IT Soft Skills Que Te Vão Ajudar a Ser um Profissional de Topo

Quando falamos de uma carreira em tecnologia, as competências interpessoais para profissionais de IT (ou IT soft skills) podem ser tão importantes quanto as competências técnicas. Descobre já quais as mais importantes.

Iniciar uma carreira na indústria tecnológica requer um conjunto específico de competências técnicas. Na verdade, qualquer profissional de IT precisa de possuir vários conhecimento e experiência com uma variedade de ferramentas que o ajudarão a completar as suas tarefas com sucesso.

No entanto, ter as IT soft skills certas pode ser decisivo na evolução da tua carreira. Estas determinam até que ponto és capaz de trabalhar bem em equipa, comunicar com potenciais clientes, gerir o teu tempo e projetos, e muito mais.

As IT soft skills certas vão distinguir-te de outros profissionais, por isso apresentamos-te de seguida as competências interpessoais que todos os profissionais de IT devem ter.


Comunicação e Colaboração

img-2


Todos os profissionais de IT devem possuir um bom conjunto de competências técnicas em que se apoiar, no entanto, o seu trabalho é quase sempre uma pequena contribuição para um projeto que está a ser desenvolvido por toda uma equipa. Saber como colaborar corretamente, comunicar e partilhar com os outros garantirá qualidade e um bom ambiente de trabalho.

As competências de comunicação escrita e verbal estão entre as competências mais importantes para profissionais de IT, uma vez que no teu dia a dia, estás constantemente em contacto com colegas e supervisores enquanto resolves problemas e abordas diferentes projetos.

Marta Jasinska, diretora de tecnologia da MOO.com, explica a importância da comunicação num ambiente de trabalho tecnológico:

Lidamos com problemas bastante complexos no nosso dia, mas poder explicá-los de formas não tecnológica é decisivo. Esta é uma competência que te vai abrir portas, facilitar-te a vida e, em última análise, permitir-te posicionar a tecnologia como algo que é fundamental para o sucesso de qualquer organização.” – Marta Jasinska, CTO da MOO.com


Gestão de Tempo

img-4


A gestão de tempo é outra IT soft skill muito importante.

Pelo menos se desejares o sucesso da tua equipa!

Sem uma boa gestão de tempo, as tuas tarefas podem ficar atrasadas, ser feitas incorretamente, ou mesmo ficar esquecidas, especialmente se estiveres a trabalhar em mais do que um projeto de cada vez.

Quando uma equipa está a trabalhar num projeto, esse projeto pode correr mal muito rapidamente se uma pessoa falhar um prazo. Como resultado, toda a equipa pode enfrentar consequências por parte da administração simplesmente porque uma pessoa não foi capaz de gerir o seu tempo de forma eficiente.” – Christoper Navalta, gestor de relações públicas da Check Point Software Technologies.

Investindo nas tuas competências de gestão de tempo, não só poderás garantir que não pões em risco o trabalho da tua equipa, como também poderás organizar melhor a tua vida, evitando ficar afogado em trabalho. Dedica algum tempo para priorizar tarefas, agendar reuniões, consultar e-mails e organizar os teus projetos – desta forma poderás completar mais trabalho, mantendo também os teus níveis de stress ao mínimo.


Pensamento Crítico

img-6


A capacidade de pensar criticamente vai ajudar-te a avaliar um problema e a encontrar uma solução produtiva para o mesmo. Este tipo de flexibilidade também te prepara para encontrares soluções que possam ser diferentes do “normal”.

“Pensar em pensar”, é como Kacper Brzozowski, fundador técnico da Zety descreve esta IT soft skill.

Pensar em pensar é a capacidade de refletir de forma organizada e racional para compreender as ligações entre ideias e factos. Permite que os profissionais tomem decisões racionais que muitas vezes afetam o bem-estar de projetos mais significativos.” – Kacper Brzozowski, fundador técnico da Zety.


Empatia

img-8


Pode parecer estranho a empatia ser uma competência valorizada num emprego tecnológico, mas é incrivelmente útil, em mais do que uma forma. Como profissional de IT, é útil conseguires colocar-te no lugar de um cliente, utilizador e dos teus próprios colegas.

Trabalhar em IT significa criar tecnologia que terá impacto na vida de outras pessoas e é exatamente aí que ser empático tem muita utilidade. Esta IT soft skill vai permitir-te entender melhor o que os utilizadores finais precisam no seu dia a dia e como o teu trabalho pode melhorá-los. Também serás capaz de identificar pontos de tensão entre utilizadores e software e descobrir formas eficazes de resolver os problemas.

