O Que Procurar num Tech Lead: 6 Características Essenciais

Escolher um Tech Lead é uma decisão importante e difícil, afinal, é um ponto chave para o sucesso de uma equipa e de um projeto.

À semelhança do artigo em que falámos sobre a contratação de juniores, este artigo visa fazer uma reflexão sobre a contratação de um Tech Lead.

Nesse sentido, começámos por perguntar ao Hugo Fernandes, Head of Product na RUPEAL e à Fernanda Morais, Talent Acquisition Lead na KWAN, o que consideram ser importante na hora de recrutar um Tech Lead.

Na contratação de um Tech Lead, o fator humano é crucial. Da mesma forma que uma pessoa revela muito de si pela maneira como trata um empregado de restaurante, um Tech Lead diz muito de si pela maneira como lida com os juniores. Vai fazê-los crescer ou vai-se fazer crescer? Vai partilhar ou vai mostrar? Quando penso numa equipa como um todo, estes pontos têm tanta importância quanto as skills técnicas.”

Hugo Fernandes, Head of Product -  RUPEAL

Muitas vezes pensamos na liderança como um papel informal decorrente da experiência do quotidiano que requer pouco esforço para ser exercido. A verdade é que existem um conjunto de práticas que decorrem muito mais dos valores das pessoas do que propriamente das hard/soft skills. Refiro-me à vontade genuína que um Tech Lead deve ter para zelar pelo bem estar de cada elemento da sua equipa, promovendo o espírito colaborativo e de entreajuda no seio da mesma Equipa.”

Fernanda Morais, Talent Acquisition Lead - KWAN

O que mais valorizar na hora de contratar um Tech Lead?

Primeiro que tudo, é importante ter bem alinhado o que quer encontrar. Realisticamente que papel a pessoa vai desempenhar, o que espera encontrar nos candidatos, definir as skills  que são fundamentais e as que podemos considerar secundárias, bem como definir o budget tendo em conta o mercado de trabalho.

De seguida apresentamos alguns pontos, que consideramos essenciais, e que deverá ter em atenção no sourcing do perfil.

O que procurar num Tech Lead: 6 características essenciais

1. Hard skills - tem de saber “pôr a mão na massa”

Um Tech Lead terá que tomar as decisões técnicas e por isso é desejável um excelente conhecimento em linguagens de programação e ferramentas de revisão e otimização de código.

É muito comum que questões mais difíceis e complexas recaiam sobre o este profissional, tendencialmente, a pessoa que ocupa este lugar tem um nível de senioridade elevado, mas não é regra.

É fundamental manter-se atualizado tecnologicamente e incentivar a equipa a fazer mais e melhor.

2. Role model – capacidade de estabelecer a confiança

Um Tech Lead deve ser alguém que a equipa admira e em quem confia, tendo a responsabilidade de manter a motivação e a comunicação dentro da sua equipa, de modo a que cada profissional se sinta motivado e comprometido com o objetivo do projeto e da organização.

Será uma referência dentro da equipa e terá de ter uma visão estratégica do projeto sendo por isso necessário encontrar alguém com uma  capacidade de liderança.

3. Skills de liderança

Grande parte do trabalho é transmitir de forma clara e motivadora as expectativas da gestão para a equipa técnica: ao liderar a equipa deve fornecer os princípios operacionais básicos que deverão servir como princípios orientadores em todas as ações do grupo.

Deve assim alinhar a equipa com os valores da empresa, ajustando-os ao seu contexto, bem como resolver conflitos de modo a beneficiar o projeto. 

Havendo uma boa liderança, normalmente, o trabalho flui melhor e os resultados aparecem mais facilmente.

4. Skills de comunicação

Um Tech Lead tem de ser capaz de comunicar à sua equipa os requisitos do projeto e o alinhamento do mesmo face à estratégia da empresa.

É importante também que tenha a capacidade de comunicar o progresso do projeto com os stakeholders envolvidos.

Tendo uma boa comunicação, o Tech Lead vai também criar uma melhor ligação com os restantes elementos da equipa mais facilmente.

A comunicação será crucial para o sucesso do projeto: se não conseguir explicar claramente o projeto à equipa, falhou antes mesmo de começar.

5. Atenção ao detalhe/qualidade do código

O Tech Lead terá como funções desenhar a arquitetura da solução, gerindo a equipa ao mesmo tempo que garante que a mesma segue as melhores práticas de desenvolvimento.

Neste sentido é fundamental a atenção ao detalhe e um rigor acima da média face à qualidade do projeto e do código apresentado.

6. Conhecimentos interdisciplinares 

Um Tech Lead deve ter um conhecimento interdisciplinar, ou seja, ter conhecimento em diferentes linguagens, assim como ao nível da arquitetura, de modo a poder solucionar os problemas de forma simples e rápida.

Deve ainda ter a capacidade de perceber como está montada toda a estratégia de negócio para que todo o trabalho da sua equipa vá ao encontro da mesma. 

São ainda valorizadas as capacidades de gestão de tempo e de tarefas na entrega de um projeto.

6 características essenciais de um Tech Lead: considerações finais

Reunindo as características supra mencionadas, um Tech Lead deverá saber fazer, saber liderar a equipa e o projeto, ter uma boa comunicação, ter atenção ao detalhe e ser rigoroso nas suas tarefas, bem como ter conhecimento em várias áreas e não só na área técnica. O Tech Lead deverá ainda, ser um role model para a equipa.

Depois de refletir sobre as características mais importantes num perfil como este, é fundamental definir o que para si será imprescindível e que tipo de características estará disposto a considerar secundárias, caso necessário.

Imagine que tem um candidato interessante mas que não reúne todas estas competências. Será melhor escolher alguém que tenha as soft skills necessárias, embora não tenha as hard skills tão avançadas ou alguém com um vasto conhecimento técnico apesar de ficar aquém ao nível das soft skills?


Caso precise um parceiro para o ajudar a decidir relativamente a questões como esta - e a guiá-lo ao longo de todo o processo de contratação de um Tech Lead, estamos cá para si! Fale connosco e vamos juntos avaliar as verdadeiras necessidades da sua equipa.

Submit your response

Your email address will not be published. Required fields are marked *