Alguns brasileiros afirmam que não gostam de viver em Portugal por vários motivos. Será que esses motivos são bem fundamentados? Tentamos ir à procura dessas razões para que as possamos desmistificar!
Muitos brasileiros sonham e planejam durante muito tempo sua mudança para o exterior. O que não é novidade, é que muitas vezes o destino escolhido é Portugal. Isso acontece porque o país, além de compartilhar um idioma semelhante e de fácil compreensão, também conta com ordenados mais altos e um custo de vida mais acessível do que aquele que encontramos no Brasil.
Ainda assim, alguns brasileiros, moradores de Portugal, já até separaram algumas razões pelas quais não gostam de morar em Portugal. Você acredita nisso? Para tirar a prova real dessa informação – um tanto quanto fantástica – elencamos algumas dessas razões e fomos a fundo para tentar justificá-las – se é que isso é possível.
Assim sendo, neste conteúdo, iremos explicar os motivos que levam alguns brasileiros a não gostarem de morar em Portugal e colocá-los na balança. Afinal, será que é tudo isso mesmo? Se você ficou interessado e quer saber mais sobre isso, então, acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo!
5 Razões para os Brasileiros Não Gostarem de Morar em Portugal
É muito estranho pensar em razões que possam fazer com que alguns brasileiros não gostem tanto de morar em Portugal, você não acha? Afinal, é um país europeu, que conta com um nível de vida superior ao que pode ser encontrado no Brasil e que oferece diversas experiências novas e que são bastante atrativas para serem vividas.
Inclusive, para os profissionais do ramo de TI, existem diversas oportunidades de trabalho, com ótimos ganhos e possibilidade de consolidação de carreira. Por exemplo, aqui na KWAN, estamos sempre disponíveis para ajudar você a encontrar a melhor vaga de emprego na sua área de atuação, dentro do ramo de T.I, facilitando, assim, a sua entrada em Portugal. Veja as vagas disponíveis, aqui.
Bom, que isso tudo é verdade, é! Mas será que as razões listadas por brasileiros para não morar em Portugal são mesmo desmotivadoras? Isso é o que veremos a seguir, através de 05 razões que elencamos para poder entender melhor sobre cada uma delas. Confira!
1. As burocracias que seguem por lá
Quem nunca passou por algum processo extremamente burocrático no Brasil que atire a primeira pedra!
Embora o brasileiro já esteja acostumado com algumas questões burocráticas, que são comuns no Brasil, acabam se surpreendendo ao chegar em Portugal e se deparar com as mesmas burocracias.
Muitas pessoas se queixam que os processos são lentos e burocráticos em Portugal. Seja para renovar um visto, para emitir um documento, para conseguir uma autorização de trabalho, etc.
Bem, nesse sentido, pode ser que você consiga matar as saudades do Brasil por lá mesmo, caso decida fazer tudo sozinho. Porém, nossa melhor recomendação é para você relaxar e deixar tudo sob o controle da equipe da KWAN.
Basta seguir as orientações da nossa equipa de advogados e aproveitar as suas primeiras semanas em Portugal para conhecer o que há de melhor no país, bem como a cultura, história e gastronomia.
De fato, independentemente do tempo que leve para resolver todas as suas questões burocráticas, a KWAN estará lá para ajudar e dar as devidas orientações em todas as etapas. Portanto, fique tranquilo e aproveite a sua nova vida no território português!
2. O português de Portugal nem sempre é simples de compreender
Embora sejam bastante semelhantes, o português de Portugal e o português Brasileiro, são reconhecidos como idiomas diferentes e, por assim ser, podem causar uma certa dificuldade na hora da comunicação.
Mas isso não é problema, pois você poderá consultar o nosso incrível dicionário de português de Portugal para que você, profissional de T.I, não passe por nenhum apuro e eleve a sua habilidade de comunicação com os portugueses.
Acontece que existem diversas palavras e expressões portuguesas que não são comuns para os brasileiros e outras que são conhecidas como falsos cognatos, que são palavras muitas vezes idênticas, mas que não significam a mesma coisa – o que pode, muitas vezes, causar gafes ou até mesmo constrangimentos – e, na maioria das vezes, boas risadas!
3. Dificuldade de adaptação ao inverno de Portugal
O período de inverno em Portugal acontece entre os meses de Dezembro e Março. Durante este período as temperaturas podem descer, em média, aos 6ºC, sendo mais intenso e com temperaturas mais baixas no norte do país e nas zonas de montanha – onde costuma até mesmo nevar. Além disso, a estação de inverno conta com muita chuva, que pode durar por dias seguidos.