Esta IT soft skill não só te fará colocar mais consideração e cuidado no seu trabalho, mas também te ajudará a construir relações fortes com os teus colegas e melhorar o teu trabalho de equipa.

Conhecermo-nos leva à empatia, a empatia leva à confiança, e a confiança permite que as equipas se envolvam, desenvolvam, riam e discutam ideias num ambiente seguro para desenvolverem soluções. O resultado é maior eficiência e eficácia”- Barry Moline, autor do livro “Connect! Como colaborar rapidamente para o sucesso nos negócios e na vida”.


Curiosidade e Capacidade de Aprender

img-10


A tecnologia está em constante evolução, por isso, como profissional de IT, terás de acompanhar as novidades para conseguir evoluir na tua carreira. Ter uma curiosidade natural e a capacidade de aprendizagem ajudará a manter-te atualizado, motivado e inspirará a tua criatividade, empurrando-te na direção da inovação.

O Senior Azure Product Marketing Manager da Microsoft, Jean Blatchford, considera que “a qualidade mais importante para os novos colaboradores se destacarem, ao entrar na área da tecnologia, é a curiosidade”.

Para te manteres à frente da curva e seres dos melhores liderar da área, tens de te sentir confortável com a mudança, adaptando-te à concorrência e aprendendo novas competências e comportamentos. A verdadeira curiosidade demonstra a paixão, a ponderação e o engenho necessários para aprenderes e adaptar-te a um ambiente em constante mudança muito mais do que algumas das competências convencionais que poderás ter aprendido na escola” – Jean Blatchford, Senior Azure Product Marketing Manager.


Perseverança

img-12


Os programadores (e outros profissionais de IT) enfrentam constantemente problemas e tarefas desafiantes. Na maior parte das vezes, o seu sucesso vem da perseverança e do facto de não desistirem até encontrarem a solução certa para os seus problemas.

Este compromisso com o teu trabalho vai permitir-te superar todos os obstáculos que são colocados no teu caminho. Novas ferramentas, desafios difíceis e grandes quantidades de trabalho nunca te deixarão sobrecarregado, e vais sempre ser capaz de colher as recompensas de um trabalho bem feito. Além disso, ter esta IT soft skill pode não só ajudar-te a ti mas também levar-te a conseguir motivar os teus colegas quando a moral destes estiver mais em baixo.


Criatividade

img-14


A criatividade pode não constar muitas vezes dos requisitos essenciais de uma vaga de emprego em IT – por isso mesmo, pode ser aquilo que distingue um profissional de topo de um profissional regular. A criatividade é o que leva as equipas técnicas a desenvolverem produtos inovadores e a terem ideias revolucionárias. Permite que os profissionais de IT tenham ideias para melhorar a tecnologia existente e ajudem os colegas de equipa a encontrar soluções “fora da caixa” para os seus problemas.

Esta competência interpessoal mantém os profissionais da tecnologia na vanguarda da inovação, permitindo que as equipas antecipem problemas e necessidades tecnológicas e forneçam soluções rápidas e criativas para cada novo desafio. Trabalhar na tua criatividade e praticá-la no teu local de trabalho vai permitir-te criar novas oportunidades e fazer avançar a tua carreira em IT.


IT Soft Skills Que Te Vão Ajudar a Ser um Profissional de Topo: Considerações Finais


Para teres sucesso como profissional de IT, precisas de possuir não apenas competências técnicas, mas também as competências interpessoais essenciais ao mundo tecnológico – também conhecidas por IT soft skills. As competências técnicas vão garantir que consegues desempenhar o teu trabalho, enquanto as soft skills determinarão o quão bem trabalhas numa equipa, como geres e organizas o teu fluxo de trabalho, e quão rápido e inspirado és quando se trata de encontrar novas soluções para novos desafios tecnológicos.

Trabalhar neste conjunto de soft skills vai fazer-te sentir realizado no trabalho e desfrutar do que fazes, enquanto te destacas dos outros profissionais e abres novas portas e possibilidades para o teu futuro na indústria tecnológica.

Não será de um dia para o outro, mas se continuares a trabalhar nas tuas competências, eventualmente começarás a sentir algo diferente. Estás mais confiante. És mais social. As pessoas veem pedir-te conselhos. O teu chefe reparou e os teus colegas também.

É impressão nossa ou estás a começar a tua evolução de um simples programador para um programador de topo? ????‍♂