Trabalhas a partir de casa? Apresentamos-te 10 espaços de cowork rurais para que possas trabalhar pacificamente, longe da confusão. ????
Estás a trabalhar a partir de casa há algum tempo. A certa altura, cansaste-te de olhar para as mesmas paredes todos os dias e até já tentaste programar remotamente, a partir de um cowork não muito longe de casa. Ainda assim, trabalhar numa cidade significa engarrafamentos à hora de ponta, barulheira, e pessoas a correr de um lado para o outro, a toda a hora.
Se procuras uma mudança de cenário e queres fugir temporariamente da cidade, mantém-te atento porque vamos mostrar-te 10 espaços de cowork rurais em Portugal onde poderás programar com tranquilidade.
Todas as sugestões apresentadas são para espaços de cowork pagos, alguns com preços muito acessíveis. Mas independentemente do custo, temos a certeza que encontrarás na nossa lista um lugar que te vai chamar a atenção! Atreve-te a experimentá-lo e prometemos que o trabalho remoto nunca mais será o mesmo!
1 – Selina CoLive Gerês
O Gerês é um dos parques naturais mais bonitos de Portugal! É aí que encontras o Selina CoLive, um cowork fantástico, rico em experiências naturais. O lugar em si oferece várias condições, como espaços dedicados ao coworking (com secretárias, escritórios e salas de reuniões) e cenários mais descontraídos (camas de rede e cabanas viradas para o rio).
O Selina CoLive está equipado com o melhor serviço Wi-Fi da zona. A excelente banda larga e a velocidade de internet vão permitir-te programar em locais fora do edifício, como na praia de Albufeira do Gerês (a uma curta caminhada), na floresta, ou mesmo nas montanhas que rodeiam o local.
Este é um ótimo lugar para programares remotamente e para recarregar as baterias ao mesmo tempo. Sempre que precisares de uma pausa no trabalho, podes relaxar na piscina, experimentar sessões de yoga e meditação ou explorar a bela natureza que te rodeia.
2 – Monverde – Wine Experience Hotel, Amarante
Se és um amante de vinho e se te encontras na região do Porto (ou queres muito ir para esses lados), o hotel Monverde pode ser o lugar ideal para a tua escapadinha em teletrabalho.
Um dos melhores espaços de cowork rurais em Portugal, Monverde oferece uma experiência relaxante para quem precisa de fugir da cidade. Rodeado por vinhas e equipado com Wi-Fi de alta velocidade, o hotel Monverde permite-te trabalhar pacificamente no teu código.
Para lazer, poderás desfrutar de uma vasta “biblioteca de vinhos” ou relaxar na tua piscina privada. No que diz respeito ao trabalho remoto, tens acesso a escritórios e salas de reuniões, totalmente equipados com material de escritório, uma ótima conexão Wi-Fi, e o tão necessário café.
O Hotel Monverde tem um pacote de sete noites para trabalhadores remotos com um desconto de 40% sobre o preço total.
3 – Casas do Juízo, Pinhel, Guarda
As Casas do Juízo fazem parte de uma aldeia de granito amarelo que combina formas mais simples de viver com excelentes oportunidades de coworking na natureza. Lá, podes arrendar casas rústicas de granito de diferentes tamanhos e ficar o tempo que quiseres. Quanto mais tempo durar a estadia, maior o desconto.
Esta aldeia é um ótimo lugar para programar longe de tudo o que conheces. Dispõe de uma boa ligação à internet em todas as casas para que possas trabalhar a partir do alojamento. E o que podes fazer quando não estás a trabalhar?
Este lugar é ótimo se quiseres conectar-te com a natureza e viver de uma forma simples.
Não encontrarás à tua volta nada para além das poucas pessoas que vivem na aldeia, quintas e animais. Assim, vais conseguir ter tempo para desligar e desfrutar do silêncio, conhecer os habitantes locais e sua maneira antiga de fazer as coisas, dar grandes passeios e saborear todos os pratos tradicionais da zona.
