Informática formaram um grupo académico que promove muitas atividades para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes. Algumas delas incluem workshops, estágios, conferências técnicas, atividades recreativas, entre outros eventos relacionados com os seus estudos. 


2. Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

img-4


O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (também conhecido como ISEL) foi estabelecido em 1852. Este instituto público tem uma grande importância no ensino, formação profissional, investigação e prestação de serviços públicos que vão ao encontro das necessidades da comunidade.


Programas de informática do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa:

  • Licenciatura em Engenharia Informática e Ciências da Computação
  • Licenciatura em Engenharia Informática e Multimédia
  • Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores
  • Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores
  • Mestrado em Engenharia Informática e Multimédia


O que distingue esta universidade?

Aqui os estudantes estabelecem relações próximas com os seus professores e recebem uma educação extremamente prática. O Departamento de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores (DEETC) da escola é conhecido por formar grandes especialistas na matéria. Os licenciados apresentam uma taxa de empregabilidade de cerca de 100%.


3. Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE)

img-6


O Instituto Universitário de Lisboa foi fundado em 1972. É uma universidade pública, mas de gestão privada, com cerca de 9000 alunos inscritos numa grande variedade de áreas de estudo, incluindo ciências empresariais, ciências sociais, tecnologia e arquitetura.

A vida no campus oferece uma tradição intelectual rica que envolve todos os tipos de benefícios educacionais, desde programas de mentoria até ao acesso à investigação de ponta. Apresenta também um ótimo ambiente multicultural: cerca de 20% dos alunos são internacionais, provenientes de 80 países diferentes.


Programas de informática no Instituto Universitário de Lisboa:

  • Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações
  • Licenciatura em Engenharia Informática
  • Mestrado em Engenharia Informática
  • Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática
  • Mestrado Integrado em Sistemas de Inteligência Empresarial
  • Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação


O que distingue esta universidade?

Os alunos de IT do Instituto Universitário de Lisboa integram o Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação. Este departamento está repleto de professores especializados que visam articular os seus cursos com as necessidades do mercado de trabalho e a política internacional atual. Isto resulta numa taxa de empregabilidade superior a 99% para os alunos licenciados.


4. Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia

img-8


A Universidade do Porto foi estabelecida em 1911. Engloba 14 escolas diferentes onde os estudantes têm acesso a uma educação muito rica em várias áreas de estudo. A Faculdade de Engenharia é uma dessas escolas. Foi fundada em 1926 e, desde então, tem dedicado os seus esforços ao ensino dos melhores programas de Engenharia.

Conta com mais de 7500 estudantes inscritos nos seus diversos programas, que são acreditados pela Ordem dos Engenheiros. Todos os programas são também reconhecidos pela Rede Europeia para a Acreditação da Educação em Engenharia (ENAEE).


Programas de informática na Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia:

  • Licenciatura em Engenharia Informática e Computação
  • Mestrado em Engenharia de Software
  • Mestrado em Engenharia Informática e Computação
  • Mestrado em Visão por Computador
  • Doutoramento em Ciências de Computação


O que distingue esta universidade?

Os alunos licenciados em informática nesta escola recebem a sua formação através da resolução de problemas do mundo real. Os professores são profissionais altamente formados na sua área que incentivam os seus alunos a aprender fazendo. Os alunos aprendem a gerir diferentes tipos de projetos de IT, proporcionando nada menos do que desempenhos de alta qualidade.


5. Instituto Superior de Engenharia do Porto

img-10


O Instituto Superior de Engenharia do Porto é uma escola pública estabelecida em 1852. É uma das escolas de engenharia mais antigas do país que oferece programas de graduação e pós-graduação em todos os campos da engenharia.


Programas de informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto:

  • Licenciatura em Engenharia Informática
  • Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática
  • Mestrado em Engenharia Informática
  • Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial


O que distingue esta universidade?

Os alunos de informática desta escola de engenharia formam-se com um alto nível de conhecimento prático. O lema da escola é “Saber fazer”, o que significa que dá prioridade ao ensino prático quando se trata de preparar os alunos para o mercado de trabalho.


As 5 melhores escolas de informática em Portugal: considerações finais


Para construir uma equipa técnica de sucesso, precisa de saber como procurar os melhores profissionais. Uma forma de o fazer é analisar a sua formação académica, nomeadamente as escolas que frequentaram e os programas em que se inscreveram.

As universidades portuguesas têm um importante destaque nos rankings europeus e globais, mas quando se trata de educar futuros programadores e outros profissionais de IT, algumas destacam-se. O recrutamento dos licenciados e mestres das melhores faculdades de IT garantirá a existência, na sua equipa, de profissionais com uma formação muito completa e com uma forte vertente prática.

Ainda assim, gostaríamos de realçar que nem todos os bons profissionais existentes no marcado se formaram nestas universidades, ou sequer tiverem formação superior, uma vez que existem muitas formas de aceder às profissões relacionadas com tecnologia.

Portanto, embora a formação académica seja definitivamente um parâmetro a considerar ao analisar currículos, certifique-se de que não está a colocar de parte potenciais trabalhadores só porque não têm um curso superior. No final de contas, o mais importante é garantir que contrata os trabalhadores certos para a sua equipa, com as competências técnicas e pessoais certas.

Esperamos que esta introdução aos melhores programas universitários de tecnologia no nosso país tenha sido útil. Mas, se ainda não sabe ao certo como contratar profissionais de informática, conte com a experiência da KWAN para o ajudar! Entre em contacto e vamos explorar juntos as necessidades da sua equipa técnica.