Os Maiores Indicadores de Produtividade: Resiliência, Otimismo e Felicidade

Enquanto gestor de equipas ou fundador de uma startup, a procura constante de novas formas de melhorar a produtividade e o desempenho dos seus colaboradores é certamente uma das suas prioridades. Por isso, vai gostar de saber que, segundo estudos recentes, a forma mais eficaz de melhorar a produtividade poderá não ser o que está a pensar…

Através da participação no Web Summit este ano, ficámos a conhecer Alexi Robichaux, co-fundador e CEO da BetterUp, a primeira plataforma de desenvolvimento de liderança a ligar o coaching a mudanças de comportamento sustentáveis. Amplamente reconhecido como inovador nas áreas da liderança e desenvolvimento, Alexi lidera a BetterUp na sua missão de proporcionar a todos os profissionais a possibilidade de viver com maior clareza, propósito e paixão. Neste artigo vamos explorar a liderança, produtividade e saúde mental em detalhe, tendo como ponto de partida a sua talk durante o evento!

A pandemia global, a economia em colapso e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia impactaram negativamente as empresas – e os seus colaboradores. No sentido de não sofrerem as consequências destes acontecimentos, a tendência seria tentar sobressair em relação à concorrência, oferecendo melhores produtos ou serviços, e nesse sentido, investir em formações técnicas para os colaboradores, quando na realidade, as empresas deveriam, incentivar a melhoria e o desenvolvimento de soft skills, praticar a resiliência, a autoconsciência e a regulação emocional.

Programas de formação técnicos e grupos de aprendizagem intensivos são importantes para aumentar as hard skills dos seus colaboradores, mas será que deve ser essa a prioridade da sua empresa? Está estudado que o maior catalisador para melhorar o foco e a produtividade é promover um ambiente de trabalho saudável. 

O mundo está a mudar, e alguns métodos de formação no local de trabalho estão ultrapassados e já não são tão eficazes quanto costumavam ser. Como empresa, é necessário atender às necessidades das suas pessoas, cultivar relações fortes no trabalho e permitir mais espaço para os colaboradores assimilarem um sentido de propósito. Nesse sentido, partilhamos 6 dicas para aumentar a produtividade dos seus colaboradores.



6 Dicas para Aumentar a Produtividade dos Seus Colaboradores:

1. Coaching 

O coaching é o primeiro da lista, uma vez que pode servir como um poderoso elixir para a produtividade dos seus colaboradores. Na KWAN, temos People Managers para ajudar no desempenho deste papel. Como diz Eliana Almeida, People Manager na KWAN:

Um People Manager é uma pessoa que está sempre disponível e preparada para ajudar e facilitar o percurso profissional do colaborador através de conversas recorrentes sobre temas profissionais e, por vezes, até pessoais.”  – Eliana Almeida

Quer seja para ajudar a resolver um problema a um colaborador que está a passar por dificuldades no trabalho, ou dar apoio numa emergência a nível pessoal, uma empresa que oferece este tipo de suporte irá, em última análise, promover a melhoria de competências emocionais, a aptidão psicológica para lidar com problemas e ainda a produtividade no trabalho. Quanto mais valorizado, respeitado e compreendido um colaborador se sentir no local de trabalho, melhor será a sua performance.

2. Conexão Social

A importância das conexões no trabalho é muito negligenciada, tendo em conta a relevância que já provaram ter em estudos recentes. Com a diminuição das interações sociais durante a pandemia do Covid-19, e a solidão em ascensão na sociedade atual, laços sociais fracos no local de trabalho podem prejudicar o seu negócio mais do que imagina. O Wildgoose Survey, no Reino Unido descobriu que 12% das pessoas afirmam estar menos inclinadas a deixar uma empresa se tiverem um bom amigo lá. Quanto mais amigos um colaborador tem no escritório, mais floresce e melhora a sua performance. Se alguém sente que tem uma vida social saudável, não só fora do trabalho, mas também no escritório, está no caminho certo para melhorar o seu desempenho. 