4 – Six Senses, Vale do Douro, Lamego
Se procuras uma experiência de fuga mais Premium, o Six Senses é um dos melhores coworks rurais em Portugal. Localizado num local que é considerado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, este hotel dá prioridade a experiências incríveis e relaxantes, ao mesmo tempo que se preocupa com a sustentabilidade.
Aqui, terás acesso ilimitado a Wi-Fi rápido, para que possas programar remotamente e desfrutar de outras ofertas especiais como bullet coffee e energy bowls servidas diretamente no teu quarto, uma ótima secretária, e uma máquina de café pessoal. Além disso, podes fazer o check-in mais cedo e o check-out mais tarde que o habitual – por isso, se programar durante a noite é a tua cena, não tens que te preocupar com a hora de saída.
Com uma bela vista para as vinhas e para o rio, no Six Senses, poderás experimentar vários tipos de atividades e relaxar, antes ou depois de um dia com todas as condições para programar!
5 – PipeDream Coworking & Coliving, Peniche
Se a praia é mais o teu estilo, então PipeDream é o lugar perfeito para uma escapadela em modo trabalho remoto. Localizado na capital do surf ???? de Portugal, Peniche, neste local encontras um community hub para nómadas digitais e trabalhadores remotos. Têm como objetivo receber-te como se fosses família e ser a tua casa longe de casa, enquanto fazes coworking diretamente na natureza.
Aqui, vais poder parar de trabalhar sozinho e conhecer pessoas com o mesmo mindset que o teu. A moradia tem dois espaços de coworking com ligações Wi-Fi rápidas, cadeiras de escritório confortáveis, muitas secretárias e café. Muito café. ☕
Se preferires, também podes trabalhar numa rede ou noutros espaços do exterior. Além disso, se alguma vez te sentires bloqueado, podes parar, dar um mergulho na piscina e voltar com as ideias renovadas.
6 – Aldeias de Xisto, Cerdeira, Lousã
Localizada mesmo na Serra da Lousã, Cerdeira, uma aldeia rústica de xisto que foi recentemente transformada num hub de trabalho remoto, é o local perfeito para escapares ao mundo moderno e experimentares um coworking na natureza.
Cerdeira criou condições especiais para quem quer uma pausa da cidade e desfrutar da paz da serra. Quer precises apenas de alguns dias para programar de forma pacífica ou procures ficar mais tempo, conhecer a aldeia e os arredores, Cerdeira, oferece-te pacotes de desconto, e garante produtividade e conforto.
Não há TV e a rede de telemóvel é fraca, mas todos os quartos estão equipados com Wi-Fi rápido para que possas concentrar-se no teu trabalho. Durante as pausas, podes ir dar passeios relaxantes, ou quem sabe, até mesmo aprender a seguir pistas de veados selvagens e javalis! ????
7 – Onyria Quinta da Marinha Villas, Cascais
As Villas Onyria estão localizadas no parque natural da Sinta-Cascais. São perfeitas para quem procura um pouco de paz e sossego a poucos minutos de Cascais. A sua decoração moderna aliada à natureza envolvente e à brisa do oceano fazem delas um dos melhores locais de cowork em Portugal.
Todos os quartos estão equipados com ótimo acesso à internet, e podes até reservar salas de reuniões com coffee breaks gratuitos. Caso precises de uma pausa na programação, poderás desfrutar dos jardins e terraços em torno das villas onde poderás fazer piqueniques e apanhar ar fresco.
Se procuras estadias mais longas, poderás obter descontos até 30% do valor total. E se não suportas a ideia de estar longe do teu animal de estimação, fica a saber que, não só podes trazê-lo, como o Onyria ainda oferece serviços de pet sitting. ????
8 – Vila Valverde Design & Country Hotel, Lagos
Integrado numa quinta do século XIX e descrito como o único hotel rural de cinco estrelas no Algarve, o Vila Valverde Design & Country Hotel é uma mistura perfeita de natureza, paz e excelência. Lá, podes experimentar um ótimo ambiente de trabalho, comungar com a natureza que te rodeia, e relaxar com as ofertas premium que o hotel oferece.
