Desde usar um teclado ergonómico a dicas sobre organização, beneficia dos nossos conselhos e começa a aplicá-los no teu dia a dia de trabalho.
Ao trabalhar na indústria tecnológica, muitos de nós passam a maioria do tempo sentados numa secretária, em frente a um ecrã de computador, numa postura pouco correta – provavelmente como tu estás neste momento, certo?

Não é de admirar que a ciência por detrás da “ergonomia” se tenha tornado cada vez mais popular. Preocupada principalmente com o ‘ajuste’ entre as pessoas e o seu trabalho, coloca-as em primeiro lugar e tem em conta as suas capacidades individuais. Antes de mais, a ergonomia no trabalho visa assegurar que as tarefas, o equipamento, a informação e o ambiente sejam moldados para se adaptarem a cada trabalhador, garantindo que possam trabalhar o melhor possível, reduzindo a propensão a acidentes, lesões e doenças, bem como melhorar o desempenho e a produtividade.
Reunimos este guia para te apresentar as diferentes dimensões da ergonomia, e como podes adaptar e moldar, da melhor forma, o dia de trabalho à tua pessoa. Ao pores em prática as dicas deste guia, irás sentir-te mais feliz, menos stressado, e mais produtivo!
Mas antes de passarmos ao que realmente interessa, vamos primeiro definir ergonomia. Do grego ergonomia (trabalho) e nómos (lei), ergonomia é o estudo das interações entre a atividade humana e os componentes desta atividade, tais como tarefas, ferramentas, métodos e ambientes de trabalho, a fim de criar sistemas que permitam às pessoas trabalhar em condições ótimas de eficiência, conforto e segurança. Aproveitando os recursos de numerosas disciplinas relacionadas com o ser humano, tais como fisiologia, psicologia, medicina, sociologia, antropologia, economia e engenharia, entre outras, a ergonomia designa o estado que resulta de todas as características dos sistemas melhorados.
Ergonomia Física

Há muitos aspetos físicos a considerar quando se trata de organizar a configuração do teu espaço de trabalho, incluindo posicionares o teu equipamento à tua altura, linha ocular, ângulo e distância corretos. Hoje em dia, vêem-se inúmeras melhorias no que toca à postura, à configuração dos postos de trabalho, e à saúde em geral. A clássica mesa de escritório e cadeira giratória de plástico são coisas do passado! Não só as empresas de tecnologia, mas as empresas de uma forma geral, estão a incorporar cada vez mais secretárias de pé, suportes ajustáveis para portáteis e cadeiras adaptáveis nos seus escritórios, um pouco por todo o mundo.
Aspetos a considerar ao montares o teu espaço de trabalho:
Usabilidade do equipamento
Certifica-te de que tens as ferramentas digitais e o software de trabalho adequados. Software obsoleto ou lento leva à frustração e reduz a produtividade. A ergonomia relaciona-se com a usabilidade logo, quando se trata da tecnologia que usas, assegura-te de que é a mais adequada para ti. Verifica também se a tua ligação wifi é boa. E se preferes trabalhar num iPad ou tablet, em vez de num computador, aposta nisso e não te preocupes com o que outras pessoas à tua volta possam dizer ou fazer!
Níveis de Ruído
Onde quer que te encontres – seja em casa, no escritório, ou num espaço de coworking – tem sempre em mente que o ruído em redor do teu ambiente pode estar sujeito a alterações. Se és uma pessoa que trabalha melhor num ambiente silencioso, encontra então um espaço tranquilo onde saibas que podes trabalhar sem distrações. Uns fones isoladores de ruído podem vir a ser muito útil para alguém que muda de local de trabalho com muita frequência. Fones também são essenciais se trabalhas melhor com música!
Intensidade do ecrã
O brilho do computador e de outros ecrãs podem causar tensão nos olhos. Os filtros de ecrã podem ajudar a resolver este problema em ambientes onde o encandeamento não pode ser facilmente controlado. Filtros de ecrã anti brilho estão disponíveis para compra online a preços bastante acessíveis.
