fbpx

Como Aumentar a Produtividade em Trabalho Híbrido?

Tira o máximo partido deste modelo de trabalho – melhora os teus resultados e aumenta o teu tempo livre – com as nossas dicas sobre como aumentar a produtividade em trabalho híbrido.


Trabalho Híbrido – o que é?


O trabalho híbrido consiste em trabalhar alguns dias no escritório e outros a partir de casa, ou em qualquer outro lugar de onde possas trabalhar remotamente. Este modelo permite que os colaboradores tenham um horário flexível e mais controlo sobre a forma como passam os seus dias.

Enquanto trabalhas a partir de casa, podes acordar um pouco mais tarde, cozinhar o teu almoço, e podes até trabalhar de pijama… mas com o passar do tempo também poderás começar a ter sentimentos de isolamento social, desconexão dos teus colegas de trabalho, e isto pode até levar-te a trabalhar mais horas do que costumavas, resultando na sensação de que o dia de trabalho não termina nunca!

No entanto, com o modelo de trabalho híbrido, consegues o melhor dos dois mundos!

Neste artigo, vamos dar-te algumas dicas acerca deste modelo de trabalho, como aumentar a produtividade em trabalho híbrido e assim desfrutar efetivamente dos seus muitos benefícios.


Como Aumentar a Produtividade em Trabalho Híbrido? Eis as Nossas 5 Dicas.


1. Recria a configuração do teu escritório em casa


Se estás a dividir o teu tempo entre escritório e casa, recriar a configuração do teu escritório em casa pode ajudar, e muito, a aumentar a produtividade em trabalho híbrido, pois reduz a necessidade de navegar entre diferentes espaços de trabalho a cada poucos dias, permitindo-te economizar tempo e energia para te concentrares apenas no teu trabalho.

Tenta replicar a configuração do teu escritório o máximo que puderes, desde o local onde guardas o material até ao que costumas ter em cima da secretária. Mesmo que não consigas espelhá-lo completamente, ter um layout semelhante vai facilitar a retoma do local onde estavas anteriormente durante a transição de casa para o escritório.


2. Certifica-te de que estás confortável


Os escritórios estão geralmente preparados para proporcionar conforto para as pessoas que trabalham muitas horas sentadas, por isso é natural que sintas diferenças quando trabalhas em casa, uma vez que a tua mesa, a forma como estás sentado, e mesmo as tuas ferramentas podem não ser as melhores para longas horas de trabalho.

Certifica-te que trabalhas a partir de uma mesa com a altura certa para manteres uma boa postura, com uma cadeira confortável e até mesmo um teclado e rato ergonómicos para suportar corretamente os teus pulsos e mãos. Uma vez que estás a trabalhar em casa, podes sempre vestir as tuas calças de treino favoritas e uns chinelos aconchegantes para máximo conforto e produtividade.


3. Faz a gestão do teu dia com blocos de tempo


É tentador desligar o despertador quando se está a trabalhar em casa, porque sentes que o facto de não teres de te preparar e sair de casa para ir trabalhar vai dar-te muito tempo para começar o dia, no entanto, pensar assim vai provavelmente fazer com que te atrases! Para evitar isto, tentas criar blocos de tempo que determinem especificamente quando é necessário arregaçar as mangas e ir trabalhar.


Podes desfrutar do tempo que geralmente gastas a deslocar-te entre a tua casa e o escritório em coisas que realmente gostas de fazer, como um hobby, um projeto, ou passar tempo com tua família e amigos. Para quem trabalha em regime híbrido e que goza de total liberdade no horário de trabalho quando trabalha a partir de casa, podes até planear o teu horário de trabalho de acordo com a hora do dia em que te sentes mais produtivo.

Existem muitas aplicações de time blocking que podem ajudar-te a aproveitar ao máximo o teu dia, ou podes tentar descobrir como gerir o teu tempo sozinho através de diferentes métodos como, por exemplo, a Técnica do Pomodoro.


4. Determina quando e onde executar tarefas específicas


Para alguns trabalhadores em regime híbrido, executar uma tarefa melhor ou de forma mais rápida dependerá de quando e de onde trabalham. Algumas pessoas podem gostar de fazer tarefas específicas a partir de casa, enquanto outras preferem fazê-las no escritório.


Perguntámos a dois programadores como preferem fazer o seu trabalho e estas foram as suas respostas:

Prefiro programar no escritório, onde posso facilmente contactar um colega se me sentir bloqueado. No que diz respeito a SCRUM ceremonies (como Sprint Reviews, Sprint Retrospectives, Sprint Planning, etc) prefiro fazê-las remotamente, através de uma chamada virtual. Acho-as mais eficientes do que as reuniões presenciais – Pedro Fonseca, Software Developer @ KWAN

O outro programador com quem falámos tem a opinião oposta.

Quando planeio reuniões (como Sprint Reviews e Sprint Retrospectives) porque são reuniões longas, prefiro fazê-las pessoalmente, ao contrário de programar, que prefiro fazer em casa porque há menos barulho, e assim consigo estar mais focado. – Gabriel Cunha, Software Developer @ InvoiceXpress.

Determinar onde e quando executas melhor determinadas tarefas irá ajudar-te a planear os teus dias de trabalho com antecedência e permite-te tirar o máximo partido do trabalho híbrido.


5. Planeia as visitas ao escritório com os teus colegas de trabalho


Se a tua empresa permite que os colaboradores escolham os dias em que vão ao escritório, talvez seja boa ideia coordenares os teus dias de trabalho no escritório com a tua equipa. Não só poderás estar com eles cara a cara, como também terás a oportunidade de fazer reuniões importantes ou outras tarefas de grupo nesses dias específicos.

Desfrutar da companhia dos teus colegas de trabalho vai fazer-te sentires-te reconectado, menos isolado socialmente, e vai dar-te um bom impulso no que diz respeito à produtividade.


Como Aumentar a Produtividade em Trabalho Híbrido? Considerações Finais


Esperamos que estas cinco dicas tenham ajudado a responder à questão de como aumentar a produtividade em trabalho híbrido!

Aplicando-as, vais ver que vais sentir-te menos isolado socialmente e menos sobrecarregado com o trabalho. Ao comprometeres-te com algumas mudanças como recriar a configuração do teu escritório, criar blocos de tempo para as horas de trabalho, e até mesmo planear visitas ao escritório com os teus colegas de trabalho, tornar-te-ás mais produtivo e conseguirás tirar o máximo partido do trabalho híbrido.

Se procuras um novo desafio profissional, na KWAN encontrarás flexibilidade para escolher um projeto que se adapte à tua formação, experiência e gosto pessoal.

O que inclui o modelo de trabalho (presencial, remoto ou híbrido!) com o qual te sintas mais confortável.

Preenche o formulário, fala connosco, e diz-nos de que forma te sentes mais produtivo e realizado no trabalho!