fbpx

Outsourcing nas Startups: Quais as Vantagens e Qual o Melhor Modelo?

O outsourcing surge como uma resposta a muitos dos desafios que uma startup enfrenta devido às caraterísticas próprias deste modelo de negócio. Neste artigo apresentamos-lhe várias razões pelas quais o outsourcing pode ser uma excelente solução para as necessidades técnicas da sua startup.


Gerir e desenvolver o negócio de uma startup acarreta vários desafios. Algumas das barreiras que podem limitar o crescimento de uma empresa recente são os recursos limitados, sejam humanos, financeiros ou tecnológicos. 

A falta de especialização também é vista como um desafio inicial, pois muitas startups começam com equipas mais pequenas que tentam cobrir todos os domínios. Outro desafio encontrado é a pressão temporal, tendo em conta que é exigida à equipa rapidez no lançamento de produtos ou serviços.

É precisamente aqui que surge o outsourcing como uma resposta a muitos destes desafios. Confira quais razões pelas quais o outsourcing pode ser uma excelente solução para as necessidades técnicas da sua startup.


Porque é Que a Minha Startup Deve Apostar em Outsourcing?


São cada vez mais os empreendedores que procuram empresas como a KWAN para os ajudar a criar equipas em outsourcing. 

Segundo um estudo da Clutch, 52% das startups dos EUA planeavam recorrer a outsourcing e mais de 37% já tinham pelo menos uma parte importante do seu negócio assente em equipas em outsourcing pelas diversas vantagens que este modelo de trabalho apresenta.


O Dia de Trabalho Volta a Ter (quase) 8 Horas


Gerir uma startup é um desafio extenuante. As equipas reduzidas precisam de dividir-se entre o desenvolvimento de produto, o marketing, a contabilidade, os recursos humanos e muitas outras áreas. Para além disso, precisam de estar constantemente focadas na resolução de problemas associados a cada um destes domínios.

Adicionalmente, existe uma constante necessidade de recrutar, pois o objetivo de uma startup é estabelecer um crescimento contínuo. Tudo isto impede-o de se focar naquilo que pretendia quando criou a startup: o desenvolvimento do negócio. A pressão pode ser tanta chegando até ao ponto de afetar seriamente a saúde mental.

Optar por uma solução de outsourcing para startups permite olhar para a gestão da sua empresa de uma forma mais eficiente, poupando tempo que perde em recrutamentos e pequenas tarefas e permitindo que se dedique ao desenvolvimento do seu negócio.


A Startup Tem Acesso a Novos Conhecimentos e Tecnologia


Numa startup, uma equipa é composta de profissionais capazes de fazer tudo, desde o marketing aos recursos humanos. São verdadeiros “homens (e mulheres) dos sete ofícios” que se tentam desdobrar para responder a todos os problemas das variadas áreas.

Mas na verdade, os seus colaboradores não são super-heróis e não pode esperar que eles tenham superpoderes que lhes permita controlar tudo. Por isso, optar pelo outsourcing pode ser uma excelente estratégia. 

Na KWAN, os nossos clientes têm acesso a equipas de TI com profissionais experientes e especializados nas áreas que procura, reduzindo as hipóteses de falha e aumentando a rapidez com que consegue entregar resultados aos seus clientes.

Para além disso, têm também acesso ao conhecimento de todos os consultores da empresa, graças a formações técnicas, webinars e outras formas de partilha de conhecimentos que regularmente dinamizamos.


Reduz os Custos Operacionais 


Nas startups, o budget disponível é limitado e tem de ser alocado a todas as vertentes da empresa, seja a tecnologia e serviços necessários para a criação do produto, marketing ou recrutamento.

Focando-nos nos custos de recrutamento, os mesmos não dizem respeito só ao salário e impostos de terminado trabalhador. Existem vários custos adicionais não diretamente mensuráveis, como por exemplo, contratar uma equipa de recrutamento para fazer esse trabalho, manter uma equipa de HR para fazer a gestão de carreira e motivar as equipas, payroll, entre outros.

