Carteira de motorista: tudo o que necessita de saber para conduzir em Portugal

Para brasileiros que já têm CNH válida no Brasil, é possível transferir para a carta de condução portuguesa, em alguns passos. Neste artigo vou explicar-lhe como fazê-lo, de forma a alcançar a liberdade de conduzir, não só em Portugal mas também em outros países da União Europeia. 

Conduzir pode facilitar seu dia a dia, permitindo que resida em uma área mais deslocada do centro da cidade, e por isso menos abrangida por transportes públicos, o que certamente ajudará a que o aluguel mensal seja menor. Por outro lado, permite-lhe viajar durante as férias e o final de semana, explorar Portugal e até mesmo países da União Europeia e outros com os quais Portugal tenha acordo. Pode consultar todas as regras, aqui.


Regras para conduzir em Portugal sendo estrangeiro


Pode conduzir em Portugal, com o título de condução estrangeiro, pelo período de 185 dias subsequentes à sua entrada em Portugal e antes da fixação de residência (conduzir enquanto turista).

Se fixar residência em Portugal, deve ter em conta os seguintes prazos, contados do dia em que obteve a autorização de residência:

  • Até 90 dias, pode continuar a conduzir com o título de condução estrangeiro, mas deve dar entrada do pedido de troca no IMT, I.P.;
  • Após os 90 dias iniciais e até 2 anos, pode dar entrada do pedido de troca no IMT, I.P, mas já não pode conduzir em Portugal com o título estrangeiro;
  • Após 2 anos, não pode conduzir com o título de condução estrangeiro e caso pretenda trocá-lo por carta de condução portuguesa, é submetido a um exame de condução (prova prática) e tem de aprovar. 


O que é então necessário legalmente para fazer esta transição?

Deverá cumprir alguns requisitos para o poder fazer:

  • Possuir carta de condução de categoria B com mais de 3 anos de experiência e ter mais de 25 anos.
  • Caso tenha menos de 25 anos, além de ter carta de condução Categoria B deverá possuir licença de ciclomotor.


Qual a validade ?

A validade varia de acordo com a categoria e a idade da pessoa e a data que tirou a primeira carta de condução.

Exemplo:
Condutores menores de 60 anos, com as categorias B1 e B, que tiraram a primeira carta entre 2 de janeiro de 2013 e 29 de julho de 2016. Renovação de 15 em 15 anos, até ter 60 anos. Revalida de 5 em 5 anos anos até os 70. A partir dos 70 anos, deve revalidar a carta de 2 em 2 anos.


Todos os detalhes e para verificar de acordo com a sua categoria/idade/data da primeira carteira aqui.


Que veículos posso conduzir em Portugal (CATEGORIA B)?

  • Motociclos e scooters até 125cc de cilindrada com um patamar de potência máxima até 11 kW (15 cv) e que não excedam uma relação potência/peso de 0,1 kW/kg;
  • Triciclos com mais de 125cc de cilindrada aprovados na categoria L5e. Ou seja: com pedal de travão no eixo dianteiro e traseiro, travão de estacionamento, indicadores de direção na carroceria e largura do trem dianteiro igual ou inferior a 460mm;
  • Quadriciclos, quadriciclos ou scooters de quatro rodas aprovados como quads;
  • Motociclos elétricos equivalentes às anteriores.


Passos para Aquisição


Primeiro passo: Reunir a documentação

  • Ter uma carteira de motorista válida, sendo que esta será SUBSTITUÍDA pela nova carta de condução nos próximos passos;
  • Número de Identificação Fiscal;
  • Título de residência válido;
  • Atestado Médico Eletrónico (enviado online pelo/a médico/a para o IMT);
  • Comprovativo de autorização de residência em Portugal.


Segundo passo: Obter o atestado médico para a Carta de Condução

De forma a poder conduzir em Portugal, é necessário fazer um exame de visão para certificar e fazer a renovação da carta de condução. Existem algumas opções pagas, que são mais rápidas, e opções gratuitas, que podem demorar mais.

O Dr online foi o que eu fiz, com o preço de 35 euros, porém tem altíssima disponibilidade de horários e a possibilidade de fazer online.

Em algumas unidades da Wells tem a opção de fazer o exame de GRAÇA !

img-2



Ou se você tiver cadastro no SNS, você pode solicitar o exame com o oftalmologista no centro de saúde mais próximo da sua freguesia, e também é de GRAÇA !


Terceiro passo: Preencher o formulário

Com sua documentação e exame em mãos, basta preencher e fazer o upload dos arquivos no formulário do IMT.


Quarto passo: Marcar e ir ao IMT pessoalmente

Ao preencher o formulário, irá receber ao longo do tempo os status. Um destes emails será um link para marcar sua ida ao IMT mais próximo para realizar a criação do seu novo cartão. 

Caso já tenha o cartão cidadão, ele já vai buscar as informações e fotos que já estão no sistema, caso contrário, terá que tirar uma nova foto, então prepare o look. Inclusive, escrevi um artigo com tudo o que precisa de saber sobre como fazer o cartão do cidadão, pode consultar aqui.

Neste processo também deverá ser pago o valor de €30 euros EM ESPÉCIE.

Ao final,  você sairá com um documento que é uma guia provisória da carta de condução, porém você poderá já sair dirigindo com sua “nova carta de condução”.


Prazo de entrega do cartão

Oficialmente dão o prazo de 60 dias para a entrega do cartão, neste período a pessoa fica com uma guia provisória que permite conduzir até receber a carta portuguesa. 

RELATO PESSOAL: O processo de chegada do meu cartão foi bem demorado porque marquei no IMT de Lisboa, que tem muitos atendimentos e demorou UM ANO para ficar pronto.

DICA: Marque em cidades menores que você consiga ir, e ainda faça um passeio numa cidade nova. (O processo da minha cunhada foi em Aveiro, demorou UM MÊS, ela aproveitou o dia lindo para conhecer a cidade.) .


CNH Brasileira vencida

Caso a sua carteira de motorista já esteja vencida NÃO é possível realizar a troca, ou deve voltar ao Brasil para renovar ou fazer o processo do zero em Portugal. 


Carteira de motorista: tudo o que necessita de saber para conduzir em Portugal – Considerações Finais

Ao realizar a troca da sua CNH para carta de condução Portuguesa eu acredito que a minha primeira vantagem foi a renovação de 15 anos (sendo que a minha estava para vencer no Brasil).

Outro ponto legal é que você pode utilizar a aplicação do ID.GOV.PT para usar o documento em território nacional, o que evita perdemos documentos.

img-4

Com sua carta de condução portuguesa pode fazer o que eu mais gosto que é VIAJAR, só que agora tendo a liberdade de parar a apreciar momentos e vistas incríveis de momentos que ficam únicos do seu caminho na estrada. Alguma dúvida, é só falar aqui nos comentários. Para você que vai iniciar agora o processo de transição de carteira de motorista para carta de condução, boa sorte! Alguma dúvida, é só falar aqui nos comentários.  

img-6