Benefícios Empresariais que os Colaboradores Não Valorizam VS o que Realmente Valorizam

Independentemente da dimensão da empresa em que trabalha, é muito importante que os membros da sua equipa técnica se sintam satisfeitos e que o ambiente de trabalho seja estimulante. Ou seja: investir recursos naquilo que os trabalhadores mais valorizam e descartar os benefícios empresariais que os colaboradores não valorizam é a chave para uma estratégia de retenção bem-sucedida.

Com todas as incertezas económicas com que nos deparamos na atualidade, gerir os custos de uma empresa de forma financeiramente viável é fundamental para garantir o sucesso a longo prazo. Uma forma perspicaz de o fazer é estando atento ao investimento em benefícios que realmente cativam os seus trabalhadores. Compreender o que estes mais valorizam na sua experiência de trabalho, pode ajudá-lo a cortar nos benefícios empresariais que os colaboradores não valorizam, ao mesmo tempo que reduz os custos e redireciona o investimento para iniciativas mais interessantes.

Existem muitas formas de tornar a sua empresa atraente para profissionais da área da tecnologia, quer se tratem de colaboradores valiosos que já trabalham consigo há vários anos, ou de potenciais novos talentos. Reter trabalhadores é uma das medidas mais eficazes em termos de redução de custos que pode implementar na sua empresa, uma vez que não só promove uma equipa forte, o que aumenta consequentemente o sucesso geral, mas também lhe poupa o tempo, dinheiro e esforço necessários para contratar e formar um novo colaborador. De seguida, apresentamos então alguns dos benefícios empresariais que os colaboradores não valorizam e, em alternativa, apresentamos aqueles que os colaborares de facto valorizam.


Benefícios Empresariais que os Colaboradores Não Valorizam VS o Que Realmente Valorizam

1. Não valorizam um escritório luxuoso

De forma a melhorar as condições físicas dos seus colaboradores, pode sentir-se tentado a investir no seu escritório, através de renovações e/ ou adequirindo equipamentos modernos. É provável que os seus trabalhadores, embora apreciem estes gestos, não se sintam motivados a ir ao escritório todos os dias, como nos tempos da pré-pandemia. Atualmente, os profissionais de IT preferem o trabalho remoto e podemos até afirmar que é isso que mais valorizam. Assim, sugerimos que direcione o seu investimento para algo que seja mais cativante para a sua equipa. Se está a ter dificuldades em incentivar os seus colaboradores a voltar ao escritório, nem que sejam apenas alguns dias por semana, dê uma vista de olhos nestas dicas para incentivar profissionais de IT a adotarem o trabalho híbrido. Contudo, sugerimos que não seja demasiado insistente nos planos para trazer a sua equipa de IT de volta ao escritório. Como afirma a tech.co, 80% dos líderes do setor da tecnologia lamentam ter implementado um apressado regresso ao escritório.


Valorizam equipamento para trabalho remoto

Se a sua equipa trabalha remotamente em várias partes do mundo, sugerimos que invista em soluções que aumentem e melhorem a eficiência do trabalho remoto. Equipamentos modernos e software de última geração que facilitem a comunicação com a sua equipa serão uma iniciativa muito apreciada. Igualmente, a utilização de Zoom, Microsoft Teams, calendários partilhados e Google Drive com os seus colaboradores são uma mais-valia e garantirão condições de trabalho ideais, aumentando, assim, a produtividade e o sucesso da sua empresa.

2. Não valorizam uma mesa de pingue-pongue

Já todos ouvimos a piada da mesa de pingue-pongue na empresa. Embora muitos escritórios tenham uma num canto ao lado da copa, para que serve, realmente? Mesas cobertas de manchas de chá e café, com o pó a acumular-se – quando foi a última vez que alguém pegou nas raquetes e jogou? Tal e qual. O mesmo aplica-se aos matraquilhos, ao cesto de basquetebol e às setas. Embora esses elementos passem a ideia de que a sua empresa é jovem, divertida e “modernaça”, acabam por não proporcionar nada de realmente valioso à sua equipa. Não há mal nenhum em tê-los no escritório, mas não se iluda se pensa que são componentes vitais para o bem-estar dos seus trabalhadores.


Valorizam oportunidades de convívio entre colegas


Em vez disso, o que os profissionais de IT provavelmente apreciam são outros benefícios mais envolventes, que enriqueçam a sua vida profissional. Experimente implementar uma saída antecipada num dia de trabalho e prepare um pequeno evento para que a sua equipa desfrute de uma tarde com colegas, conviva, divirta-se e relaxe. Na KWAN, acreditamos que eventos de trabalho informais, como atividades de team building e jantares, contribuem para o sucesso de uma equipa. Ao criar um ambiente no qual os seus colaboradores podem criar ligação com pessoas com ideias semelhantes, está a contribuir para o networking e o desenvolvimento de amizades no local de trabalho. Se não está convencido, leia aqui as 9 Razões que fazem do Team Building uma ferramenta valiosa para a retenção da sua equipa de IT.