Embora possa vir a ser muito útil investires em equipamento ergonómico quando trabalhas a partir de casa, tal como uma cadeira de trabalho ergonómica ou um teclado ergonómico, há também outras medidas que podes tomar para melhorar o teu espaço de trabalho atual e, consequentemente, melhorares o teu desempenho e gerires o stress, sem teres que gastar um cêntimo:
Boa Postura
Não é segredo que ter as costas tortas enquanto se trabalha ao computador pode causar dores, ou até mesmo lesões a longo prazo. No entanto, o que é menos conhecido, é que investigações têm mostrado como a postura também pode afetar a forma como nos sentimos, pensamos e nos comportamos. Manter uma boa postura para te sentares, para quando estás de pé, ou quando cumprimentas as pessoas, transmitirá uma imagem de confiança e fará com que tu próprio te sintas mais confiante e alerta. Por isso, da próxima vez que estiveres todo torto ao pc, lembra-te disto e verifica que te sentas direito e com os ombros para trás – e vais ver que te sentes logo melhor!
Qualidade do Ar
Pensa no ar que te rodeia. Está quente e abafado, fresco, ou poluído? A baixa humidade pode causar secura nos olhos e na garganta, enquanto que a elevada humidade pode aumentar a transpiração. Que tal sugerires na tua empresa que seja instalado um sistema de purificação de forma a melhorar a qualidade do ar? Se estiveres a trabalhar a partir de casa, investires num mini humidificador ou difusor de aroma manterá o teu espaço fresco, proporcionando uma atmosfera calma e tranquila.
Temperatura
A temperatura pode ser uma questão controversa num escritório, pois todos nós temos preferências diferentes. Demasiado quente perdemos a concentração, demasiado frio e ficamos com os membros rígidos. Felizmente, se fores um trabalhador remoto, podes resolver facilmente este problema. Se trabalhas a partir do escritório da tua empresa, tenta que a localização jogue a teu favor. Se gostas de ar fresco, pede para estar sentado perto de uma janela; se fores uma pessoa friorenta, pede para ficar perto de um radiador.
Iluminação
Um espaço de trabalho demasiado claro ou demasiado escuro pode causar tensão nos olhos. Considera cuidadosamente o tipo e o posicionamento das luzes à tua volta. Tens acesso a luz natural, ou a iluminação do escritório está demasiado intensa? Todas estas coisinhas, que normalmente não são consideradas, contribuem para melhorar o teu dia de trabalho!
Ergonomia Cognitiva

Agora que o teu espaço de trabalho está pronto, certifica-te de que lidas com os restantes aspetos que dizem respeito à ergonomia no trabalho: as componentes mentais, intelectuais e psicológicas envolvidas no teu dia a dia profissional. Experimenta as dicas que mencionamos abaixo para te concentrares no aumento da tua produtividade e bem-estar, melhorando assim o teu desempenho, a tomada de decisões e a gestão dos níveis de stress.
Saúde
Assegura-te de que te encontras em boas condições físicas ao teres hábitos alimentares e nutricionais saudáveis. Isto irá aumentar os níveis de bem-estar e energia, bem como as emoções e a capacidade de concentração. Apesar das exigências e prazos inesperados que inevitavelmente aparecem durante a tua semana de trabalho, é essencial que tenhas em conta se as tuas necessidades corporais básicas estão a ser satisfeitas. Tenta comer refeições leves ao longo do dia em vez de refeições grandes, ou até fazer jejum intermitente. Estes tipos de práticas dão um descanso ao teu sistema digestivo, ajudando-te a restaurares a tua energia e condição física, de modo a conseguires ser mais produtivo.
Dormir
Dorme o suficiente. Embora a hora exata seja diferente para cada indivíduo, tenta descobrir o que funciona melhor para ti, e mantém-te fiel a uma rotina noturna consistente. Ao ires para a cama a uma hora designada e teres pelo menos 7 horas de sono de qualidade por noite, isso ajudar-te-á a repor os teus níveis de energia para o dia seguinte!
