Como Encontrar Casa em Lisboa: O Guia Completo Para Profissionais Brasileiros

De acordo com um Brasileiro que passou por esse processo recentemente.

Desde cedo sempre sonhei em morar fora do Brasil, porém isso estava muito distante da minha realidade. Mal eu sabia que o desenvolvimento de software possibilitaria tornar esse sonho real e com a ajuda da KWAN, mudaria completamente a minha vida!

Hoje moro em Portugal e não me vejo mudando daqui, a segurança, o poder de compra e a qualidade de vida são coisas que antes para mim eram inimagináveis!  

Quando aceitei a proposta vir para cá, havia muitos questionamentos e inseguranças na minha cabeça, exatamente por isso gostaria de compartilhar algumas coisas que aprendi nesse percurso para te ajudar no seu processo de mudança.

Se você tem o sonho de morar fora do Brasil mas ainda não tem certeza se Portugal é a melhor opção, recomendo você dar um passo atrás e ler primeiro esse artigo, pois vai te ajudar a perceber as diferenças entre os dois países.

1. Minha experiência

Em dezembro de 2021, cheguei com a minha esposa a Lisboa e logo fomos para um hotel. Na primeira semana foi tudo maravilhoso, diferente, divertido e de cara nos apaixonamos pela cidade. Porém, nós não esperávamos que o processo de alugar uma casa ou apartamento fosse tão demorado. E por esse motivo ficamos bastante tempo no hotel e meio sem saber para onde ir.

Então já vai a primeira dica: se você não possui alguma casa para ficar, vá para um airbnb por no mínimo um mês, para não se preocupar. 

O frio no começo foi muito difícil, porque saímos de uma cidade que fazia cerca de 35 graus e aqui pegamos 9 graus na primeira semana. Além disso, a culinária é bem diferente e praticamente vivíamos de fast food.

Por isso a importância de ter um lugar para ficar (que tenha cozinha de preferência), pois o processo de mudança já é complicado por diversos motivos, tais como: fuso horário, clima, comida, adaptação, dentre outros. E só de você fazer sua própria comida, não alterar muito a sua rotina e ter tempo para conseguir, com calma, um apartamento ou casa para alugar fará toda a diferença.

Agora que você sabe um pouco sobre o que passei, vou te contar algumas diferenças do aluguel entre Brasil e Portugal. 

2. Diferenças entre Brasil e Portugal

Pra começar, aqui em vez de ALUGUEL se fala ARRENDAMENTO então não estranhe pois essas palavras estão em todos os anúncios de imóveis. Além disso, no Brasil dizemos apartamento de um quarto, dois quartos, três quartos e assim por diante. Aqui T0 significa apartamentos sem quartos (estúdio ou flats). T1 significa apartamento de um quarto, T2 de 2 quartos e assim sucessivamente. 

Aqui também é muito comum arrendar o apartamento totalmente mobilado (isso mesmo, mobilado e mobiliado são a mesma coisa) ou com a cozinha equipada (com: fogão, geladeira, lava louça, máquina de lavar, etc). Isso ajuda bastante.

Outro ponto importante é que você deve estar preparado. Alguns dos critérios para arrendar um apartamento/casa é ter um fiador português, dar um valor de caução e pagar alugueis adiantados ao proprietário. Porém, quando você não tem o fiador português (o que foi o meu caso), pode ser exigido de você um caução ou adiantamento maior para compensar a falta do mesmo. Mas atenção, o valor de caução fica retido até o fim do contrato e geralmente é pedido de 3 a 6 meses (podendo ser usado como adiantamento ou caução), mas isso varia de caso para caso. Já para arrendar um quarto o processo costuma ser mais rápido, entretanto podem pedir os mesmos requerimentos acima, o tornando burocrático da mesma forma (boa sorte).

Portanto, o importante é se planejar e pesquisar bastante para fazer uma boa escolha. E pensando nisso, no próximo tópico vou deixar dicas de lugares e grupos para te auxiliarem na sua busca.

3. Procurando no lugar certo

Para quem é imigrante, partir para busca online é com certeza um diferencial. Pensando nisso, aqui vai alguns sites e grupos de facebook para te auxiliarem na sua procura:

Mas também é importante valorizar o networking, geralmente costuma ser mais rápido quando tem indicações para arrendar o imóvel.

Esse processo de procura costuma ser bem trabalhoso, ligue para os anúncios o mais rápido possível, agende uma visita e faça sua proposta. Apartamentos/casas em Portugal para arrendar entram e saem muito rapidamente. 

