O “Segredo” Para Atrair e Reter Talento? Estes São Os 4 Benefícios Que Os Informáticos Mais Valorizam

Os benefícios que a sua empresa oferece podem fazer a diferença entre conseguir contratar os informáticos de que precisa ou… manter-se numa busca permanente.

A Google, a Apple e a Microsoft são algumas das empresas de tecnologia que se destacam como as mais atrativas do mundo. E, provavelmente, já se perguntou: porque é que estas empresas são tão apelativas? A resposta está para lá do valor do salário (que é muito competitivo). Na verdade, é devido à aposta nos benefícios oferecidos aos seus colaboradores. Muitas destas empresas permitem trabalho remoto, oferecem seguros de saúde com cobertura total, partilham lucros e seguem modelos que ajudam a implementar um maior equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. 

A sua empresa oferece alguns benefícios como os que mencionámos? Se não o faz, por quais deveria começar? Será que os benefícios têm todos o mesmo valor para os funcionários?  

Antes de começar a fazer contas para tentar perceber o quanto vai custar à sua empresa, vamos começar do princípio. 


O que são benefícios?


Os benefícios são incentivos oferecidos pelas empresas aos seus funcionários, que cobrem necessidades reais e oferecem mais do que (apenas) um vencimento. Estes benefícios atraem e retêm candidatos e colaboradores, o que resulta numa maior produtividade e alta qualidade do trabalho produzido pela empresa. Bons salários e progressão de carreira já não são suficientes para tornar um emprego atrativo. É por isso que, hoje em dia, muitas empresas complementam o pacote remunerativo com regalias, tais como, por exemplo, acesso gratuito a ginásio.

Para uma empresa com colaboradores da área da tecnologia é essencial apostar mais na cultura empresarial e nos benefícios para os seus funcionários – de outra forma, irá perdê-los para uma outra empresa que o faça.  


Benefícios impressionantes atraem e ajudam a reter talento


Quando os funcionários estão felizes e satisfeitos com as empresas onde trabalham, ficam menos propensos a sofrer burnout. Além disso, funcionários felizes fortalecem a marca onde trabalham e atraem mais funcionários felizes!

Em 2022, a revista TechRepublic identificou as 12 empresas de topo na área de tecnologias que têm os pacotes de benefícios mais generosos. São elas: Facebook; Salesforce; Google; Adobe; Tesla; Amazon; Intel; Dell Technologies; IBM; Reddit; Zillow e Airbnb. 

E porque o fazem? Num relatório de recursos humanos de 2019, mais de metade dos profissionais de informática consideraram os benefícios e compensações como o fator mais importante quando avaliavam uma oferta de trabalho ou procuravam um novo emprego. 

Altos salários já não são suficientes para manter os colaboradores motivados e produtivos. Atualmente, os empregadores têm de aumentar os incentivos não-salariais, o que significa melhores benefícios e políticas mais amigas do trabalhador. E acontece especialmente num mercado que nunca foi tão competitivo como agora – o das tecnologias. 


Quais os benefícios que os informáticos mais valorizam? 


Quer oferecer benefícios, mas não sabe por onde começar? 

Não precisa de tentar adivinhar o que é que os informáticos mais valorizam, quando o Reddit – a rede social mais popular entre os informáticos – lhe dá a resposta.  Para conseguir compreender quais as preferências da comunidade, a Teamlyzer, uma plataforma de reviews de empresas especializada no
mercado de tecnologia, publicou a seguinte questão:


Qual o benefício de empresa que mais valorizas?


Foram dadas quatro opções de resposta:

  • Trabalho completamente remoto;
  • Liberdade para escolher onde e quando trabalhar;
  • Semana de quatro dias;
  • Política de férias ilimitadas.


Responderam 1255 informáticos. E a opção mais atrativa foi “Trabalho completamente remoto”, com 548 votos. “Liberdade para escolher quando e onde se trabalha” foi a segunda hipótese mais escolhida, com 331 votos. Na terceira posição ficou a “Semana de quatro dias”, com 292 votos; e por fim, “Férias ilimitadas” teve 84 votos.

De seguida, vamos aprofundar os benefícios mencionados e perceber quais são as vantagens de cada um deles. 