3. Não valorizam (assim tanto) pizza grátis

Encomendar uma torre de pizzas para o escritório uma vez por mês pode parecer-lhe uma ótima ideia. É claro que os seus colaboradores ficam felizes quando pegam numa fatia. Não nos leve a mal, sabemos que toda a gente adora pizza, mas isso não significa que a sua equipa se sinta realmente apreciada pela empresa por causa de uma Margarita. Se o custo deste “miminho” está confortavelmente dentro do seu orçamento então, por favor, continue. Mas se procura uma forma mais prática e atenciosa de mostrar à sua equipa técnica que é apreciada, existem alternativas que pode experimentar.


Valorizam incentivos monetários

Sugerimos que implemente algum tipo de programa de incentivos, para que os seus colaboradores se sintam recompensados e valorizados, mantendo-os motivados a dar o seu melhor. Dependendo dos seus recursos, este programa pode ser grande ou pequeno. Pense em bónus de Natal, recompensas financeiras quando os trabalhadores atingem metas, ou promoções regulares com mais responsabilidades e um salário superior.


4. Não valorizam microgestão e ambientes de trabalho muito regrados

É compreensível que queira garantir que a equipa técnica está a realizar o trabalho necessário e a cumprir prazos e objetivos. No entanto, pode sentir-se tentado, enquanto líder, a gerir excessivamente a equipa, definindo horários de trabalho rígidos que obrigam os trabalhadores a estar colados às suas secretárias todo o dia, todos os dias. O setor tecnológico atual pressupõe horários de trabalho mais flexíveis, adaptáveis à vida pessoal e em trabalho remoto. Assim, a gestão dos colaboradores deve ser adaptada de acordo com as suas localizações, compromissos pessoais e estilos de trabalho. Ao impor horários rígidos e outras restrições, corre o risco de perder os melhores trabalhadores.


Valorizam flexibilidade 

Em vez disso, deve garantir que os seus colaboradores se sentem confiantes e valorizados ao dar-lhes mais liberdade e horários de trabalho flexíveis. Por exemplo, para muitos trabalhadores na indústria tecnológica, férias ilimitadas são um benefício extremamente  valioso. Claro que permitir que os colaboradores tirem férias quando e onde quiserem pode parecer-lhe arriscado, mas a ideia de implementar esse incentivo na sua empresa baseia-se na confiança. Se os trabalhadores souberem que podem tirar férias quando precisarem, valorizarão a empresa, o que resultará em motivação e entrega. Dar autonomia à sua equipa concede-lhes a responsabilidade de gerir a sua própria carga de trabalho, o que os fará sentir-se mais satisfeitos e dispostos a dar o seu melhor pela empresa.

5. Não valorizam benefícios que não correspondem às suas necessidades

Por último, existem aqueles benefícios que, para muitos, são completamente irrelevantes. Lugares de estacionamento quando os colaboradores não têm carro. Benefícios relacionados com filhos quando os trabalhadores não são pais. Café e comida grátis no escritório para trabalhadores que vivem longe do escritório e trabalham remotamente. Sabemos que é difícil agradar a toda a gente, e por isso é importante que oiça os seus colaboradores. Estar ciente das necessidades da sua equipa é fundamental para fomentar uma empresa de tecnologia bem-sucedida.


Valorizam programas de recompensas implementados de forma consciente

Os programas de reconhecimento podem, por vezes, parecer insinceros e, consequentemente, acabar por serem desprezados pelos colaboradores se não forem implementados da maneira certa. Um bom exemplo disto é o ‘Funcionário do Mês’ – pode parecer banal se o favoritismo no escritório se tornar evidente ou se o funcionário em questão não receber nada de significativo em termos de recompensa.

Na KWAN, temos um prémio de melhor desempenho atribuído em cada trimestre, em que cada área tem 3 nomeados e um vencedor. O vencedor recebe uma refeição num restaurante Michelin paga pela empresa (para duas pessoas) e a nomeação é explicada pessoalmente pelo CEO. O racional e a atenção aos detalhes por trás desta iniciativa garantem que os trabalhadores se sentem valorizados, reconhecidos e recompensados pelos seus esforços.


Benefícios Empresariais que os Colaboradores Não Valorizam VS O Que Realmente Valorizam – Considerações Finais

Se ainda não está convencido com o que lhe apresentamos acima, veja o nosso artigo sobre os 4 benefícios que os informáticos mais valorizam, baseado em inquéritos feitos a profissionais de IT. Por outro lado, se está neste momento à procura de talento tecnológico, consulte o nosso website, contacte-nos e vamos juntos analisar as necessidades técnicas da sua equipa.