Como profissionais de IT, estamos sempre prontos quando se trata de planear, prever e criar estratégias. Sabemos quantos dias são necessários para concluir uma determinada tarefa, quais são as dificuldades que vamos encontrar e como evitar bugs. Mas o que acontece quando nos deparamos com situações que fogem ao nosso controlo?
A Necessidade De Ter Sempre Tudo Sob Controlo É Um Problema
Mudar-me para Portugal foi um grande desafio. Foi a primeira vez que viajei para um novo país sozinho, deixando para trás a minha família e amigos, no Brasil. Tive de me despedir da minha antiga vida e abraçar uma totalmente nova.
Surgiram algumas preocupações no início: será que me vou adaptar ao clima? Quão difícil será fazer amigos? Vou conseguir encontrar um apartamento agradável a um preço acessível? Tudo questões que me deixaram inquieto e me obrigaram a pensar muito.
Trabalho como programador há alguns anos e estou acostumado a ter tudo sob controle. Afinal, somos treinados para antecipar problemas que possam comprometer uma possível solução. Calculamos quantos dias serão necessários para concluir uma tarefa, que processos exigirão mais esforço e como podemos evitar ou corrigir bugs. Controlamos tantos aspetos diferentes do nosso trabalho que se torna fácil encontrar respostas para a maioria dos problemas. A verdade é que as competências técnicas são importantes, mas as soft skills, como a comunicação, a perseverança, ter uma mentalidade positiva, entre outras, são essenciais!
Quando me mudei para Portugal, percebi rapidamente que muitas coisas estavam fora do meu controlo. Senti-me muitas vezes desconfortável e cheguei a questionar se tinha tomado a decisão certa.
Uma Mudança De Mentalidade
Um dia estava a assistir a uma entrevista pós-jogo com um técnico da NFL, Bill Belichick, quando um repórter lhe perguntou como ajudava os jogadores a lidar com as críticas externas. Ele respondeu:
“Umas vezes obtemos os resultados que queremos, outras vezes não mas, contas feitas, o que controlamos é a nossa preparação, esforço, atitude e resistência. Estas são as coisas que estão sob o nosso controle e é com elas que temos que fazer o nosso melhor.”
Vê aqui a transcrição completa da entrevista.
Esta resposta deu-me uma nova perspetiva e foi um ponto de viragem na minha maneira de pensar. Estava demasiado concentrado nas coisas que não podia controlar, refém da perfeição. Em vez disso, tentei concentrar-me nas coisas que podia controlar, o que me ajudou a superar as minhas preocupações, bem como algumas situações incómodas que enfrentei em Portugal.
Escolher As Minhas Batalhas
Quando vim a Portugal pela primeira vez, aterrei em Lisboa. Era suposto embarcar noutro voo para o Porto, quando a companhia aérea comunicou que o voo tinha sido cancelado. Teríamos de esperar por uma alternativa.
E eis que me deparo com...

Esta é uma cena de Uma Vida de Inseto, um filme da Disney. As formigas tentavam regressar ao formigueiro, quando surge um obstáculo: uma folha caiu no caminho. As formigas ficaram desesperadas, em vez de se concentrarem em resolver o problema.
Tal como no filme, no aeroporto de Lisboa toda a gente ficou chateada (eu incluído) e as pessoas começaram a fazer fila para reclamar com os representantes da empresa. Percebi, no entanto, que esta situação era algo que fugia ao meu controlo, e que o mais sensato seria mudar a minha perspetiva: não me focar no problema e, em vez disso, tentar encontrar uma solução.
Então, em vez de me focar na folha no caminho, concentrei-me em contornar a folha. Como a formiga que guiou os companheiros por um novo caminho.

A minha solução foi desfrutar da minha primeira vez num novo país. Aproveitei para conhecer o aeroporto de Lisboa: caminhei por lá, vi as lojas e as vistas, e até aproveitei para conversar com a minha família e amigos.
Algumas horas depois, a empresa aeroportuária lá conseguiu arranjar-nos uma viagem de autocarro para o Porto. Não era o que esperava, mas era uma solução, ainda assim. Entretanto, percebi que tinha aprendido a desfrutar do presente, em vez de tentar controlar o futuro ou desperdiçar energia em coisas que já estavam no passado. O meu voo foi cancelado e eu sabia que teria de esperar por uma solução para chegar ao meu destino. Não valia a pena discutir com o representante da companhia aérea ou ficar chateado com a situação.
Em vez disso, lembrei-me da letra de uma música de Mac Miller, chamada Self Care:
“Por agora estou só a relaxar, tenho todo o tempo do mundo!”
