Estabelecer a sua equipa técnica em nearshore, a partir de Portugal, é uma excelente forma de encontrar profissionais hábeis, dedicados e com experiência, que o ajudarão a fazer crescer o seu negócio.
Existem inúmeros motivos pelos quais Portugal é um país excelente para tirar férias, viver, fazer negócios… mas já considerou estabelecer uma equipa técnica numa cidade portuguesa? Portugal é uma excelente escolha para startups e empresas tecnológicas que queiram estabelecer a sua equipa técnica em nearshore e, neste artigo, vamos dar-lhe 10 motivos para isso.
Mas comecemos por clarificar os conceitos.
Quando uma empresa recorre a serviços de outsourcing, pode escolher um de três modelos, dependendo da sua localização: onshoring, offshoring e nearshoring. A maior diferença entre estes três modelos é a distância entre quem fornece o serviço de outsourcing e o cliente.
Onshoring implica contratar serviços dentro do mesmo país. Offshoring liga clientes e profissionais de empresas localizadas em áreas completamente separadas. Nearshoring é uma opção de outsourcing em que clientes e trabalhadores se encontram em fusos horários semelhantes e países vizinhos.
Algumas das vantagens de nearshoring incluem uma melhor comunicação entre equipas, custos reduzidos, e facilidade em visitas locais, quando necessário. Neste artigo, vamos abordar 10 motivos para escolher Portugal para estabelecer a sua equipa de IT em nearshore.
10 Motivos Para Escolher Portugal Para Estabelecer a Sua Equipa Técnica em Nearshore
1. Profissionais muito competentes
Portugal tem profissionais altamente especializados, motivados e experientes. Com bons estudos universitários, os profissionais de IT portuguesas são muito qualificados e conseguem adaptar-se a qualquer situação. Isto deve-se, em parte, ao facto de Portugal ter 6 universidades tech incluídas no Top 500 Mundial.
No Ranking de Talento Mundial de 2021, Portugal ficou em 26º lugar quando avaliado em categorias como investimento, desenvolvimento e prontidão. Comparando com outros países, Portugal obteve uma classificação superior às da França, Espanha e Japão.
Este país à beira-mar plantado – já dizia o poema – pode ser pequeno, mas está repleto de talento em todos os cantos: estima-se que Portugal tenha 9 programadores por cada 1000 habitantes.
2. Localização de excelência
Sim, Portugal é um destino incrível para férias, mas não é só isso que a sua localização tem para oferecer. Para além do clima bom e praias maravilhosas, Portugal partilha um fuso horário com a Irlanda e Londres – mercados globais de extrema importância.
Estamos apenas a uma hora de outros países europeus como a Alemanha, França e a Holanda. Portugal é também o país europeu mais próximo dos EUA, com ligações diretas para São Francisco, Nova Iorque, e Boston.
Esta localização primorosa é uma grande vantagem, pois facilita o trabalho em equipa e a comunicação entre clientes e as suas equipas técnicas.
3. Rates que o seu negócio consegue pagar
Certamente já considerou o custo que montar uma equipa técnica vai representar para a sua empresa…
Considerando a relação rate/benefício, montar a sua equipa técnica em Portugal poderá ser uma vantagem também a nível económico. Para além de profissionais talentosos, estará a adicionar à sua equipa profissionais comunicativos, um fuso horário estratégico… e tudo isto a rates acessíveis.
De acordo com o PayScale, o salário médio de um programador de software em Portugal é de 20 282€, por ano. Este valor é muito acessível em comparação com o que outros profissionais desta área de outros países europeus cobram, em média, por ano.
4. Boas infraestruturas
Em 2018, Portugal ficou em 19º/138 no que diz respeito à qualidade de infraestruturas, no Relatório do Índice de Competitividade Global. Isto é uma medida direta da qualidade das estradas, telecomunicações, e acesso à internet que o país tem para oferecer. Portugal tem, também, uma das melhores velocidades de internet da Europa.