4. Encontrando a melhor oferta

Uma saída para fugir dos elevados preços e condições de arrendamento da cidade de  Lisboa, é procurar casas nos arredores, como por exemplo: na periferia de Lisboa (Oeiras, Amadora, Odivelas e Sintra) e na margem sul (Almada, Barreiro, Setúbal e Montijo). Pois, além do valor ser menor, tem transporte ligando as cidades o tempo todo e isso faz com que se torne mais fácil a locomoção. 

Margem Sul

img-3

A margem sul (ilustrada acima) foi a minha escolha por possuir ótimas ofertas, colegas de trabalho que já viviam nesta região e uma ótima infraestrutura (parques, shoppings, hospitais e mercados).

É como morar em uma cidade do interior, mas do lado de uma cidade grande”.

Além disso, existe um comboio que liga Setúbal a Lisboa (passando por diversos distritos no caminho) e tem os barcos que ligam o Barreiro, Seixal e o Montijo à grande capital. 

Por possuir ótimas ofertas ela é bem concorrida para arrendar um imóvel, visto que muitas pessoas recém chegadas buscam se instalar por aqui. Outro ponto é que se você não morar perto de transportes públicos (e não possuir carro) pode ter dificuldades de ir para Lisboa. 

Cidade de Lisboa

img-5

As vantagens de morar na grande Lisboa é a diversidade que você encontra em todos os sentidos (bares, restaurantes, shoppings, transportes, pontos turísticos e tudo que essa cidade oferece). Porém os arrendamentos possuem um preço mais elevado por metro quadrado, ou seja, o que você pagaria em um T0 em Lisboa equivale a um T1 ou T2 nas suas proximidades. 

Ideal para pessoas que necessitam trabalhar diariamente em Lisboa e querem mais facilidade de locomoção, já que a infraestrutura da cidade é excelente e permite o acesso de ponto a ponto muito rapidamente.

Periferia de Lisboa

img-7

Uma outra opção é procurar ofertas em Oeiras, Amadora, Odivelas e Sintra, por exemplo. Pois elas estão ligadas diretamente a Lisboa, o que significa que você vai morar na capital mas afastado do grande fluxo, e possui alguns meios de transporte mais rápidos do que a margem sul (pegar um barco e pegar metrô, por exemplo).

Amadora possui uma boa infraestrutura de centros comerciais e transportes públicos (ônibus, trem e metrô). Além de estar a uma distância de 14 km do centro de Lisboa.

Oeiras é um dos concelhos mais desenvolvidas e modernos dos arredores de Lisboa e conta com belas praias. Além disso, ela faz divisa com a cidade de Lisboa tendo o trem e o ônibus como principais meios de transporte para o centro da cidade.

Sintra é uma vila linda e com um vasto patrimônio arquitetônico! O concelho apresenta uma diversidade em valores de arrendamento, com opções caras, médias e baratas. Sem contar que o transporte via trem permite a chegada em Lisboa em aproximadamente 30 minutos, passando por diversos pontos da cidade.

Odivelas é um concelho pequeno e o mais próximo de Lisboa, além de contar com ônibus e metrô. É um local com muita diversidade cultural e onde poderá encontrar boas oportunidades de arrendamento, além de muito comércio nas proximidades.

Como Encontrar Casa em Lisboa: Considerações Finais

Portanto, a margem sul tem valores melhores por metro quadrado, Lisboa tem mais acessibilidade e diversidade de preços e os arredores são o meio termo (possuem algumas ofertas boas e conta com transportes variados). Então, depende muito do seu perfil, disponibilidade, valor que está disposto a pagar e necessidade.

Vale a pena analisar se seu trabalho é remoto ou precisa ir ao escritório com mais frequência, antes de tomar uma decisão.Independentemente da sua escolha se é margem sul, Lisboa ou periferia de Lisboa, deve ter em mente que as cidades em Portugal são muito organizadas, seguras e tem uma excelente estrutura para você e sua família. 

Por isso, onde quer você escolha morar, com certeza irá se sentir seguro e feliz com sua decisão de viver em Portugal – mesmo que, como no meu caso, o início seja um pouco burocrático.

Além disso, a KWAN teve um papel fundamental durante todo o meu processo de mudança e adaptação (para conhecer quais as vagas que a KWAN tem disponíveis, consulte esse link). Hoje estou muito feliz com isso, o começo é sempre a parte mais difícil, mas tudo se ajeita com o passar do tempo. Desejo sorte na sua jornada e espero ter te ajudado com essas dicas ????