Os 4 benefícios que os informáticos mais valorizam


1. Trabalho remoto (escolhido por 43,7%)


O trabalho remoto é algo pelo qual os trabalhadores têm estado a lutar há vários anos, especialmente os informáticos. A pandemia de Covid-19 veio demonstrar que é possível ser-se tão ou mais produtivo a trabalhar a partir de casa. Um relatório americano de 2022, que aborda o trabalho remoto na área das tecnologias, concluiu que os profissionais estão mais felizes ao trabalhar remotamente, sentindo-se mais eficientes e produtivos.  

Se ainda acha que o trabalho remoto não é o modelo mais lucrativo para si, então pense novamente. Não só os seus colaboradores estarão mais felizes e mais produtivos ao trabalharem onde se sentem mais confortáveis, como também terá a facilidade de poder contratar colaboradores de locais mais afastados da cidade onde se localiza o escritório da sua empresa, talvez até do estrangeiro. A localização já não precisa de ser uma limitação!


Vantagens do trabalho remoto: 

  • Poupança de tempo: os funcionários percebem que têm mais tempo para o trabalho e para a família. Este tempo extra pode ser utilizado para trabalhar, passar mais tempo com a família, fazer exercício ou, simplesmente, relaxar.
  • Aumentar a sua lista de candidatos.
  • Diminuir a pegada de carbono: colaboradores que não necessitam de se deslocar ao escritório criam um impacto positivo a nível ambiental.  


2. Liberdade para escolher onde e quando trabalhar (escolhido por 26,4%)


Este benefício abrange a possibilidade de escolher a partir de onde trabalhar (remotamente ou no escritório), mas também poder adaptar o horário de trabalho às necessidades e preferências do colaborador – esta é uma prioridade em crescimento para os profissionais mais talentosos, em todos os setores e indústrias. E os informáticos não são exceção.

Poder escolher trabalhar a partir de casa ou no escritório permite aos profissionais de IT beneficiarem do melhor dos dois mundos – a facilidade e o conforto da sua casa, mas também a satisfação e alegria de ir ao escritório e encontrar-se com os seus colegas. 

Escolher quando iniciar ou terminar o dia de trabalho, a duração da hora para almoçar, as pausas, etc., permitem que os profissionais possam adaptar o seu horário de trabalho de acordo com os momentos em que são mais produtivos e as suas necessidades pessoais. 

Esta liberdade está fortemente ligada ao trabalho híbrido. Enquanto muitas empresas adotaram o trabalho híbrido durante a pandemia, outras já implementaram este modelo como uma prática regular, devido às suas vantagens. Com o trabalho híbrido os funcionários podem gerir o seu tempo sem os habituais mecanismos de controlo. Autonomia e motivação trabalhando em conjunto. Ao dar autonomia aos seus empregados, está também a atribuir-lhes responsabilidade.

Vantagens de escolher onde e quando trabalhar:

  • Conveniência: os colaboradores decidem onde trabalhar e essa flexibilidade pode aumentar a produtividade. Isto permite também que possam ajustar a sua vida profissional à sua vida pessoal e, assim, aumentar a sua felicidade e satisfação. 
  • Gestão do tempo: Ao trabalhar remotamente, os colaboradores sentem-se mais confortáveis e focados e não têm de se deslocar para o escritório, o que lhes dá mais tempo.
  • Necessidade de socialização: por outro lado, quando se sentirem mais sós em casa, podem sempre optar por trabalhar no escritório. 
  • Concentração: trabalhar na altura do dia ou da semana em que se sentem mais produtivos vai aumentar a concentração nas tarefas que se desempenham, logo, são mais eficientes e, consequentemente, melhoram os resultados da empresa.


3. Semana de 4 dias (escolhido por 23,3%)


Desde os finais do século XIX, temos vindo a reduzir gradualmente o número de horas semanais de trabalho. Uma semana de 4 dias não é um horário de trabalho comprimido, mas sim um horário reduzido. Neste sistema, os colaboradores trabalham aproximadamente 28 horas, ao longo de 4 dias, e têm um fim de semana de 3 dias.  

Há muita discussão sobre este tema emergente da semana de trabalho de 4 dias, mas segundo testes recentemente efetuados neste novo modelo, a maioria dos colaboradores está mais feliz e tem menos stress e mais de metade das empresas consideraram-no uma forma fácil de atrair e reter talento. 


