Espaços de coworking são perfeitos para profissionais que procuram oportunidades de networking, de socialização ou apenas de encontrar um espaço funcional para trabalhar fora de casa. São uma excelente forma de aumentar a produtividade e criatividade…mas como escolher o espaço certo?
O trabalho remoto era já popular entre pequenas empresas tecnológicas e freelancers ainda antes da pandemia, e é agora uma prática comum em vários setores empresariais.
Contudo, nem todos apreciam trabalhar a partir de casa a tempo inteiro… o que levou a que vários profissionais procurassem espaços de coworking, um intermédio agradável entre estar em casa e no escritório.
Existem vários espaços de coworking em Portugal fantásticos. Escolher o espaço certo para ti será benéfico para a tua criatividade e produtividade, ao mesmo tempo que te ajuda a expandir a tua network e a fazer novas amizades.
Mas como podes ter a certeza de que estás a escolher o melhor espaço? Neste artigo, vamos explorar 12 fatores que deverás considerar ao escolher um espaço de coworking e assim tomares uma decisão informada.
12 Dicas Para te Ajudar a Escolher o Melhor Espaço de Coworking
1. Comodidades do Espaço

Para algumas pessoas, uma secretária e artigos básicos de escritório são o suficiente, mas outras precisam de algo mais. Quando procurares o teu próximo espaço de coworking, tenta saber que tipo de comodidades estão incluídas na tua mensalidade.
Alguns espaços possuem fotocopiadoras, carregadores extra, telefones, quadros de escrever, projetores e salas de reuniões. Descobre, também, que tipo de instalações existem no espaço como cozinha, casas de banho equipadas (e limpas), salas privadas, ou qualquer outra coisa que possas precisar.
2. Comunidade

Conhecer novas pessoas, fazer networking, e eventualmente formar novas amizades, é uma grande parte da experiência de trabalhar em coworking. Que tipo de pessoas frequenta cada espaço? Portugueses? Estrangeiros? E de que áreas?
Considerando que as oportunidades de networking certas podem abrir novas portas, procura espaços de coworking onde trabalhem profissionais de áreas diferentes. Por outro lado… poderá ser mais fácil de socializar com pessoas da tua área e com interesses semelhantes aos teus!
3. Budget

Alguns espaços de coworking são financeiramente acessíveis do que outros e isso é uma das coisas mais importantes a considerar ao escolher o espaço certo para ti. Se não queres gastar muito dinheiro nesta fase, deves procurar espaços com uma boa relação preço/qualidade, diferentes modalidades de adesão conforme os serviços que realmente queres, ou até pacotes com várias entradas que te pouparão dinheiro a longo prazo.
O Typographia Cowork, no Porto, é um exemplo de um espaço de coworking low-cost. Lá, numa localização muito central e por 70€ por mês, tens acesso a uma secretária partilhada, cacifo pessoal, wi-fi ilimitado e acesso a salas de reunião e impressoras. Recebes também descontos nas marcas que tenham parceria com o espaço.
Se dinheiro não é uma preocupação e te apetecer uma experiência mais premium, podes procurar um espaço de coworking mais luxuoso. Estes são, normalmente, bastante mais caros, mas oferecem experiências únicas que não conseguirás encontrar em mais nenhum lugar.
Um exemplo disso, é o IDEA Spaces-Saldanha, um espaço de coworking único, em Lisboa. Os seus membros usufruem de 10 andares com 34 escritórios privados, mais de 500 secretárias dedicadas e 18 salas de reunião. Este espaço tem também parque de estacionamento privativo, um lounge bar (com Happy Hours todas as quintas-feiras), um terraço ao ar livre enorme, um cinema…e uma piscina!
Podes literalmente parar o teu trabalho e refrescar as ideias sempre que precisares!
4. Ambiente

Que características procuras num espaço de trabalho remoto, para aumentar a tua produtividade? Preferes espaços com luz natural, difusa, calma e sossego, privacidade, ou uma secretária partilhada?
O ambiente do escritório vai ser um fator decisivo ao escolheres o melhor espaço de coworking, por isso, se for possível, pesquisa-o online e tenta visitar o espaço pessoalmente antes de tomares uma decisão.
5. Privacidade

Como mencionamos anteriormente, oportunidades de networking e de estar rodeado de outros profissionais é uma das vantagens dos espaços de coworking. Contudo, por vezes, estes espaços podem ficar superlotados. Se privacidade é algo que valorizas, procura por espaços que tenham à disposição dos utilizadores salas privados.
Se queres evitar distrações, mas sem estar fechado sozinho numa sala, podes tentar encontrar locais com espaços abertos que ofereçam algum tipo de divisória portátil, para quando precisas de te concentrar, ou auscultadores com cancelamento de ruído.
6. Segurança

