Adapt or die: Estratégias simples para te manteres actualizado

Como muitas outras actividades profissionais, a programação está em constante evolução, talvez seja até a actividade com mais perspectivas de futuro.
O melhor (ou pior, dependendo da tua perspectiva), é que esta não é uma evolução lenta e ritmada, antes pelo contrário, todos os dias pode surgir algo inovador, graças à facilidade de colaboração e construção presentes na actividade. Um bom exemplo disto são os projectos open-source.

Felizmente, ainda é uma actividade profissional extremamente convidativa, devido à facilidade de acesso à aprendizagem das skills necessárias. Hoje em dia, qualquer pessoa com um computador e ligação à internet, pode aprender a programar.

A possibilidade de entrar no Github e começar a explorar o vasto mundo de possibilidades que a actividade oferece, é preciosa e todas as ferramentas que alguma vez precisarás estão disponíveis online.

Com toda esta abundância de informação pode ser difícil manteres-te a par de todas as novidades da programação, mas esse esforço é recompensado.

As vantagens de te manteres actualizado

  1. Relevância Profissional. Por muito que gostes da forma ou tecnologia com que trabalhas hoje em dia, tudo pode mudar no que parece ser um instante. Para expandir os teus horizontes e não seres apanhado de surpresa, manteres-te a par das últimas novidades é uma das tuas melhores opções.
  2. Produtividade. Nenhuma tecnologia é adotada se não trouxer algo de novo. Seja poupança de tempo, novos benefícios ou simplesmente retirar stress ao trabalho. As tecnologias que têm mais sucesso são aquelas que tornam fáceis, problemas outrora difíceis.
  3. Conhecimento. Podes ser uma pessoa que gosta de estar a par das novidades e que não consegue viver de outra forma, ou alguém que lê a Hackernews só porque toda a equipa do escritório a tem como homepage. Independentemente do teu grau de curiosidade, ao procurares saber mais, estarás em constante aprendizagem e ganharás novas perspectivas sobre a resolução dos problemas do dia-a-dia, it’s a win-win situation.
  4. Expandir horizontes. Limitares-te à tua zona de conforto nunca é boa ideia. Todos os programadores que procuram ser e fazer melhor, procuram maneiras de expandir os seus horizontes e de descobrir novas formas de abordar os desafios. Adapt or die.
  5. Auto-estima. Adquirir conhecimento tem um efeito positivo na tua auto-estima. Quanto mais assuntos dominas, mais apto te sentes a tentar novas abordagens e a lidar com novos problemas.


    A constante actualização da tua “biblioteca mental” leva à evolução profissional e pessoal.

Para além do facto de te manteres actualizado contribuir para o sucesso da equipa onde trabalhas, do produto ou projecto que estás a desenvolver, também te mantém apetecivel para o mercado. Mostrar que gostas de contribuir para a comunidade e que procuras soluções novas para problemas existentes torna-te num asset extremamente valioso para as empresas (quer em Portugal, quer no estrangeiro).

Depois das vantagens, vêm as sources

HackerNews
HackerNews: O site líder no que toca a notícias do mundo da programação.

O famoso site do Ycombinator é um dos favoritos por diversas razões. Para muitos é o site para todas as novidades tecnológicas, e não só.


A definição da wikipedia sobre o site reflecte:

Em geral, o conteúdo do HackerNews é definido por “qualquer coisa que satisfaça a curiosidade intelectual de um indivíduo.
Desde links com notícias atuais a dicas e guias para programadores, vais encontrar um pouco de tudo aqui.





Reddit
Reddit is secretely ran by cats.

Se nunca ouviste falar do Reddit, o teu passaporte de internauta é capaz de ter expirado.


Um colosso digital, o Reddit é um agregador de sub-foruns sobre o mais variados temas, desde à programação, a super específicos como fotografias de esquilos a comer coisas que não deviam.

Porque é fácil perderes-te no meio da abundância de informação, aconselhamos-te a verificar esta lista para adicionares os subreddits que consideres mais interessantes.
A partir daí podes começar a tua aventura, desde visitas diárias aos top posts do ano, não há limites no que toca aos temas abordados no reddit, basta investires algum tempo a navegar e certamente aprenderás algo de novo.




Github
GitHub não é só repos.

Se queres saber as novidades mais frescas, este é o sítio onde as deves ir buscar.


O GitHub Trending e GitHub Showcases permitem-te identificar quais as libraries que estão a receber mais atenção e os projectos mais interessantes do momento. Podes também, filtrar os resultados com a tua linguagem preferida.


Se queres ser aquele colega que sabe o que vai acontecer antes de todos, mantêm os teus olhos colados a este.





Digests & Newsletters
A newspaper a day keeps the doctor away.

Lembras-te de receber aquele email todas as segundas-feiras de um colega que leu algo que o impressionou e decidiu enviar ao escritório inteiro? Os digests são um pouco assim.
Se quiseres uma lista curada das notícias e acontecimentos mais importantes do momento, sem o esforço de os ires procurar, os digests são a tua melhor escolha.

