Já se nota que certas indústrias se preparam para um crescimento exponencial este ano – descobre quais as tendências a que deves prestar atenção nos próximos meses.
A tecnologia está no centro de tudo o que fazemos e nunca pára de evoluir. Algumas indústrias tecnológicas enfrentam um crescimento exponencial, apresentando soluções inovadoras e fornecendo novas vias para investigação e exploração.
Desde inteligência artificial a tecnologia limpa e sustentável e computação quântica, os tópicos são vastos. Assim, neste artigo, iremos abordar o estado atual da tecnologia, focando naquilo que poderemos esperar de 2025.
Faremos também uma retrospetiva de 2024, analizando as principais tendências que viram um grande crescimento e que continuam a revolucionar a indústria. Adicionalmente, iremos explorar o impacto que a economia e a política têm no setor tecnológico e de que forma estes fatores influenciam o recrutamento.
Tendências Tecnológicas que Podemos Esperar em 2025

Ainda estamos no início do ano, e já é percetível que certos setores tecnológicos se preparam para um crescimento exponencial. Alguns deles incluem:
Biotecnologia. O progresso na biologia e tecnologia digital levou à criação de soluções em várias áreas como a saúde, alimentação, agricultura, bens de consumo, sustentabilidade, energia e fabrico de materiais. Engenharia e terapia genética bem como investigação farmacêutica são setores em rápido desenvolvimento, tanto que as ciências da vida são o segundo sector mais bem classificado no Technology Fast 500.
Blockchain. Este mecanismo de bases de dados avançado permite uma partilha de informação transparente dentro de uma rede ao armazenar dados em blocos que se ligam em cadeia. Cada vez mais é utilizado em operações relacionadas com segurança para aumentar a transparência, reforçar a segurança e reduzir tentativas de fraude.
Computação Neuromórfica. Baseado no design de processadores que imitam as estruturas neurais e métodos de processamento do cérebro humano, esta tendência conduz a uma maior eficiência na conclusão de tarefas. Também poderá levar ao aumento da eficiência energética e poder de computação, especialmente para tarefas que precisam de aprendizagem e adaptação em tempo real.
Realidade Alargada (XR) para Treino. Combina realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e realidade mista (MR) para criar experiências de treino imersivas que replicam cenários da vida real para uma grande variedade de setores, desde saúde até aviação e produção.
Turismo Espacial. Empresas como a Space X e Blue Origin tornam as viagens espaciais acessíveis a mais pessoas, para além de astronautas através dos seus investimentos em viagens espaciais comerciais. Iremos, provavelmente, assistir a um impulso na tecnologia e investigação aeroespacial como resposta às ofertas atuais.
2024 em Retrospetiva: As 5 Principais Tendências Tecnológicas