Mindfulness
O mindfulness é fundamental para assegurares uma atitude proativa. Está atento às tuas emoções e tenta geri-las da forma mais eficaz possível. A tua mente e as tuas emoções ainda estarão presentes enquanto trabalhas, portanto tenta abstraíres-te delas idealmente antes de ires trabalhar. Se não conseguires, existem várias técnicas respiratórias e exercícios meditativos que te permitem aprender a controlar as tuas próprias emoções. Uma sessão de yoga matinal ou meditares assim que acordas, durante 5-10 minutos, são pequenas coisas que te podem ajudar a regular o teu humor e a começar o longo dia de trabalho com o pé direito.
Encontra o teu propósito
Como profissional na área da tecnologia, o facto de trabalhares em projetos que te façam feliz e que te deem um propósito, pode trazer muitos benefícios. Atividades que tenham um objetivo definido estão ligadas a um maior bem-estar pessoal e a uma maior satisfação, felicidade e empenho no trabalho. Ao estares envolvido profissionalmente em algo significativo e relevante, isso poderá levar-te a um maior desempenho, trabalho de equipa, e a uma participação social mais positiva no local de trabalho em geral. Se programar das 9h às 18h não te faz sentir realizado, porque não utilizas o teu tempo livre para realizares atividades que o façam, tais como desporto ou voluntariado? Podemos garantir-te que te sentirás mais enérgico no dia seguinte! Ou, se já estás a fazer isso e não está a funcionar, fala connosco. O teu trabalho de sonho pode estar mais próximo do que pensas.
Movimentação regular
A chave para aumentar a produtividade e bem-estar no trabalho é encontrares o equilíbrio perfeito entre estar de pé, sentado e em movimento ao longo do dia. Podes dividir o dia de trabalho em partes de meia hora, passando 20 minutos sentado, 8 minutos em pé, e 2 minutos em movimento ou a alongar. Outra opção é reservares algum tempo para fazer exercício físico antes do trabalho ou durante a hora de almoço… O equilíbrio está mesmo em descobrires o que funciona melhor para ti.
Ergonomia Organizacional

Por último, procura questões mais estruturais dos sistemas de trabalho estabelecidos, tais como a organização dos processos e regulamentos operacionais: horários, férias, presença física, trabalho à distância, etc. Sentes-te confortável e produtivo a trabalhar de acordo com esses modelos e a seguir estas regras? Garante que as exigências do trabalho são o equilíbrio certo para garantires a gestão eficaz das tuas tarefas.
Define pausas regulares
Programa pausas e tempo de descanso para limpares a tua cabeça e refrescares as ideias. Ao fazeres intervalos entre as tuas tarefas, conseguirás melhorar a tua concentração e produtividade quando voltares novamente ao trabalho.
Publicámos um artigo especialmente sobre isso: Pausas em Trabalho Remoto: Porquê, Quando e Como, dá uma vista de olhos e descobre quais os tempos de trabalho e pausas de resultam melhor para ti!
Tirar este tempo para ti é vital para evitares aquela sonolência em que muitos de nós parecem encontrarem-se quando a hora do almoço termina.
Gerir os prazos
Certifica-te de que os teus prazos de entrega são distribuídos de modo a poderes gerir eficazmente o teu dia de trabalho de uma forma proativa e com pouco ou nenhum stress. Se estás com dificuldade em gerir todas as tarefas, ou talvez sintas que te foi dado demasiado trabalho para fazer num curto espaço de tempo, vale sempre a pena falares com o teu gestor (ou com o teu People Manager, se trabalhas na KWAN!).
Ergonomia no Trabalho: Considerações Finais
Esperamos que este artigo tenha sido útil e que te leve a considerar a incorporação de aspetos relativos à ergonomia no trabalho na tua rotina diária. Quer comeces com um pequeno passeio na hora do almoço, ou decidas investir num espaço de trabalho totalmente renovado, podemos prometer-te que qualquer coisa na lista acima te ajudará a sentires-te um pouco melhor no teu dia a dia profissional.
No entanto, se nada disto ajudar e decidires que está na altura de mudar de vida, estamos aqui para ti! Informa-te sobre as ofertas de emprego mais interessantes na KWAN, preenchendo o formulário e falando connosco.