fbpx

Como manter amizades com ex-colegas depois de mudar de emprego

Já não escreves código lado a lado com os teus colegas, mas será que isso significa que têm de deixar de ser amigos? Não!

Finalmente tomaste a decisão de deixar a empresa onde trabalhaste durante os últimos anos e iniciar um novo projeto! Mas trabalhas com as mesmas pessoas há tanto tempo que não imaginas o teu dia dia com mais ninguém…e então começas a questionar-te: como vais manter amizades com ex-colegas depois de deixares a empresa?!

Obviamente que não queres perder o contacto depois de terem passado tantos e tão bons momentos juntos.

Embora existam muitos benefícios no teu novo emprego e estejas entusiasmado em poder fazer algo diferente, poderás dar por ti a sentir a falta dos teus antigos companheiros… mais do que gostarias de admitir!

Mas só porque não os vês diariamente, não significa que tenhas de os deixar de ver de todo. Pelo contrário! Agora é a tua oportunidade de desenvolveres amizades duradouras, criando mais memórias e partilhando experiências ao longo do tempo.

Aqui estão algumas dicas sobre como manter amizades com ex-colegas quando mudares de trabalho:

1. Expressa a intenção de te manter em contacto

Uma das coisas mais importantes que podes fazer para manter amizades com ex-colegas, é deixares a empresa com intenções explícitas de ficar em contacto quando já lá não estiveres.

Sugerimos que cries um grupo numa app, como o whatsapp ou o messenger, com os teus colegas mais próximos antes de te ires embora, ou que partilhes os teus contactos pessoais antes de dizeres adeus no teu último dia.

2. Combinem ir a eventos juntos

Se têm interesses ou passatempos semelhantes, manter amizades com ex-colegas não vai ser muito difícil!

Porque não os convidas para se juntarem a ti em eventos tecnológicos? Publicámos recentemente um guia sobre como tirar o melhor partido dos 12 eventos tecnológicos mais fixes que vão decorrer em 2022.

Conferências, Comic Cons ou filmes de ficção científica – qualquer experiência é sempre mais enriquecedora quando estás ao lado dos teus amigos! Não só é uma ótima forma de passar tempo com alguém, como também estás a fazer algo que interessa a ambos, permitindo a partilha de ideias e piadas uns com os outros, à medida que decorre o evento.

3. Teletrabalho em conjunto

O teu novo emprego tem horários de trabalho flexíveis? Ou estás em teletrabalho? Usa isso em teu benefício combinando trabalhar no mesmo espaço físico com os teus ex-colegas. Porque não escolher um café com acesso à internet e ambiente amigável? E aproveitar para, além de pôr as novidades em dia nas pausas, trocar ideias e pedir conselhos?

Se por um lado nem todo o trabalho tem de ter lugar num ambiente profissional e em silêncio total, por outro, mesmo os profissionais de IT mais bem-sucedidos contam com a ajuda de outras pessoas para trocar ideias e obter diferentes pontos de vista.

Porque é que não tentas encontrar um espaço de coworking na tua cidade para trabalharem em conjunto? Vê o nosso artigo sobre os 15 espaços de cowork em Portugal para te inspirares!

Vais ver que a companhia e a mudança de ares te vão dar uma motivação extra. ????

4. Encontrem-se fora do horário de trabalho 

Manter amizades com ex-colegas poderá ser mais fácil se for feito antes, durante ou depois do trabalho.

És um madrugador e gostas de ir ao ginásio de manhã ou dar uma corridinha rápida pelo bairro? Vais passear o teu cão e lembras-te que o teu antigo colega faz o mesmo num parque perto de ti?

Utiliza esses momentos para dar dois dedos de conversa!

Se vivem nas proximidades uns dos outros, talvez possas encontrar os teus amigos durante a hora do almoço… ou para beber um copo depois do trabalho?

Se o teu antigo escritório não ficar muito longe do teu atual, então fazer planos também vai ser muito fácil! Podes até trazer os teus novos colegas para conhecer os antigos, que tal?

5. Organiza um convívio regularmente

És fã de cinema? Ou és mais de videojogos? Ou talvez a tua praia seja um bom jogo de snooker ou xadrez? ♟

O que quer que seja que gostas de fazer depois de um dia de trabalho, lembra-te: reunir a tua malta para jogar ou assistir a algo que ambos gostam é uma excelente forma de manter amizades com ex-colegas!

Se fizeres um esforço para saíres da tua zona de conforto e organizares eventos informais fora do horário de trabalho, ficarás surpreendido com a quantidade de amigos que estarão interessados em participar. Seja uma noite semanal de jogos em tua casa com pizza e algumas cervejas, ou uma ida à pista de bowling local.

Quanto mais tempo passares com estas pessoas, mais convites e oportunidades surgirão, pois deixas de ser apenas um bom colega, para passares a ser um amigo com quem podem contar para se divertirem.

6. Por último, mas não menos importante: videojogos

Se não te apetece sair de casa, mas estás num mood social, porque não jogar videojogos com os teus amigos? Desta forma, podes divertires-te à grande enquanto ainda pões as novidades em dia. Abre o Discord e prepara-te para a ação, sintonizando os auscultadores e o microfone para dizeres olá à tua equipa! Ficarás surpreendido com o quão faladores todos se tornam quando se trata de planear estratégias de batalha.

E não é afinal disso que se trata a amizade? Trocar ideias, partilhar grandes momentos (online ou offline) e ajudarem-se uns aos outros a planear as vossas próximas aventuras? ????

Como manter amizades com ex-colegas depois de mudar de emprego: considerações finais

Esperamos ter conseguido mostrar-te como é fácil manter amizades com os teus ex-colegas!

Participar em eventos juntos, reunir fora do horário de trabalho ou jogar videojogos, são algumas das maneiras de manteres essas amizades. Por isso, não tenhas medo de abraçar um novo desafio só por não passares tanto tempo com eles!

Lembra-te que manteres o contacto com ex-colegas não se trata apenas de amizades, é importante fazê-lo também por razões profissionais. Quem sabe eles ainda te vão recomendar para uma oportunidade de trabalho que é a tua cara ou ajudar-te com problemas que a empresa deles já teve no passado… as duas empresas podem até acabar por colaborar uma com a outra!

Tudo porque já existia uma relação entre vocês, o que facilitou essa mesma colaboração. ????

Se não tens um novo desafio profissional à tua frente, mas achas que está na hora de mudar, fala connosco! A nossa equipa de recrutadores, na KWAN, terá todo o prazer em ajudar-te a encontrar um projeto que corresponda às tuas competências, ambições, gostos pessoais e ao teu tech stack favorito.

Vamos conhecer-nos? ???? ????