Star Wars ou Star Trek… que tipo de developer és tu?

Enquanto developer, com que personagem de Star Wars ou Star Trek é que te pareces mais? Descobre neste artigo!

Qual é a primeira coisa que te vem à cabeça quando pensas em “Star Wars”?

Aventura? Ação? Lutas com sabres de luz? Explosões de planetas numa galáxia muito distante? Podem ser coisas pelas quais um Jedi não anseie, mas nós ansiamos e muito! ???? Star Wars é tudo isso e muito mais. São os confrontos interespaciais entre o bem e o mal disputadas entre humanos, robôs e espécies que só no Star Wars encontras mas sem as quais a tua imaginação seria mais pobre! #MestreYoda

Estar a bordo da Starship Enterprise não é menos entusiasmante, mas é um pouco mais ordenado. Um vislumbre de um futuro utópico, onde o objetivo é desenvolver. Construir. Aprender – sobre o universo e sobre nós próprios. A vida, para a tripulação da Enterprise, é uma viagem interminável de descobertas.

Star Wars ou Star Trek: qual dos filmes te representa melhor? 

Como developer, é mais provável que vás corajosamente onde nunca ninguém foi, ou que te encontres numa galáxia muito, muito distante?

Se te consideras um underdog que engenhosamente junta ideias como se estivesses a construir um Podracer, então pertences à família Star Wars.

Se estás mais confortável num ambiente de desenvolvimento que oferece estrutura, ordem, e usando as melhores ferramentas para explorar os reinos do que é possível, então vais sentir-te mais em casa na super eficiente Enterprise.  

O novato

Acabaste de chegar ao mundo da programação. O teu local de trabalho é um lugar novo e excitante, e mal podes esperar por te ambientares ao teu papel. Afinal, é bom fazer alguma coisa. Especialmente se for algo que adoras. 

Mas ainda és inexperiente, talvez até estejas um pouco nervoso. De repente, tudo se tornou muito mais… real. Sabes que o mundo deixou de ser o teu quintal.

És o equivalente ao Luke Skywalker.

img-2

Tal como o jovem Skywalker, estás muito entusiasmado. Quando ouviste pela primeira vez a palavra Kubernetes, foi como se o Luke ouvisse pela primeira vez sobre a Força, ansioso por aprender novas competências e fazer parte de algo maior.

Procuras um mentor sábio para te guiar. Alguém que possa ajudar a cultivar os teus talentos naturais e a manter-te fora dos caminhos para o lado negro do desenvolvimento.

E lembra-te, o Luke tornou-se no Jedi mais poderoso de sempre. Só precisou de treino, compromisso e de de ter confiança em si mesmo.

No que diz respeito à formação das tuas soft skills, eis um artigo que não pode perder, jovem Skywalker: Competências de Comunicação em IT: 5 dicas para te Ajudar a Tornar num Programador de Topo

O analista

Para ti, só interessa o processo. Números. Dados. Mais input. Por uma única razão: obténs resultados. A tua mente altamente organizada faz cálculos a uma velocidade sobrenatural e armazena níveis de conhecimento incomparáveis, não só relativos à tua área especializada, mas de todas as áreas.

És o Mr. Spock até à ponta das orelhas (perfeitamente normais, de tamanho médio) – embora os analistas verdadeiramente hardcore possam ter cérebros que rivalizem com o de outra personagem: o Data.

Seja qual for o trabalho que te atirem para a frente, vais ataca-lo da maneira habitual, mantendo-te calmo e controlado. Ninguém conseguiria suspeitar, ao olhar para ti, que a tua mente está a girar a 6395 vezes a velocidade da luz.

img-4

O teu conselho é procurado e respeitado. E embora não te importes, às vezes pode ser um pouco solitário ser a pessoa mais inteligente da sala.

Mas tudo bem – tal como o Spock, és dotado de compaixão, mesmo que te escondas por detrás da tua racionalidade. Além disso, tens a capacidade para fazer com que tudo faça sentido, para o bem da tua equipa.

O chico-esperto

As regras são para os outros. Os chicos-espertos como tu têm uma abordagem pouco ortodoxa do desenvolvimento.

…o que pode aborrecer algumas pessoas, mas isso é problema deles.

És o teu próprio chefe. Gostas mais assim.

E o Han Solo aprovaria.

Com um coração de freelancer, mesmo com recibo de vencimento ao fim do mês, gostas de dar a volta ao sistema, procurando atalhos e sacando de manobras arriscadas para fazer o teu trabalho. De qualquer forma, não é como se fosses desprovido de sentimentos – não és nenhum Darth Vader! – apenas gostas de ocupar o teu espacinho cinzento de ambiguidade.

img-6

Se tens mesmo de trabalhar numa equipa, preferes ter alguém ao teu lado em quem possas confiar. Um parceiro que entende os teus métodos, mesmo que revire os olhos de desaprovação.

Isso não te torna menos profissional. Na verdade, podes adorar dinheiro, mas a tua reputação significa tudo para ti. Cuidado para não ficares convencido.

O líder

Estás no topo do teu jogo. Vives, respiras e comes código ao pequeno-almoço – mas consideras que igualmente importantes são as pessoas que te rodeiam. Porque, como líder, compreendes intuitivamente que o teu trabalho é cultivar as respetivas habilidades. 

E isso é algo que Jean-Luc Picard aplaudiria.

Picard representa o melhor de nós: inteligente, cool, leal à sua equipa, e sem medo de tomar as decisões difíceis. Da forma que só os grandes líderes conseguem fazer.

img-8

Como o capitão da Next Gen, és um líder natural, respeitado em todos os níveis e a destacares-te na diplomacia – porque alguns egos podem ser do tamanho de um planeta e toda a gente sabe sempre uma maneira melhor de fazer as coisas, não é?

És otimista. Apaixonado. Com vontade de explorar novas linguagens e frameworks para trabalhar corajosamente como nenhuma equipa alguma vez trabalhou.

Vai onde nenhum dev ousou ir

Pronto para subir na carreira em menos de 12 parsecs?

Há espaço no mercado de trabalho para todos, qualquer que seja a tua personalidade ou experiência.

Quer sejas novo no desenvolvimento ou um veterano experiente como o Scotty, os nossos especialistas em recrutamento (chamamos-lhes Ambassadors of KWAN!) procuram talento como o teu.

Entra em contacto connosco, conta-nos sobre as tuas ambições, habilidades e stack favorito, e faremos de encontrar o teu emprego de sonho a nossa próxima missão! ????