fbpx

Contratar Programadores Brasileiros em Portugal: Quais as Vantagens Para a Sua Equipa Técnica?

De que forma a diversidade na sua equipa técnica pode ajudar na obtenção de melhores resultados?

Nos últimos anos, com o grande crescimento da necessidade de profissionais de IT nas empresas, diversos países em desenvolvimento incentivaram a sua população a formar programadores qualificados e um grande exemplo do resultado desse incentivo é o Brasil.

Por mais que a China e a Índia estejam há vários anos na vanguarda dos países que exportam mão de obra qualificada de IT, hoje, o Brasil é provavelmente o país mais recomendado para empresas que precisam de contratar programadores estrangeiros em Portugal.

No Brasil podemos encontrar programadores experientes, criativos, que sabem trabalhar em equipa e, principalmente, que estão em busca de melhores oportunidades de emprego. Como o Real Brasileiro é uma moeda desvalorizada, os melhores profissionais de IT do país têm um grande interesse em trabalhar em países estrangeiros, onde a remuneração e a qualidade de vida são mais vantajosas.


Brasil: A solução para a falta de profissionais de IT em Portugal


A falta de profissionais de IT e, principalmente, de programadores qualificados, é um problema encontrado em diversos países europeus e esta falta atinge em grande escala o mercado português.

A falta de profissionais de IT especializados é algo que ocorre há vários anos, mas com a vinda da pandemia e a necessidade das empresas se adequarem a um mundo cada vez mais digital intensificou a necessidade de se encontrar um maior número desses profissionais.

É aí que o Brasil se revela como uma potencial solução para a grande procura que existe em Portugal.

O Brasil tem uma população 20 vezes maior que a população portuguesa e com os investimentos do governo brasileiro para se formar uma comunidade especializada em IT na região, o Brasil tornou-se o ambiente perfeito para se encontrar programadores de qualidade.

Apesar de ser um polo de profissionais especializados, que são reconhecidos mundialmente pela sua qualidade, o mercado brasileiro não é tão atraente para essas pessoas, já que a moeda do país é desvalorizada e os seus moradores sofrem com uma inflação crescente.

Sendo assim, trabalhar em empresas de Portugal é o sonho de diversos programadores brasileiros, que procuram receber um salário cotado em Euros e que querem, principalmente, uma vida que traga mais segurança e estabilidade. 

Apesar destes profissionais geralmente falarem mais de uma língua, normalmente o inglês, é notório que mudar para um país onde a língua nativa é o português faz uma grande diferença para quem está à procura de oportunidades de trabalho em países estrangeiros.


A diversidade converte-se em resultados


Contratar programadores brasileiros em Portugal pode ser precisamente o que a sua equipa precisa quando o assunto é a diversidade. Ter uma equipa multicultural, com pessoas que trazem diferentes conhecimentos e vivências, faz com que o ambiente de trabalho se torne mais criativo, surjam ideias fora da caixa e o trabalho se torne mais produtivo.

Os profissionais brasileiros são reconhecidos mundialmente pela sua criatividade e pela sua extrema versatilidade em lidar com situações adversas. É comum dizer que, no Brasil, as pessoas aprendem a desenrascar-se desde cedo, já que o país apresenta muitas dificuldades para as famílias mais desfavorecidas.

A criatividade e a facilidade em lidar com situações difíceis faz do profissional brasileiro uma peça muito interessante em qualquer equipa técnica, que se for bem aproveitada, pode engrandecer a equipa como um todo, trazendo benefícios e resultados que certamente podem ser convertidos num aumento de produtividade, num ambiente de trabalho mais enriquecedor e, consequentemente, num aumento dos lucros.


Motivos que fazem dos profissionais de IT brasileiros excelentes contratações


1 – O mercado de especialistas em tecnologia no Brasil cresce ano após ano


O Brasil é o maior polo da América Latina quando o assunto é a formação e a apresentação de profissionais na área de IT. Os grandes centros brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro, são palco de grandes e conceituadas universidades, onde os seus cursos de tecnologia e programação têm atingido lugares cada vez mais altos no ranking mundial das melhores universidades do setor.

O governo brasileiro investe há anos na formação de profissionais de IT, portanto, não é somente nos grandes polos que podemos encontrar profissionais qualificados e com experiência. O Brasil, como um todo, tem formado um grande número de profissionais nesta área e estima-se que hoje existam mais de 500 000 profissionais de IT em atividade no país.


2 – Semelhança cultural


Um dos grandes problemas ao contratar mão de obra estrangeira é exatamente o facto de existir um choque cultural. É comum que o trabalhador não se sinta em casa e demore algum tempo a adaptar-se às novas condições de vida que um novo país apresenta.