Um email por semana, 5 links. É a promessa que estas 5 sugestões te apresentam:

Porter.io
Porter.io

O quão awesome seria teres um sítio em que tudo o que precisas de fazer é registar com a conta do Github e receberes conteúdo curado de notícias, repos e todas as novidades?


Esta é a promessa do Porter.io, regista-te com o teu Github e começa hoje a receber as notícias que mais te interessam.

Medium
Medium

Lançado em 2012, o Medium é uma plataforma de publicações online. Hoje em dia é um site que conta com a participação de diversas pessoas das mais variadas indústrias e a programação não escapa à regra.


Uma simples pesquisa pelo site mostra-nos todas as publicações relativas à keyword of choice e devido ao perfil dos utilizadores do site, estas notícias e artigos de opinião são extremamente relevantes.

Twitter
Twitter

O famoso water cooler da Internet não podia faltar desta lista.
O Twitter é menos sobre a plataforma em si e mais sobre as pessoas que a usam, por isso, criámos uma lista de utilizadores que podes seguir para te manteres o mais atualizado possível.


  • Andy Hunt Um dos 17 autores do Agile Manifesto, hoje em dia é consultor e autor.
  • Erich Gamma: Co-criador da frame de teste de software JUnit. Lidera um laboratório de desenvolvimento para a Microsoft Visual Studio Team.
  • Kent Beck: Programming coach no Facebook e um dos 17 autores do Agile Manifesto.
  • Martin Fowler: Autor, speaker e programador extremo. Hoje em dia trabalha como consultor na ThoughtWorks.
  • DHH: Criador do Ruby on Rails e CTO na Basecamp.

Não te esqueças de explorar e descobrir novas pessoas para seguir baseado nos teus interesses e pensa sempre: quality over quantity.




Stackoverflow
Stackoverflow ou como gostamos de lhe chamar, o oráculo.

Normalmente, acabamos no Stackoverflow quando queremos descobrir como se faz algo. Aliás, a maior parte das pessoas nem vai ao Stack, vai ao Google e acaba por entrar no primeiro link, que é do Stack.

Há uma razão pela qual o Stackoverflow é a resposta aos problemas de muitos programadores. Para além do famoso (e infame) copy/paste, é um sítio onde qualquer um pode aprender e ajudar o próximo, num ambiente extremamente construtivo. Numa frase o Stackoverflow é: “People having problems with stuff”.




SlashDot
SlashDot

News for Nerds. Stuff that matters.

Este é o motto do SlashDot, um site de notícias social, à semelhança da HackerNews, o Slashdot é um site onde os utilizadores podem submeter notícias e votar nas que considerarem mais relevantes.
Criado nos anos 90 por Rob Malda e Jeff Bates, o SlashDot já sofreu várias alterações ao longo dos anos, mas a sua importância mostrou que está cá para ficar.




CodeAcademy
CodeAcademy
Não podíamos falar de sources sem te apresentar o CodeAcademy, uma das mais famosas plataformas interativas que oferece aulas de programação em mais de 12 linguagens de programação.
Conhecido por muitas acções de impacto social , o CodeAcademy tornou-se num staple do que a programação é, algo valioso que qualquer um pode aprender.




Google Developers
GoogleDevelopers
Só o nome Google já implica o descobrimento de algo novo. É isso que a Google quis fazer com o Google Developers, um site onde podes encontrar um universo enorme de recursos, desde tutoriais, a SDKs, comunidades, APIs e eventos, não há limites ou categorias suficientes para juntar tudo o que a Google juntou na criação deste site.




Coding Horror
CodingHorror
Escrito pelo Jeff Atwood, fundador do StackOverflow, o Coding Horror é nada mais, nada menos do que uma colectânea das suas pesquisas e pensamentos em formato blog. Aqui não se fala só de programação mas também do factor humano dentro da actividade e todas as implicações que esse factor trás. Isto aliado à experiência de vida do Jeff, faz com que encontremos muitas pérolas escondidas em cada post.


Podcasts
Os podcasts são a rádio on demand

Diamantes em bruto, os podcasts oferecem os benefícios dos artigos escritos, com todas as vantagens de mobilidade associadas.
São a fonte de informação perfeita para quem está constantemente on-the-go.

Eis algumas sugestões para começares:

  • SoftwareEngineeringDaily: Entrevistas diárias sobre tópicos técnicos de software
  • DotNetRocks: Talk show semanal sobre programação em Microsoft .NET
  • RunasRadio: Podcast semanal para profissionais de TI que trabalham com produtos Microsoft
  • HanselMinutes: Entrevistas com diversos empreendedores tecnológicos

Por fim, lembra-te…

A melhor maneira de aprender é fazer. Por mais teoria que leias, não há nada melhor do que “sujar as mãos” e construíres algo com esse conhecimento recém-adquirido. O objectivo de te manteres actualizado está directamente relacionado com a resolução de problemas, de formas cada vez mais eficientes. E isso é algo que os developers têm vindo a fazer desde a sua génese.