go to the pt version

Já pensou em trabalhar fora do país? É um desejo muito comum entre os profissionais de TI brasileiros e a boa notícia é que nós temos muito a acrescentar às equipes multidisciplinares cada vez mais requisitadas no mercado.

Vou contar um pouco da minha trajetória de migração do Brasil para Portugal e algumas dicas e curiosidades das nossas diferenças e afinidades culturais!

img-1

Por mais que seja um grande desejo, o plano de uma vida, que você seja a Marie Kondo da organização financeira e emocional, a vida real nem sempre sai como o planejado.

Assim como a Flávia Magalhães no artigo “Muitas startups brasileiras estão indo para Portugal. Eu também devo ir?“, eu também fui motivada pela experiência de viver em um outro país e pela insatisfação com a crise política e sanitária no Brasil.

No meu caso, fui para Lisboa ainda trabalhando como freelancer, com a cara e com a coragem (no meio de uma pandemia). Enquanto ainda estava no Brasil, já estudava o mercado e buscava vagas de trabalho na Europa.

Essa é uma primeira dica: não espere chegar no destino, tenha curiosidade e pesquise tudo online, converse com as pessoas da área, amigos. Vá preparando o terreno!

Ao chegar no país, ter um número local facilita bastante. Em Portugal, especificamente, o contato das empresas de recrutamento é feito por telefone. As empresas de consultoria são muito fortes no mercado por aqui e, provavelmente, você entrará para o mercado local através de alguma delas. Eu recomendo fortemente a KWAN!

img-3

Portugal se tornou um destino popular para estrangeiros em geral. Embora sempre tenha sido um destino popular para brasileiros, muitos europeus também buscam viver no país nos últimos anos com a expansão da área de tecnologia e inovação. 

Em especial a capital, Lisboa.

img-5

A popularidade de Portugal para nós brasileiros está na semelhança da língua, da cultura, da gastronomia e além de ser um o país com ótima qualidade de vida. A mudança política e os altos índices de criminalidade no Brasil também levaram muitas pessoas a estabelecer uma nova vida no exterior nos últimos anos.

Inglês (e o Português!)

Mesmo que muitos brasileiros optem por Portugal pela facilidade do idioma, quem busca vagas na área de tecnologia precisa estar atento ao nível de inglês. É a língua comum usada nas empresas internacionais e mesmo nas portuguesas, e com o grande crescimento do trabalho remoto, é necessário ter o inglês fluente. E nunca é demais um terceiro idioma como espanhol, italiano ou francês.

Ainda que falemos o português, há algumas diferenças e é preciso habituar o ouvido ao ritmo e sotaque lusitano. Encontre podcasts, músicas, programas de tv e séries portuguesas para se habituar antes de chegar. Há grandes diferenças entre termos técnicos específicos de cada área, você logo se acostuma, mas é possível participar de meetups locais online e assistir palestras de conteúdo mais focado no seu tema.

Preparação

Você precisará de recursos financeiros para se mudar. Especialistas dizem que é recomendável que sua reserva financeira possa cobrir os seus custos por um período de seis meses após a chegada a Portugal. E calcule sempre uma margem a mais já que a instabilidade política no Brasil ultimamente faz a cotação do euro ir até Marte! 

img-7