No caso do Brasil e de Portugal, este choque é muito pequeno ou quase inexistente. Não só pelo facto de os dois países falarem a mesma língua, o que já é um grande avanço, pois o trabalhador poderá comunicar no dia a dia utilizando a sua língua nativa, mas também por Portugal ter incorporado na sua sociedade vários aspetos aos quais o brasileiro está habituado.

Por exemplo, em Portugal podemos encontrar diversos restaurantes brasileiros, além de barzinhos onde a atração principal é o samba. Encontrar noutros países aspetos que remetem ao seu país de origem faz com que os trabalhadores se sintam emocionalmente mais perto de casa, apresentando um menor peso por estar longe de familiares e amigos.


3 – Programadores jovens e altamente qualificados


De acordo com uma pesquisa realizada pelo StackOverflow, onde várias perguntas sobre tecnologia da informação e ciência da computação foram feitas, descobriu-se que diversos programadores brasileiros começaram a escrever as suas primeiras linhas de código por volta dos 15, 16 anos.

Com mentes a trabalhar desde cedo na aprendizagem da programação, no Brasil existem muitos jovens programadores talentosos, que em média, terão de 10 a 15 anos de experiência na área, se forem contratados na faixa etária dos 25 aos 30 anos. 

Quando analisamos os dados do Coursera, que avalia o índice de habilidade global em tecnologia e programação, os programadores brasileiros ocupam o topo do ranking, em comparação com os profissionais de outros países da América Latina.

A qualidade destes profissionais aliada a uma imersão no mundo da programação desde a adolescência, cria um cenário muito positivo para países que querem contratar novos talentos, como Portugal, já que o Brasil oferece a oportunidade de se encontrar programadores jovens, qualificados e com experiência.


4 – Profissionais experientes habituados a um salário inferior


Um dos grandes motivos que faz com que os brasileiros sejam uma ótima opção de contratação para empresas de Portugal é o facto de esses profissionais estarem habituados a uma base salarial inferior às praticadas em Portugal.

A moeda brasileira é desvalorizada e o Brasil é um país que apresenta diversas dificuldades que não encontramos por aqui, como uma alta taxa de criminalidade e uma consequente sensação de insegurança da população.

O facto de um programador brasileiro poder trabalhar num país mais seguro, que apresenta melhor qualidade de vida e, principalmente, que paga um bom salário em Euros, é um grande incentivo. 

É sabido que os profissionais que estão satisfeitos com a sua posição e situação atuais são mais produtivos e trazem mais resultados para as organizações. Este é exatamente o caso dos profissionais brasileiros que se mudam para Portugal para trabalhar e começam a viver uma vida com mais qualidade e segurança.


Como é que as empresas portuguesas podem encontrar e contratar os melhores profissionais de IT do Brasil?


Agora que já percebeu as vantagens de contratar profissionais de IT brasileiros para a sua equipa técnica – numa altura em que Portugal se ressente da falta de mão de obra qualificada nesta área, qual a forma mais eficaz de aceder a estes profissionais?

Encontrar estes jovens profissionais no Brasil vai depender de alguns fatores, sendo o principal deles uma boa rede de networking no país. A contratação, entrevista e pesquisa para encontrar estes profissionais é algo que exige tempo e dinheiro.

Por isso, a forma mais vantajosa de encontrar jovens e talentosos programadores brasileiros é através de empresas especializadas nesse tipo de serviço, como por exemplo, a KWAN.

A KWAN ajuda os seus clientes a encontrar os melhores profissionais de IT de acordo com as necessidades específicas das suas equipas técnicas. Graças à sua grande experiência no mercado de IT, a KWAN consegue recrutar de forma rápida e eficiente esses profissionais. Desta forma, os seus clientes podem focar-se em desenvolver os seus negócios, em vez de gastarem as suas energias a procurar esses profissionais no Brasil.


Contratar Programadores Brasileiros em Portugal: Considerações Finais


Ficou claro que a contratação de programadores do Brasil para trabalhar na sua empresa pode ser muito vantajoso. O Brasil apresenta mão de obra qualificada que está habituada a trabalhar em ambientes diversos. A adição de um profissional estrangeiro à sua equipa técnica trará mais dinâmica e diversidade, o que trará ideias inovadoras, novas formas de encarar problemas e encontrar soluções e tudo isso ajudará a que o seu projeto se diferencie pela positiva!

O Brasil apresenta uma grande quantidade de programadores talentosos e experientes, exatamente o que se procura em Portugal. A similaridade entre a cultura dos dois países faz com que estes profissionais consigam adequar-se rapidamente à nova realidade, produzindo rapidamente os resultados esperados.

Utilizando os serviços de uma empresa de recrutamento como a KWAN, o processo de encontrar estes profissionais fica muito mais simples e económico. Terceirizando estas contratações, a sua empresa poderá focar-se no que realmente importa: o desenvolvimento do seu negócio!

Fale connosco e vamos perceber juntos quais as necessidades da sua equipa técnica.