Decidi que iria simplesmente relaxar no aeroporto... e acabou por ser um dia bem passado!
O Poder Da Paciência
Ao contrário de muitos colegas meus da KWAN, eu vim para Portugal sem um projeto (apesar de estar a meio do processo de contratação para um). Por causa disso, demorei muito mais tempo a conseguir um contrato e uma conta bancária.
Foi extremamente frustrante esperar que as coisas se resolvessem, e não havia nada que eu pudesse fazer além de esperar e desesperar. Por vezes, a espera parecia não ter fim. Não valia a pena ficar ressentido com as pessoas envolvidas, até porque não estava pronto para desistir e voltar para o Brasil. E assim, uma vez mais, vi-me obrigado a mudar de perspetiva.
Decidi que a atitude certa seria fazer o melhor que conseguisse todos os dias, ter fé nas pessoas que me rodeiam, e ser paciente.
Rapidamente percebi que tinha tempo para conhecer a cidade onde decidi viver: Aveiro. E assim surgiu a oportunidade perfeita para desfrutar dos diferentes mercados, encontrar novos lugares para visitar, ir à praia e procurar um apartamento.
Em poucas semanas todos os meus problemas estavam resolvidos. Comecei um incrível projeto novo e ambientei-me à vida numa grande cidade. Entretanto, fiz novos amigos e vivi novas experiências que me ajudaram na idealização deste artigo.
Refletir Sobre Experiências Passadas
As diferentes situações que enfrentei após me mudar para Portugal fizeram-me pensar noutros desafios que enfrentei no passado. Percebi que muitas vezes evitava saltar para novas experiências com medo de "cair" nas coisas que não conseguia controlar.
Mudar a minha mentalidade e focar-me nas coisas que estavam sob o meu controlo ajudou-me muito nesse sentido. Perdi o receio e, como diria um dos meus artistas favoritos, Mac Miller:
“Sabe bem cair!"
As maiores e mais importantes aprendizagens da vida, muitas vezes são feitas quando enfrentamos desafios para os quais não estávamos preparados: é quando testamos a nossa adaptabilidade, as nossas capacidades e o nosso controle emocional. Se estás com receio como eu estava, deixo aqui outro conselho do Mac Miller:
“A vida só ganha significado quando decides vivê-la”
É normal ter receios, é a tua consciência a dizer-te para te preparares para os desafios, mas não os rejeites: poderás estar a deixar passar uma grande experiência de vida!
Pensamento Positivo - O Elemento Essencial Que Me Ajudou Na Adaptação A Um Novo País: Considerações Finais
Se estás a considerar obter um visto de trabalho, ou já estás nesse processo, então este é o momento certo para tentares mudar a tua mentalidade. Começa por dar o teu melhor a organizar os teus documentos e entrega-os à empresa que te está a ajudar a obter o visto (VFS, por exemplo, no Brasil).
Provavelmente, começarás a preocupar-te com o tempo que terás de esperar para obter o teu passaporte (ou se algum dia vais finalmente conseguí-lo!) mas isso são tudo coisas que não consegues controlar. Mantém uma atitude positiva e investe o teu tempo naquilo que te traz alegria e que possa ser útil para as etapas seguintes do desafio.
Se ainda estás no teu país de origem, aproveita ao máximo o tempo que te resta aí. Visita os teus lugares favoritos, sai com a família e amigos e desfruta dos teus hobbies. Se estás a aguardar num novo país, então aproveita para explorar diferentes cidades, faz um esforço para conhecer pessoas novas e aproveita para experimentar a gastronomia local!
Deixo aqui algumas dicas extra que te podem ajudar no planeamento para te mudares para um novo país:
- Pesquisa vídeos, notícias, artigos e guias sobre diferentes cidades do país para onde te vais mudar. Pode ser uma ajuda para encontrares o local perfeito para viver.
- Tenta calcular o custo de vida antes de chegares ao teu destino. Certifica-te de que sabes quanto podes gastar.
- Aproveita as comunidades do Facebook. Muitas delas foram feitas por estrangeiros para estrangeiros que vivem no país para onde te estás a mudar. São uma ótima oportunidade para conheceres pessoas que “estão no mesmo barco”.
Por fim, no blog da KWAN há uma secção inteira dedicada a artigos sobre carreira internacional - explora-a!
Podes querer planear tudo na perfeição, mas às vezes (muitas vezes!) os teus planos vão sair furados. O importante é que sejas capaz de permanecer positivo e que encontres novas maneiras de te adaptares e aprenderes com a adversidade.