Apesar de Portugal ter um clima mais tranquilo, se comparado com o restante da Europa, ainda pode incomodar alguns brasileiros que, vindos de um país tropical como o Brasil, não estão tão acostumados com esse tipo de temperatura – a não ser que você seja do sul do país onde costuma ser mais frio no inverno
Ufa! Ainda bem que a maioria dos edifícios e estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares, cafeterias, centros comerciais, hospitais, escritórios, etc…, contam com infraestrutura apropriada para conter o frio e, assim, garantir o lazer e a comodidade de seus clientes mesmo quando o clima estiver gelado.
Quanto ao aquecimento das casas e apartamentos, depende se estamos falando de construções mais antigas ou mais modernas, no caso das construções mais antigas, o problema é facilmente resolvido com um aquecedor, que é vendido a partir de cerca de R$ 110.
4. Saudades da terra natal
A verdade é que cada pessoa lida com suas emoções de formas diferentes, porém, é inegável que morar no exterior é um desafio e tanto para a saudade que fica dos familiares que ficaram – mas isso existe em qualquer lugar, não é mesmo?
Mas e quando a saudade pode se estender ainda à cultura e à gastronomia brasileira? Afinal, o brasileiro está acostumado com um bom churrasquinho no domingo. É uma pena que vários brasileiros ainda tenham a crença de que churrasco só pode ser encontrado no Brasil.
Será? Vamos aos fatos: Portugal é o país com a maior comunidade de imigrantes brasileiros, sendo assim, o que você vai encontrar, aos montes por lá, é a cultura e uma grande diversidade da culinária brasileira, presente em restaurantes inaugurados por – pasme! – Brasileiros! E adivinha quem também adora a gastronomia brasileira? Bingo! Os portugueses!
Além disso, Portugal possui diversas semelhanças com o Brasil. Os portugueses, por exemplo, são grandes admiradores dos programas de televisão brasileiros, sendo assim, você pode matar as saudades de assistir a diversos tipos de programas e novelas brasileiras através da Globo de Portugal, por exemplo.
Entre outras coisas, o brasileiro possui o hábito de tomar um cafezinho após as refeições e ao longo do dia, não é mesmo? Esta prática muito comum no Brasil, também é uma característica bastante presente que você encontrará em Portugal e que fará com que você se sinta bastante familiarizado por lá.
5. Encontrar moradia pode levar mais tempo do que o esperado
Bem, não é que não existam muitas ofertas de aluguel de casas e apartamentos. O problema maior mora em outro lugar e tem até nome: caução. A maioria dos aluguéis, em Portugal, exigem adiantamentos acima do normal, podendo ser pedido vários meses de caução.
Bem, convenhamos que encontrar uma boa moradia não é uma tarefa fácil em nenhum lugar. Afinal, são diversos fatores a serem considerados, como se é uma boa localização, se é próximo ou não do seu trabalho e diversos outros motivos que devemos colocar na balança antes de alugar um imóvel.
Por outro lado, mais uma vez pode contar com o apoio da KWAN para te ajudar nas negociações e até mesmo no empréstimo de um certo valor, permitindo que você pague o adiantamento do aluguel. Saiba mais sobre o pacote de ajuda que a KWAN disponibiliza aos trabalhadores internacionais, aqui.
Razões pelas quais os brasileiros não gostam de viver em Portugal – Considerações Finais
Muito bem! Diz aí, o que você achou dessas 5 razões pelas quais os brasileiros não gostam de viver em Portugal? Eu não sei quanto a você, mas parece que rolou alguns tons de ironia por aí. Afinal, Portugal é um país cheio de semelhanças com o Brasil e que carrega uma carga histórica gigantesca.
Ah, e sem falar das praias maravilhosas que você pode encontrar por lá! Pois bem, para quem busca uma boa qualidade de vida, a mudança para um país europeu, como Portugal, é uma garantia de ter uma vida muito mais tranquila.
Afinal, o custo de vida é um dos mais baixos da Europa, com índices de segurança excelentes – sendo considerado o 6º país mais seguro do mundo.
Ademais, é um país que conta com diversos tipos de transporte coletivo, podendo ser utilizado ônibus, metrô, trem e até mesmo bonde elétrico. Inclusive, se você tem vontade de conhecer outros países da Europa, saiba que é possível conseguir passagens aéreas a baixo custo, a partir de R$ 100, fazendo com que viajar por quase toda Europa seja algo fácil, rápido e relativamente barato.
Portanto, se o seu intuito é buscar por uma vida mais sossegada e com a possibilidade de ter um poder de compra maior, entre em contato com a KWAN, confira as oportunidades disponíveis e prepare-se para encontrar a melhor vaga de emprego na sua área de T.I, bem como o seu melhor destino para viver em Portugal.