Portugal é líder no que respeita ao acesso a tecnologia de fibra, na Europa. Praticamente 90% do território português está coberto.
5. Excelente nível de inglês
Os portugueses têm um talento especial para aprenderem línguas novas e se adaptarem a elas. Dito isto, não é uma surpresa que Portugal seja um dos países com maior proficiência em inglês no mundo.
Isto significa que as empresas não terão qualquer dificuldade em encontrar profissionais com habilidades linguísticas fortes. Montar a sua equipa em nearshore, a partir de Portugal garante que as suas equipas internacionais consigam comunicar sem quaisquer problemas.
6. Estabilidade social e política
Portugal é o 6º país mais pacífico no mundo e, nos tempos que correm, nada é mais valioso que a paz. Este ranking é também um bom ponto de partida para prever o futuro económico do país.
Ao longo dos anos, Portugal tornou-se num símbolo de recuperação. O Produto Interno Bruto (PIB) continua a aumentar e tem havido um aumento estável do mercado de trabalho.
7. Aluguer de escritórios a preços acessíveis
Já vimos que é possível recrutar talento português a preços competitivos, mas não só, alugar um escritório em Portugal é também bastante acessível. Aqui, a sua empresa pode começar logo a poupar na renda de escritório.
Caso não queira arrendar um espaço inteiro para a sua equipa técnica, pode também experimentar alguns dos espaços de coworking que se encontram espalhados pelo país. Se escolher Portugal para estabelecer a sua equipa em nearshore, facilmente encontrará espaços a preços acessíveis e um pouco por todo o país, incluindo as ilhas.
8. Pouca burocracia
Se está farto de burocracia, não se preocupe, começar a trabalhar com uma equipa técnica a partir de Portugal não é um processo que exija muita papelada.
A maioria das licenças e documentação necessária pode ser requerida online. Se procura abrir um negócio em Portugal, apenas terá de esperar três dias para que o seu registo fique completo. Se quer fugir da burocracia, Portugal é portanto uma boa aposta.
9. Benefícios governamentais para empresas
O governo português está preparado para ajudar novas empresas através de diversos incentivos. Um deles, por exemplo, é que novas empresas não têm de pagar impostos durante o seu primeiro ano de funcionamento. Esta é outra grande vantagem de escolher Portugal para montar a sua equipa em nearshore.
10. Mentalidade e cultura de trabalho
Os portugueses são extremamente sociais, adaptáveis e amigáveis. Estamos sempre prontos para ter contacto e adotar novas culturas, da mesma forma que introduzimos recém-chegados à nossa. Isto é algo que as empresas que queiram recorrer a nearshoring devem considerar.
No que diz respeito a cultura de trabalho, os portugueses destacam-se por serem trabalhadores e coletivistas. Este traço cultural significa que as pessoas cuidam umas dos outros, trabalham em conjunto para obter melhores resultados e têm um grande espírito de equipa.
Nearshore Portugal: 10 Motivos Para Escolher Este País Para Estabelecer a Sua Equipa Técnica em Nearshore – Considerações Finais
Como poderá concluir da leitura desta artigo, Portugal é um dos melhores países a considerar para estabelecer equipas técnicas em nearshore. Este país está cheio de talento tencológico que é extremamente hábil – tanto a nível de hard e soft skills. Aqui poderá encontrar profissionais incríveis e uma localização estratégica a valores muito acessíveis.
Os portugueses investem muito em formação superior, são bons a aprender novas línguas e especialmente proficientes em inglês. É por isto que grandes empresas como a Cisco, Google, Microsoft e Nokia já têm operações bem-sucedidas em nearshore a partir de Portugal.
Para que consiga igualmente estabelecer a sua equipa técnica em Portugal, pode contar com o conhecimento e a experiência da KWAN e assim alcançar os melhores resultados para a sua empresa com o menor esforço possível.
Fale connosco e vamos começar a avaliar as necessidades do seu projeto!