Embora a tecnologia esteja em constante evolução, muitas das tendências do ano anterior irão continuar a crescer ao longo deste ano, influenciando continuamente as nossas vidas e alterando o panorama tecnológico atual. Olhando para 2024 em retrospetiva, eis as 5 tendências tecnológicas que deixaram a sua marca no ano passado:
Integração de IA Generativa
A inteligência artificial continua a ser a maior e mais proeminente tendência na indústria tecnológica.
De acordo com um estudo da Vention, em 2024, mais de 80% das empresas adotaram alguma forma de IA, considerando-a uma tecnologia fundamental nos seus negócios. Enquanto a automação baseada em IA pode ser aplicada a praticamente todas as decisões empresariais, estes números seguramente continuarão a crescer.
A IA está a revolucionar os setores da saúde, finanças, retalho e muitos outros, independentemente dos seus tamanhos. De facto, a combinação de soluções de IA open-source, baixos custos de implementação e complexidade de sistemas reduzida permitiu uma maior democratização da IA.
As empresas tiram partido da IA para melhorar a experiência do cliente, implementar campanhas de marketing personalizadas, escrever código complexo e analisar grandes quantidades de dados.
Em 2024, assistimos a uma mudança de modelos de IA de uso geral para modelos generativos que englobam implementações específicas de domínio preparadas para responder a necessidades específicas. Gigantes como a Amazon e a Google já apresentaram grandes contribuições com diferentes inovações de IA Gen.
A Microsoft, por exemplo, incorporou capacidades de GPT-4 no Microsoft 365 e criou a funcionalidade Copilot. Ela oferece inteligência em tempo real que permite aos utilizadores concluir tarefas com mais eficiência, aumentando a sua produtividade e melhorando a experiência de trabalho no geral.
De um ponto de vista de negócios, os utilizadores têm acesso a conteúdo relevante para as suas funções como a escrita, resumo de reuniões e resposta a perguntas; tudo no contexto do trabalho que realizam no Microsoft 365.
Computação Edge
O mundo está cada vez mais digital com um crescimento óbvio de tecnologia de dados pesados, o uso pessoal e empresarial de IoT, monitorização de saúde remota e trabalho remoto, por exemplo. Isto exige uma infraestrutura de TI com mais capacidade de processamento do que nunca.
Para responder a esta necessidade, as empresas estão a voltar-se para a computação edge. Esta aproxima fisicamente o poder de processamento da fonte de dados, melhorando os tempos de resposta e poupando largura de banda. De facto, as empresas querem reduzir a sua dependência da computação em nuvem devido aos seus preços elevados e exigências de recursos significativas, especialmente aquelas que lidam com grandes quantidades de dados.
Ao transitar para a computação edge, as organizações conseguem não só reduzir os custos da computação em nuvem, mas também reduzem as transmissões de largura de banda, fornecendo uma experiência de utilizador mais rápida, diminuindo latência e analizando dados com maior rapidez.
“CleanTech” e TI Verde
A tecnologia limpa ganhou um grande impulso em 2024. Na verdade, só no ano passado, 200 milhões de dólares foram investidos em empresas de “CleanTech”. Tecnologia sustentável é agora imprescindível na estratégia de TI das empresas e não apenas algo bonito de se ver.
Um bom exemplo disto é a plataforma GreenLake da Hewlett Packard (HP) Enterprise. Esta abordagem híbrida aos serviços na cloud baseia-se em hardware otimizado que prioriza a eficiência energética, permitindo que as empresas minimizem o seu impacto ambiental enquanto mantêm níveis de desempenho otimizados.
Esta plataforma oferece ainda acesso a um painel de controlo de sustentabilidade que fornece análises detalhadas sobre o consumo de energia de TI, emissões de carbono, custos de eletricidade e mais.
Esta tendência de “CleanTech” e TI verde vai muito além do produto final. Ela engloba o ciclo de vida inteiro da TI, incorporando aquisições ecológicas, eliminação ética de hardware e adoção de energias renováveis nas operações dos centros de dados.
Cibersegurança com Recurso a IA

A cibercriminalidade continua a ser uma ameaça constante e crescente e as abordagens de segurança previamente existentes eram já insuficientes contra ameaças modernas. Desde simples burlas de emprego online a ataques de cibersegurança complexos, no que diz respeito ao cibercrime, estar bem protegido é o derradeiro objetivo.
É por isso que as empresas investem em soluções com recurso a IA mais sofisticadas para detetar e impedir qualquer ataque nas suas fases iniciais.
Ferramentas com IA conseguem reconhecer ataques antes de operadores humanos e responder a ameaças em tempo real. Como a IA aprende por si mesma, estas ferramentas de cibersegurança conseguem compreender como as operações de negócio funcionam e facilmente identificar qualquer anomalia que possa indicar uma falha de segurança.
Investir em medidas de segurança baseadas em IA é rentável a longo-prazo. Um estudo da IBM de 2024 mostrou que empresas que usam ferramentas de cibersegurança com IA e automação como medida de prevenção pouparam 2,22 milhões de dólares em comparação com aquelas que não utilizaram este tipo de soluções.
Computação Quântica
A computação quântica permite que os dados existam em dois estados ao mesmo tempo e o seu principal objetivo é aumentar a velocidade de computação. Cálculos complexos que seriam resolvidos pelos nossos computadores em anos poderiam ser resolvidos em meros minutos com recurso a computação quântica.
Este setor enfrentou vários problemas tecnológicos e financeiros mas, finalmente, no ano passado, arrecadou algum ímpeto. Podemos estar mais perto do que nunca de finalmente conseguir aplicações reais para este tipo de computação.
Atualmente, na liderança da corrida à computação quântica está a IBM com o seu computador quântico Osprey, com 433 qubits. A empresa espera evoluir este computador para 4000 qubits em 2025. A IBM também oferece acesso na cloud a sistemas de computação quântica e ferramentas de desenvolvimento através do seu programa Quantum, para testes de algoritmos quânticos.
Existe muita antecipação relativamente ao potencial impacto desta tecnologia.
Segundo a McKinsey, a computação quântica terá o seu maior valor nos sectores das ciências da vida (simulação de processos químicos, otimização de designs farmacêuticas e avanço no desenvolvimento de tratamentos médicos personalizados) e financeiro (redução drástica dos riscos de mercado, melhoria da deteção de fraudes e aceleração da integração de clientes).
Impacto Económico e Político no Crescimento da Indústria Tecnológica