3. Trabalho Remoto

Felizmente, os números acima verificam-se tanto no trabalho remoto como no presencial, uma vez que os relatórios que classificam o desempenho não detetaram diferenças em função do local de trabalho. Embora o trabalho remoto possa apresentar alguns desafios na criação de laços fortes com outros colaboradores, é muito fácil para uma empresa facilitar interações sociais. Através de videochamadas e eventos sociais presenciais, com foco na criação de um ambiente de trabalho sociável, online e offline, os seus trabalhadores estarão mais propensos a investir em si próprios e o seu tempo na empresa, o que culminará com melhorias na produtividade. 

Veja também o nosso artigo sobre os benefícios dos team buildings para o bem-estar e desempenho da sua equipa. 

4. Reinventar a Gestão Intermédia

O papel que o manager desempenha nos dias de hoje tem de mudar… felizmente muitas empresas já se aperceberam disso. A gestão deve centrar-se no aumento da conexão social e na construção de segurança psicológica, a fim de incentivar ideias mais criativas e promover de forma consistente um melhor desempenho global no local de trabalho. Ao construírem uma comunidade onde as pessoas se possam conectar, os empregadores direcionam as pessoas para um estado de aprendizagem, capazes de absorver as competências de trabalho que querem transmitir-lhes. Esclareça o que tem de ser feito e como fazê-lo, e comece a renovar a energia da sua equipa criando uma cultura local. Mas antes de tudo lembre-se, se você, enquanto manager, não cuida de si mesmo, não dorme o suficiente e não faz pausas para almoço de forma recorrente, então está a dar um mau exemplo aos seus colaboradores. Alexi afirma que nada supera a liderança por exemplo. Então, respeite os horários de trabalho, dê prioridade ao descanso, tenha uma dieta saudável, pratique exercício físico e tente encontrar tempo para desfrutar da natureza. Se der relevância a estas coisas na sua rotina do dia a dia e conseguir que os seus funcionários sigam o exemplo, toda a equipa estará mais propensa a trabalhar de forma eficiente e a um alto nível.

5. Compreender Estados de Energia

Todos trabalham de forma diferente, e como gestor, compreender isto é fundamental para que a sua equipa seja produtiva. Permitir que os seus colaboradores, incluindo você, estruturem a sua carga de trabalho de acordo com as suas diferentes níveis de energia, ao longo do dia é, sem dúvida, uma receita para o sucesso. Alguns indivíduos são mais produtivos de manhã, enquanto outros sentem que despacham muito trabalho mais ao fim do dia. Seja o que for, permita flexibilidade e confie que os seus colaboradores farão o trabalho no seu próprio tempo. Curiosamente, Alexi reforça como é vital criar espaço para a mente vaguear e sonhar acordado durante o horário de trabalho. Então, se observar alguém que parece estar no seu próprio mundo, a olhar pela janela, deixe-a estar. Isso pode vir a ajudar no longo prazo!

6. Estados de Flow

Ao melhorar o ambiente de trabalho e estabelecer limites e espaço entre colegas e parceiros, o trabalho pode ser estruturado de forma a permitir um maior envolvimento e estados de flow mais frequentes. O estado de flow é o estado mental em que uma pessoa que realiza alguma atividade se encontra totalmente imersa numa sensação de foco enérgico, envolvimento total e prazer no processo. Ao criar mais oportunidades para os colaboradores entrarem em estados de flow, não só irá potenciar a produtividade, mas também um sentido de satisfação no trabalho e na vida – o que certamente vai ajudar à sua estratégia de retenção!


Os Maiores Indicadores de Produtividade: Resiliência, Otimismo e Felicidade – Considerações Finais

Cuidar da saúde mental é fundamental para criar e manter uma equipa de trabalho produtiva e saudável. O desenvolvimento de competências emocionais e a aptidão psicológica para lidar com problemas, são potenciadas pela prática de coaching, mentoria e atividades que desenvolvam a criação de laços, tais como team buildings, e podem ter um impacto muito positivo no atual contexto de trabalho, algo que, na KWAN, comprovamos e recomendamos a 100%! O feedback que recebemos sobre os nossos People Managers confirma o quão importante pode ser ter um guia e mentor para qualquer pessoa que trabalhe na indústria tecnológica.

Torne-se parceiro de outsourcing com a KWAN para que a sua equipa técnica tenha o melhor apoio de coaches especializados na área tecnológica – e use esse tempo extra para cuidar de si e dos restantes membros da sua empresa!