Vantagens da semana de 4 dias:

  • Aumento da produtividade: uma análise detalhada acerca de relações e produtividade, conduzida pela Universidade de Stanford, revelou uma clara correlação entre estes dois fatores. Os funcionários sobrecarregados são menos produtivos do que os que têm uma quantidade de trabalho considerada normal. 
  • Igualdade no trabalho: no Reino Unido, uma pesquisa sobre a diferença salarial entre sexos, levada a cabo pelo departamento do governo dedicado à igualdade, revelou que dois milhões de britânicos estão desempregados devido à necessidade de prestar cuidados aos filhos, e 89% dessas pessoas são mulheres. Uma semana de 4 dias poderia promover maior igualdade no local de trabalho, uma vez que os funcionários poderão passar mais tempo com as suas famílias e criar uma maior harmonia entre os compromissos profissionais e pessoais.  
  • Maior empenho dos funcionários: uma semana de 4 dias poderá levar a funcionários mais empenhados e felizes. Os trabalhadores têm menos propensão a faltar por doença ou stress, uma vez que têm mais tempo para descansar e recuperar. Desta forma, regressam ao trabalho prontos para novos desafios. 


4. Política de férias ilimitadas (escolhido por 6,7%)


Sob uma política de férias ilimitadas, os funcionários podem usufruir de todo o tempo que quiserem, desde que continuem a cumprir as suas funções, sem qualquer perturbação para o bom funcionamento da empresa. Algumas empresas estão a deixar que sejam os seus funcionários a decidir o número de dias de férias pagos, permitindo-lhes decidir como irão passar esse tempo. Ou seja, dias de férias ilimitados são muito mais do que um período de férias. Eles oferecem aos seus funcionários o tempo livre que precisem para fazerem o que quiserem que não esteja relacionado com o trabalho. 

O conceito não é completamente novo, mas tem estado a aumentar. Ao longo dos últimos anos, quando as dificuldades de contratação e retenção de talento qualificado se intensificaram em setores altamente competitivos, como o das tecnologias, as empresas começaram a considerar acrescentar a possibilidade de férias pagas ilimitadas aos pacotes de benefícios oferecidos aos funcionários. Ter um número de dias de férias ilimitado (e pago) tornou-se muito popular nas empresas dos Estados Unidos e tem vindo a ganhar seguidores em empresas e funcionários europeus. 

Com esta estratégia, os funcionários gerem o seu próprio tempo e as suas métricas de performance são medidas com base na produtividade e cumprimento de prazos, em vez do número de horas trabalhadas. A Goldman Sachs já o faz, assim como a Netflix, LinkedIn, Oracle, Twitter, Zoom e SalesForce.


Vantagens de uma política de férias ilimitadas:

  • Torna desnecessário o controlo e pagamento de dias de folga não gozados (seja por horas de trabalho extra ou porque o final do ano se aproxima).
  • Pode aumentar a produtividade.
  • Ajuda ao equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional.


Os 4 benefícios que os informáticos mais valorizam: considerações finais


A oferta de benefícios é muito importante para o ajudar a contratar e reter talento na área das tecnologias, uma vez que os funcionários, hoje em dia, esperam mais do que um salário para se sentirem motivados nos seus empregos. 

Um dos benefícios a considerar é permitir que os seus funcionários trabalhem fora do escritório.

Se ainda não permite que os seus funcionários trabalhem 100% remotamente, ou pelo menos alguns dias por semana, considere oferecer esse benefício num futuro próximo – uma vez que os profissionais de IT no Reddit, que responderam à pergunta publicada pela Teamlyzer, claramente demonstraram a sua preferência relativamente aos dois principais benefícios – num total de 70,1% das respostas. 

Relativamente aos outros dois benefícios, por agora não parecem ser tão apreciados como os dois primeiros, talvez porque as pessoas que responderam nunca os tenham experimentado. Considere adotá-los antes que se tornem a norma, para que se possa destacar das outras empresas de tecnologia!

Por fim, se se sente desanimado pela forte concorrência no recrutamento e contratação de profissionais de tecnologia para a sua equipa, não se preocupe, estamos cá para si! Com mais de 25.000 candidatos de IT entrevistados, os nossos recrutadores conhecem bem o mercado! Entre em contacto connosco para que possamos ajudá-lo a responder às necessidades da sua equipa técnica.