Trabalho Remoto em IT? 10 Skills Essenciais Para o Conseguires

Sonhas com um trabalho remoto a tempo inteiro: escolher a partir de onde queres trabalhar, não teres de acordar mais cedo para ir para o escritório e teres a paz e o sossego que precisas para fazeres o teu trabalho como deve de ser…

Felizmente para ti, desde a pandemia que há cada vez mais empresas a oferecerem oportunidades de trabalho remoto, por isso, este sonho pode facilmente tornar-se realidade. Com o trabalho à distância, não só consegues ter mais liberdade para criares o equilíbrio ideal entre trabalho e vida pessoal, como, segundo um estudo da Universidade de Stanford, até aumentas a tua produtividade! E ainda permite que trabalhes quando e como quiseres. E se és um profissional de IT com um desejo insaciável por viagens, então nada te impede de viajar pelo mundo inteiro ao mesmo tempo que trabalhas numa função que adoras. 

Portanto, se decidiste que é hora de dizer adeus ao trabalho das “9 às 5”, segue o nosso guia com as competências mais importantes para te destacares na altura de concorrer a uma vaga 100% remota – e assim, voltares a trabalhar a partir de onde quiseres, agora sem a pandemia a impedir-te de sair de casa!

As 10 Skills Essenciais para Conseguires um Trabalho Remoto em IT

1. Competências técnicas

img-3

Para conseguires um trabalho remoto nesta área, precisas de demonstrar desde logo que já tens as competências e o conhecimento técnico requeridos para o trabalho que vais desempenhar. Ao contrário de um emprego presencial em que, a par das tarefas diárias, te proporcionam acesso fácil a formação e mentoria, trabalhar de forma remota requer muito mais independência e iniciativa. Embora possas marcar sessões de formação e apoio dos teus superiores de forma virtual, vais precisar de te esforçar mais. É por isso tens de ter a certeza de que estás disposto a ‘dar o litro’ se sentes que ainda tens algo para aprender. Sugerimos uma revisão aos conhecimentos básicos antes de te candidatares a qualquer trabalho remoto, para teres a certeza de que estás preparado para a entrevista. Depois, certifica-te que o teu CV é eloquente e adapta-o para servir na perfeição a função ou a empresa a que te vais candidatar. Se exigem determinadas competências ou experiência em softwares, linguagens ou frameworks específicos, então inclui essa informação nos dados do teu perfil e experiência profissional.

2. Comunicação

img-5

Embora seja uma skill essencial na maioria dos setores, a tua habilidade para comunicar de forma eficiente é especialmente importante enquanto trabalhador remoto. É crucial que consigas interagir com as pessoas independentemente da tua localização. Ainda que muitos achem que só precisas de conhecimentos técnicos para conseguires um trabalho nesta indústria, ser capaz de comunicar e adaptar a tua linguagem ou estilo às circunstâncias é fundamental para assegurar que o teu desempenho está ao nível do que é requerido e esperado. Descobre que estilo de comunicação combina melhor contigo e com os teus colegas (e este artigo pode ajudar-te neste aspeto), seja por e-mail, telefone ou videochamadas. E certifica-te de que estás acessível a toda a empresa, independentemente da distância física! Quer seja preciso formar um novo colega ou precisem da tua ajuda para resolver uma questão noutro departamento, a chave é tentares estar sempre disponível, mesmo que estejas do outro lado do mundo. 


3. Videochamadas

img-7

Como já mencionado acima, as videochamadas e as videoconferências tornaram-se um dos meios de comunicação mais populares nas empresas, desde a pandemia. A maioria dos profissionais de todo o mundo está agora mais familiarizado com estes métodos de interação entre os colegas de trabalho. Como tal, para conseguires destacar-te, tens de estar um passo à frente. És capaz de resolver problemas, nomeadamente quando o microfone ou a câmara não trabalham por questões de privacidade? E consegues ajudar também os teus colegas que trabalham remotamente e estão com o mesmo problema? Sabes trabalhar com mais do que uma plataforma de videochamadas, como o Zoom, o Google Meet ou o Skype? Consegues adaptar-te facilmente a uma plataforma com que nunca trabalhaste antes?

Demonstrar que consegues expressar-te de forma clara, confiante e eficiente através deste meio de comunicação é uma capacidade altamente valorizada para um profissional de tecnologias em trabalho remoto, por isso, certifica-te de que o referes no teu CV!


4. Espírito de Equipa

img-9

Certamente que esta competência é muito mais fácil de demonstrar quando estás sentado num escritório com os teus colegas de trabalho. Todavia, também consegue ser aplicada quando se trabalha à distância, sendo mais eficiente quando se utilizam programas de mensagens como o Slack ou o Trello. Se estás familiarizado com ferramentas profissionais digitais como estas, não te esqueças de o mencionar quando estiveres a candidatar-te a uma vaga. Se possível, menciona a tua capacidade de colaborar em ambiente profissional, talvez através de um exemplo anterior de quando trabalhaste em equipa de forma remota (mesmo que tenha sido apenas durante o confinamento da Covid 19!), demonstrando que o teu trabalho foi tão bom como se estivesses no escritório.