Todos os quartos estão equipados com acesso Wi-Fi rápido, para que possas concentrar-te no teu trabalho. Mas se precisares de uma pausa, podes desfrutar de um passeio e ver as árvores e culturas tradicionais do Algarve, ou podes desfrutar da piscina, tratamentos de spa, passeios de bicicleta e da adega.
Para quem procura relaxar sem tirar férias, o Vila Valverde Design & Country Hotel é um dos melhores locais de cowork remotos do sul de Portugal.
9 – 1905 Zino’s Palace, Ponta do Sol, Madeira
Agora, fazendo uma viagem às ilhas, na Madeira podes encontrar o 1905 Zino’s Palace, um hotel com uma bela vista para a Ponta do Sol e para o Oceano Atlântico.
Este secular palácio cor-de-rosa estabeleceu recentemente uma parceria com o grupo Madeira Digital Nomads para criar um programa de coworking, longe da cidade e em sintonia com a natureza. Enquanto trabalhador remoto, poderás usufruir de Wi-Fi rápido, um desconto de 10% para refeições e pacotes de desconto para estadias longas.
Não só podes escapar para um lugar onde os invernos são mais agradáveis, como também podes experimentar fazer coworking na natureza, enquanto ficas hospedado num palácio.
10 – Quinta do Bom Despacho, Ponta Delgada, Açores
A Quinta Do Bom Despacho foi construída no século XVIII e foi readaptada ao alojamento turístico, focando-se na sustentabilidade ambiental, em 2015. Agora, este lugar procura dar o próximo passo e tornar-se mais acolhedor para nómadas digitais e trabalhadores remotos, procurando ser um lugar que facilite o coworking na natureza.
A Quinta do Bom Despacho fornece acesso Wi-Fi a todos os quartos e locais exteriores. Assim, poderás trabalhar no conforto do teu quarto ou podes escolher trazer o teu código para os jardins e para perto da piscina.
Concentrando-se naqueles que se preocupam com o meio ambiente, a quinta permite que os trabalhadores remotos cultivem, preparem e comam os seus próprios alimentos biológicos, se assim o desejarem, oferecendo-lhes a possibilidade de fazer uma pausa da cidade e de se focarem no seu trabalho, enquanto experimentam uma nova forma de viver.
10 coworks rurais em Portugal: dica bónus
Se estás a considerar experimentar o Selina CoLive, então pode ser do teu interesse inscreveres-te num dos seus passes especiais para trabalhadores remotos e nómadas digitais.
Existem dois tipos: o Nomad Passport, um passe de 30, 60 ou 90 dias que podes usar para “migrar” entre as diferentes instalações do Selina em Portugal (e no mundo!), e o passe CoLive que te permite obter um passe de 30 dias para uma das acomodações de Selina, mas com desconto.
Ambos os passes incluem alojamento e coworking.
10 coworks rurais em Portugal: considerações finais
A tendência do trabalho remoto está a aumentar em todo o mundo, já que dá às pessoas a oportunidade de aproveitar melhor o seu tempo livre. Mas por vezes, também precisamos de uma pausa das nossas casas e da nossa cidade.
Para refrescar as tuas ideias e aumentar a tua motivação, porque não experimentares um destes coworks rurais em Portugal? Vão deixar-te inspirado e relaxado, enquanto ainda te livras de todas as distrações, permitindo que te concentres em escrever o teu código.
E se o teu emprego não permitir que trabalhes mais remotamente…. Então talvez esteja na hora de uma mudança.
Conta com a nossa equipa de recrutadores (chamamos-lhes Ambassadors of KWAN!) para te ajudar a encontrar um projeto que se ajuste à tua personalidade e ambições.
Entra em contacto para que possamos apresentar-te os nossos projetos!