O nível de segurança não é das primeiras coisas que vem à mente quando procuramos o melhor espaço de coworking, mas é um fator muito importante. Deves procurar um lugar onde te sintas confortável o suficiente para entrar e sair sem teres que te preocupar com a segurança dos teus pertences.
Quer prefiras escritórios privados ou áreas de trabalho comuns, procura saber quais as medidas de segurança em vigor. Isto é ainda mais importante se és mais produtivo à noite e precisas um espaço de coworking que esteja aberto até tarde.
7. Boa ligação à internet

Trabalho de qualidade requer internet de qualidade. Praticamente tudo aquilo que um programador – ou outro profissional de IT – faz requer uma boa ligação de wi-fi, pelo que deves escolher um local com internet boa e rápida.
Também pode ser uma boa ideia ir visitar o espaço e testar a internet antes de o escolher. Muitos espaços de coworking permitem-te trabalhar lá, sem pagar, durante um período de tempo limitado. Dessa forma não terás surpresas desagradáveis quando estiveres no meio de um sprint particularmente stressante.
8. Benefícios

Muitos espaços de coworking compreendem que os seus trabalhadores precisam de muito mais do que um local de trabalho para serem produtivos. Por isso, muitos deles oferecem benefícios extra como comida, zonas para exercício físico, áreas dedicadas a crianças, instalações exteriores, e outros.
O Selina Navis Coworking, no Porto, é um excelente exemplo disto. Lá encontras vários locais onde podes comer, socializar e até fazer uma sesta durante o tempo que lá estiveres. E se aqui só falta poder dar um pezinho de dança… fica a saber que o grupo planeia criar uma discoteca muito em breve!
9. Acesso

Alguns programadores preferem trabalhar bem cedo, enquanto outros são mais produtivos à tarde ou até durante a noite. Quer tenhas um horário de trabalho fixo ou não, deves procurar um espaço de coworking que te permita entrar e sair sempre que queiras e precises.
10. Localização

A localização é outro aspeto importante a ter em mente ao escolheres um espaço de coworking. Procura escolher um local próximo de ti e que esteja rodeado de restaurantes, farmácias, transportes públicos, parques, e outros serviços que te sejam convenientes.
O Idea Space Palácio Sotto Mayor encontra-se muito próximo de uma estação de metro e de um ginásio. Podes aproveitar para treinar durante a tua hora de almoço e facilmente apanhar o metro ao final do dia para regressares a casa.
Se tens carro próprio ou andas de bicicleta, convém descobrires que tipos de estacionamento o espaço de coworking oferece.
11. Custos Extras

É fácil sentires-te tentado a escolher um espaço de coworking que ofereça muitas comodidades extra, contudo certifica-te que todas elas estão incluídos na mensalidade que escolheres. Caso contrário, irás acabar a gastar mais do que gastarias num plano com esses serviços já incluídos.
Pede informações claras sobre os diferentes planos existentes e não te acanhes na hora de perguntar diretamente se coisas como o wi-fi, cacifos, comida e bebida, e outras comodidades estão incluídas na tua mensalidade ou se são extras.
12. Flexibilidade

Alguns programadores e outros profissionais de IT são verdadeiros nómadas digitais e gostam de explorar sítios diferentes enquanto trabalham remotamente. Se fores uma destas pessoas, deves procurar espaços de coworking que ofereçam flexibilidade.
Não apenas em termos de horário de trabalho, mas também de localização. O Selina CoLive, por exemplo, é um dos melhores locais de trabalho rurais em Portugal. Aqui terás à tua disposição o “Nomad Pass” uma modalidade que te permite trabalhar nos diferentes espaços Selina que se encontram espalhados pelo país e pelo mundo inteiro.
Isto significa que não terás de escolher um único espaço de coworking, mas sim que poderás experimentar vários enquanto visitas os sítios que te agradam mais.
12 Dicas Para te Ajudar a Escolher o Melhor Espaço de Coworking: Considerações Finais
Antes de começares a procurar o teu próximo espaço de coworking, resumimos-te os fatores mais importantes a considerar: deves procurar um lugar financeiramente acessível que ofereça as comodidades certas para aumentar a tua produtividade, oportunidades de networking, e uma localização estratégica.
Outros aspetos importantes incluem níveis de segurança, privacidade e flexibilidade no que diz respeito a criar o teu próprio horário de trabalho e a ser um nómada digital, sempre em movimento.
Portugal tem uma grande oferta para trabalho remoto. Quer estejas à procura de um local de coworking na cidade, ou um espaço mais remoto para uma pequena escapatória do dia a dia, facilmente conseguirás encontrar o que precisas.
Se o trabalho remoto te parece excelente, mas o teu emprego atual não o permite, porque não consideras uma mudança?
Podes sempre contar com a KWAN e a nossa equipa de Ambassadors para te ajudar a encontrar um projeto que se adeque às tuas necessidades e desejos. Entra em contacto connosco e vamos conversar!