Nunca houve tanta falta de profissionais de IT em Portugal e, ao mesmo tempo, nunca foi tão fácil para estes aceder a oportunidades de trabalho remoto no estrangeiro com uma remuneração superior.
Então, que estratégias poderão ser utilizadas de forma a conseguir competir com os salários pagos lá fora?
Na KWAN sempre tentámos diferenciar-nos da concorrência pela valorização dos nossos recursos humanos: tratando estes profissionais como pessoas que têm sonhos e ambições e não somente como alguém com potencial para preencher uma vaga.
A experiência diz-nos que fazer corresponder o projeto certo à pessoa certa, respeitando aquilo que esta está à procura, faz a diferença, porque o profissional vai obter melhores resultados e durante mais tempo.
No sentido de valorizar ainda mais os nossos recursos humanos, não só no momento da contratação, mas ao longo de toda a employee journey, criámos em 2021 um departamento ao qual chamámos de People Management, constituído pelos People Managers.
People Managers: a estratégia de coaching da KWAN
O People Manager é um profissional dedicado ao acompanhamento dos profissionais da KWAN durante todo o seu ciclo na empresa, garantindo o seu bem estar e desenvolvimento pessoal e profissional, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência nos seus respetivos projetos e na KWAN.
É um guia, um career coach, um gestor de emoções e muitas vezes um confidente, que está presente em todos os momentos profissionais, assim como pessoais, dando o seu melhor e oferecendo todo o suporte necessário para a partilha das emoções que são vividas.
O People Manager é ainda responsável por identificar possíveis oportunidades para acrescentar valor à employee journey dos profissionais da KWAN, elaborando um plano de formação totalmente personalizado àquilo que são as motivações e expectativas do profissional e do projeto onde está inserido.
A relação e a confiança desenvolvidos entre o People Manager e o profissional com quem este trabalha, o KWANer, levam a que se alcance um dos grandes objetivos desta estratégia: reduzir o número de saídas e prolongar a employee journey dos colaboradores.
Como avaliam os KWANers o trabalho desenvolvido pelos People Managers?
{“id”:”set-15″,”enabled”:true,”values”:{“type”:”image”,”image”:[“main::blog/2022-10-24-qual-o-impacto-de-um-people-manager-num-profissional-de-it/ea591ee0-dd00-11ec-9d5a-de1894eb480d.avif”]}}
Jorge Becho – People Manager e Pedro Fonseca – KWANer e Front End Developer
No início do ano de 2022, a área de People Management elaborou um questionário de satisfação a todos os seus colaboradores, avaliando a sua satisfação em questões como: cultura da KWAN, condições laborais, função e tech stack que tem no projeto, projeto em si, relação com a chefia e equipa, o seu People Manager, qualidade dos momentos com o People Manager e progressão de carreira.
Os resultados obtidos não deixam margem para dúvidas: 98% de satisfação.
Na prática, quais os resultados obtidos até agora?
O acompanhamento e a dedicação dos People Mangers relativamente aos KWANers já se reflete nos resultados da KWAN: comparando o número de saídas na altura da implementação desta estratégia, no 2º trimestre de 2021, com o 2º trimestre deste ano, conseguimos reduzir o número de saídas em 30%.
Estes resultados permitem-nos concluir que uma estratégia de valorização das pessoas é o caminho certo. E sim, o salário faz a diferença… mas a satisfação de um colaborador depende de muito mais do que isso!
Como aplicar esta estratégia na sua empresa?
Escolhendo a KWAN como o seu parceiro de outsourcing, está a garantir que os seus colaboradores recebem acompanhamento personalizado, de acordo com os seus objetivos profissionais e nos momentos em que estes mais precisam – seja por questões profissionais ou mesmo pessoais.
Desta forma, o colaborador consegue focar-se a 100% no seu trabalho, sabendo que qualquer problema que tenha, pode contar com o seu People Manager.
Contacte-nos e vamos começar a avaliar juntos as necessidades da sua equipa técnica!