5. Flexibilidade

img-11

A flexibilidade, na indústria tecnológica, é uma qualidade muito importante, uma vez o setor continua a evoluir a cada momento. Não só deverás ser capaz de estar a par de novos softwares e metodologias, como também deves demonstrar o teu interesse na atualização a novas tecnologias e tendências do setor. Adaptabilidade é algo crucial e precisas de mostrar que não tens medo de desafios ou de experimentar coisas novas. É essencial que sejas capaz de te adaptar rapidamente à mudança, atrasos ou problemas quando não tens pessoas fisicamente presentes que te possam dar apoio ou conselhos.  

6. Gestão de Tempo

img-13

Se achas que gerir o tempo das “9 às 5” é complicado, então prepara-te para te esforçares ainda mais! Se planeias trabalhar num fuso horário diferente (mesmo que apenas temporariamente), tens de ter em consideração o fuso horário dos teus colegas e adaptar-te a ele. Provavelmente vais ter de acordar mais cedo ou terminar o teu dia de trabalho umas horas mais tarde. E se vários membros da tua equipa estiverem a trabalhar em diferentes zonas horárias então será ainda mais desafiante, especialmente se precisares de fazer videochamadas recorrentes para realizares o teu trabalho.

A propósito, com quantas horas de diferença é que consegues trabalhar de forma confortável? Qual é o teu limite? Dá um check neste artigo para alguma orientação!

7. Organização

img-15

Qualquer que seja o horário de trabalho que melhor se adapta a ti, lembra-te que o teu chefe não vai aparecer de repente junto da tua secretária. Por isso, desde que o trabalho seja feito dentro dos parâmetros e prazos esperados, todos os métodos de organização são aceitáveis. Encontra aqui algumas dicas que te poderão ajudar a distribuir o teu dia, uma vez que as pausas são muito importantes quando se trabalha remotamente.


8. Espaço de trabalho

img-17

Quando falamos em trabalho remoto é possível que te imagines numa praia tropical, o teu portátil numa mão e uma piña colada na outra. Infelizmente, não é bem assim que funciona. Para que consigas ter sucesso enquanto trabalhador à distância na área de IT, tens de te certificar que organizas o teu espaço de trabalho de forma a maximizares a tua produtividade. Mesmo as mais pequenas coisas, como manter uma boa postura ou fazer algum exercício durante o dia, irão aumentar a tua produtividade. Lê o nosso artigo sobre dicas para te sentires melhor e aumentares a tua produtividade enquanto profissional de tecnologia. 


9. Tomar a Iniciativa

img-19

Quer seja no desenvolvimento de tarefas mais técnicas ou no contacto com colegas, superiores ou clientes, os profissionais de IT devem estar sempre disponíveis para sair da sua zona de conforto e não ter receio de tomar a iniciativa quando necessário. Desde solicitar uma reunião ou sugerir uma forma inovadora de resolver um problema, enquanto trabalhador remoto no setor de tecnologia, o pensamento estratégico e a rápida resolução de problemas são capacidades muito importantes, mas é essencial ser capaz de comunicar essas estratégias e soluções. 

Portanto, quando trabalhares remotamente certifica-te que não te esquivas a tomar a iniciativa – e se não encontrares oportunidades para expores as tuas ideias, pede-as!


10. Empatia

img-21

Embora já tenhamos explorado bastante as competências ligadas à comunicação e ao trabalho em equipa, estar atento ao bem-estar dos teus colegas, não só de um ponto de vista profissional, mas também pessoal, é especialmente importante quando não tens a possibilidade de estar com eles no escritório. Em trabalho remoto poderá não ser fácil perceberes se os teus colegas estão a passar por uma fase particularmente stressante ou difícil – esteja ou não relacionada com o trabalho – durante as interações virtuais. E um dia pode acontecer que sejas apanhado de surpresa com a sua saída da empresa. Aí poderás perguntar-te se poderias ter feito alguma coisa para melhorar a situação, caso soubesses.

É por isso que sugerimos que estejas virtualmente presente, não apenas para assuntos de trabalho, mas também reservando algum tempo para saber como estão os teus colegas – marca videochamadas informais ou talvez até possas organizar encontros depois do trabalho, especialmente se forem da mesma cidade. Para além de manteres a tua vida social entre os colegas durante o trabalho remoto, também vais aumentar a tua popularidade na empresa e tornar aquelas longas reuniões muito mais agradáveis!

Trabalho Remoto em IT? 10 Skills Essenciais Para o Conseguires: Considerações Finais

Ao dominares as 10 skills que te apresentámos, certamente vais estar em vantagem relativamente aos outros candidatos, mas para garantir que o recrutador sabe que tu sabes, certifica-te que as referes na tua candidatura e quando fores convidado para uma entrevista. 

Esperamos que este guia te ajude a conseguir um trabalho remoto que satisfaça tudo o que procuras. Na KWAN temos muitos projetos que aceitam trabalho remoto, contacta-nos para te darmos mais detalhes sobre as vagas disponíveis!