São cerca de 70 as empresas a participar no estudo no Reino Unido – muitas delas defendem que vão manter este modelo após terminar o período experimental.
Quer seja proprietário de uma empresa ou manager, é possível que já tenha ouvido falar da semana de trabalho de 4 dias. Esta medida, que tem uma enorme popularidade, está atualmente a ser testada em diversas empresas no Reino Unido. A plataforma 4 Day Week Global tem feito campanha por este programa, afirmando que ajudará a aumentar a produtividade dos colaboradores, ao mesmo tempo que cria um maior equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Os organizadores – que consistem na 4 Day Week Global, em parceria com a think tank Autonomy, a 4 Day Week UK Campaign, e pesquisadores das Universidades de Cambridge, Oxford e o Boston College – afirmam que esta é “a maior experiência do mundo sobre a semana de 4 dias.”
O conceito da semana de 4 dias, que possibilita a redução dos dias de trabalho, é conhecido como o modelo 100:80:100. Ou seja, os trabalhadores recebem 100% do salário para 80% do seu tempo, mas têm de concordar em manter 100% de produtividade.
Após a pandemia de Covid-19, que viu a maioria de nós passar a trabalhar remotamente durante meses, neste regresso à ‘normalidade’ as empresas estão a procurar estratégias mais focadas na produtividade, para que possam reduzir as horas de trabalho sem terem de reduzir salários.
O manager do Programa Piloto 4 Day Week Global, Joe O’Connor, explica:
“A semana de 4 dias desafia o modelo de trabalho atual e ajuda as empresas a deixarem de se preocupar com o tempo que as pessoas estão ‘no trabalho’, para se focarem acertadamente naquilo que é produzido. Acredito que, nos próximos anos, este modelo vai ajudar a evoluir a forma como encaramos o trabalho.”
O conceito já foi bem-sucedido noutras partes do mundo, especificamente no Japão, Islândia e Nova Zelândia. Por exemplo, a empresa Microsoft no Japão fez a experiência da semana de 4 dias no verão de 2019, a par com a diminuição do tempo das reuniões para metade. Não só a empresa viu reduzida a despesa de eletricidade em 23%, como as vendas por colaborador aumentaram 40%, comparando com o ano 2018. No Reino Unido, o teste vai demorar cerca de seis meses e as empresas participantes estão a ser apoiadas por experts, pesquisadores e académicos.
Como está a decorrer? Até agora, bem, de acordo com o feedback e relatórios de empregados e de empregadores.
Matt Bolton, da agência criativa Mox London, descreve:
“A nível pessoal, ter um dia de folga a mais todas as semanas tem sido incrível. Permite-me passar mais tempo com a minha família e com o meu filho. Numa perspetiva laboral, também me tenho surpreendido com a minha maior concentração. No momento em que o teu cérebro entra no modo semana de 4 dias, tornas-te naturalmente mais eficiente.”
Sharon Platts, diretora de recursos humanos da empresa Outcomes First Group, que tem 1.000 funcionários e é a maior organização a participar no teste no Reino Unido, diz que a experiência de 4 dias foi "transformadora" para a empresa.
“Temos estado maravilhados por ver a produtividade e os resultados aumentarem. E também temos conseguido que resulte nos serviços de educação e assistência, o que pensamos que seria muito mais desafiante.” – afirma Sharon Platts, Chefe de Produto da Outcomes First Group.
Duas empresas tecnológicas de topo, a Amplitude e a Everledger, também participam no programa. Leanne Kemp, CEO da Everledger, declarou:
“Os turnos da semana de 4 dias serão revolucionários para a Everledger. Independentemente do tipo de função, localização ou nível de liderança, um horário semanal de 4 dias irá melhorar a saúde em geral e a produtividade, quer da empresa, quer dos colaboradores. É altura de nos desligarmos das normas do passado e darmos, já hoje, uma oportunidade ao futuro.”
Quais são as vantagens da semana de 4 dias?
Mais Eficiência & Produtividade
Ao que parece, a semana de 4 dias estimula a produtividade dos colaboradores que estão a participar no programa. Um dia de folga extra fará com que os seus colaboradores se sintam descansados e prontos para dar conta do trabalho - e a sua empresa irá beneficiar deste aumento de produtividade.
Maior Sensação de Bem-estar
Ao permitir que os seus colaboradores tenham um dia extra para estar com a família, com amigos, para descansar ou relaxar em casa, a sua saúde mental e espírito positivo durante o trabalho estarão muito melhores. Evidências demonstradas por inúmeros estudos ao longo dos últimos anos comprovam a importância do bem-estar no local de trabalho - e um dia de folga a mais irá ajudar não apenas os seus funcionários, mas também os resultados da sua empresa.
Inovação no seu Negócio
Uma empresa que atue na área da tecnologia deve estar a par das novas tendências de trabalho. Os seus funcionários querem estar numa empresa com visão e com uma mente aberta. Trabalho remoto ou híbrido, horário flexível ou reuniões virtuais são técnicas que, quando implementadas corretamente, podem proporcionar excelentes resultados para as empresas tecnológicas. Ao considerar a semana de 4 dias estará não apenas demonstrar que está a par com países pioneiros neste programa, mas também que confia nos seus colaboradores para fazerem o seu trabalho.
Ambiente de Trabalho Mais Saudável
Finalmente, outro dos resultados da semana de 4 dias são os funcionários descansados, com melhor performance e mais felizes! Boa disposição e sorrisos por todo o lado! Os seus colaboradores vão gostar de trabalhar no escritório durante estes 4 dias, uma vez que todos estarão de bom humor e focados em darem o seu melhor.
Está pronto para aplicar a estratégia da semana de 4 dias à sua equipa de informáticos?
Pode sempre contar com a KWAN para contratar e formar a sua equipa de informáticos e para o ajudar a aplicar o modelo da semana de 4 dias – qualquer que seja a sua localização. Com mais de 15 anos de experiência em recrutamento, formação de equipas técnicas e coaching de profissionais de IT, somos os parceiros perfeitos para o ajudar a colocar em prática as melhores práticas de gestão de equipas!