O desenvolvimento e crescimento da indústria tecnológica são moldados pela interação entre as forças económicas e políticas atuais.
No âmbito político, a regulamentação desempenha um papel significativo, com governos a promulgarem leis de privacidade de dados mais rigorosos como o GDPR na Europa e a CCPA na Califórnia e a elaborarem quadros como a Lei da IA da UE e ordens executivas dos EUA para garantir a utilização ética da IA.
Inventivos e políticas governamentais moldam a paisagem tecnológica através de iniciativas como investimentos focados no clima em energias renováveis, veículos elétricos e tecnologia sustentável (como a Lei de Redução da Inflação dos EUA). Vemos também parcerias público-privadas em computação quântica, exploração espacial e telecomunicações.
Ao mesmo tempo, a regulamentação da desinformação e do discurso de ódio influencia os algoritmos de plataformas, enquanto que regimes autoritários, como o da China, dão ênfase a tecnologias de vigilância e censura.
Mundialmente, a competição intensifica entre países que procuram a supremacia dos semicondutores através de esforços como a Lei CHIPS dos EUA, a par de avanços ambiciosos na exploração do espaço impulsionados tanto por agências públicas como por empresas privadas.
Influências económicas, por outro lado, moldam a indústria tecnológica através de tendências de investimentos, com o capital de risco e o investimento privado a flutuar com base nas taxas de juro e nas condições de mercado, levando ao aumento de financiamento em áreas como IA, fintech e biotecnologia.
Os governos também desempenham o seu papel, investindo em tecnologias através de iniciativas como o Pacto Ecológico Europeu.
Entretanto, gastos corporativos são influenciados por pressões económicas como a inflação e disrupções da cadeia de abastecimento, incitando à adoção de tecnologias económicas como automação com recurso a IA e computação em nuvem.
Por fim, o comportamento dos consumidores é impactado pelas condições económicas, com a exigência de produtos tecnológicos emergentes como veículos elétricos e dispositivos inteligentes, variando de acordo com fatores económicos e privilegiando soluções rentáveis como SaaS e plataformas open-source.
Como é que Estas Tendências Irão Influenciar o Recrutamento em TI?

As tendências mencionadas anteriormente influenciam diretamente as dinâmicas do mercado e da contratação. Olhando para o panorama geral, torna-se claro que as empresas já começaram a procurar profissionais especializados com capacidades específicas e valiosas, ao invés de generalistas que não possuem conhecimentos avançados numa área em particular.
Os peritos são mais competentes a gerir os desafios complexos associados com áreas especializadas. Algumas das capacidades mais procuradas irão incluir proficiência em IA, ciência de dados, operações e suporte em TI, cibersegurança e privacidade, e automação de processos tecnológicos.
Isto poderá traduzir-se num aumento da procura de funções como analistas e engenheiros de IA/machine learning, programadores de inteligência empresarial, engenheiros de cibersegurança, engenheiros de dados e DevOps, engenheiros de rede/cloud, e consultores de transformação digital. Poderá ser particularmente difícil recrutar para algumas destas posições devido à sua complexidade.
O Estado da Tecnologia: Principais Inovações e Desafios Globais Que Marcam Este Ano – Considerações Finais
Olhando para o futuro, é evidente que a indústria tecnológica não vai abrandar tão cedo. Com um forte ênfase na resolução de alguns dos maiores desafios atuais e muito financiamento disponível para as empresas bem sucedidas, o ritmo da inovação deverá manter-se.
As tendências tecnológicas que explorámos irão desempenhar um grande papel em moldar o nosso futuro, impactando tudo desde como vivemos e trabalhamos até como resolvemos problemas globais. À medida que estas tendências evoluem, irão certamente ajudar a impulsionar o progresso e abrir novas e entusiasmantes possibilidades para o que está para vir.
No que diz respeito aos desafios que estas tendências podem trazer para o recrutamento para o teu projeto, podes contar com a KWAN para te ajudar a encontrar rapidamente os especialistas que melhor se enquadram na tua equipa. Entre em contacto conosco para que possamos avaliar as necessidades do teu projeto, juntos.