Optando por uma equipa de IT em outsourcing, poderá não só poupar nos custos relacionados diretamente com o(s) trabalhador(es) e, indiretamente, com a pessoa ou equipa que contrata e gere a(s) sua(s) carreira(s), como ainda garantir que não perde muito tempo neste processo.

Consegue, assim, ganhar tempo e beneficiar da experiência do parceiro de outsourcing que escolher. Isto é ainda mais importante tendo em conta que  há uma grande falta de profissionais na indústria tecnológica e, por isso, encontrar o(s) candidato(s) certo(s) pode ser um processo moroso e recorrente para equipas de recrutamento com pouca experiência nesta área.


Reduz a Rotatividade de Equipas 


Um dos principais problemas apontados às startups é o facto das equipas estarem em constantes mudanças. Não se trata de mudanças ao nível do conhecimento, das aprendizagens ou dos métodos de trabalho: trata-se mesmo da mudança de pessoas, obrigando a empresa a abrir processos de recrutamento para as mesmas posições várias vezes por ano. 

Esta situação ainda se agrava mais quando estamos a falar de profissionais de IT, como já mencionámos no ponto anterior. A vida intensa de uma startup acaba por fazer com que os colaboradores tenham uma visão de curto prazo e por vezes, levá-los a situações extremas de stress resultando em desmotivação ou até burnout.

O outsourcing para startups é a resposta para estas situações: ao passar para equipas externas algumas das tarefas da sua equipa, permite que concentre os seus recursos naquilo que realmente interessa, o core business da startup, ajudando a otimizar as horas de trabalho.

A curto prazo, conseguirá melhorar a performance e a saúde física e mental dos seus colaboradores sem colocar em causa o bem-estar de outros: é que empresas de outsourcing como a KWAN têm como prioridade a retenção dos seus colaboradores, mantendo-os motivados e realizados nos projetos em que são envolvidos. 

Para isso, os mesmos são acompanhados por especialistas de coaching, os nossos People Managers, que acompanham a sua evolução ao longo de todo o projeto. Se as necessidades do projeto se alterarem, o modelo de outsourcing para startups permite um redimensionamento da equipa, sem ser necessário dispensar ninguém.

Se o outsourcing é então uma opção que está a considerar, o próximo passo é perceber o modelo de trabalho a adotar. No fundo, é responder às perguntas “Como escolher as equipas certas?”, “Como as instalar?” e “Onde as instalar?”


O Que é “Inshore”? e “Nearshore”? 


Se já se sente familiarizado com alguns dos conceitos que envolvem o outsourcing nas startups ou se está ainda no início dessa procura, talvez seja a altura de conhecer quais os principais modelos de trabalho. 

Na prática, “inshore” e “nearshore” são palavras que estão relacionadas com a distância entre a equipa remota e a empresa. 

O termo “inshore” (por vezes, também poderá encontrar a expressão “onshore”) designa o modelo de trabalho em que a equipa está localizada no mesmo país que a empresa com a qual colabora. Por exemplo, se uma empresa estiver sediada em Lisboa e a sua equipa técnica na Covilhã, esta é uma equipa inshore. 

Já a expressão “nearshore” designa o modelo de trabalho em que a equipa está instalada num país ou região próxima da empresa com a qual colabora. Por exemplo, se uma empresa de TI estiver sediada em Madrid e a equipa a trabalhar no Porto, esta é uma equipa nearshore. 

A escolha entre os vários modelos de outsourcing vai sempre depender das necessidades de cada startup. Ambos podem garantir vários benefícios como a redução de custos, melhor acesso a recursos humanos especializados e flexibilidade para a empresa. 

Portanto, a startup deve ter em consideração fatores como os custos, a proximidade geográfica, as diferenças culturais, os requisitos de comunicação, entre outros.


Onshore em Portugal: Porquê Limitar a Sua Equipa Técnica a Uma Só Localização?


Além das cidades do Porto ou de Lisboa, é possível instalar uma equipa técnica um pouco por todo o país. Em Portugal existem pelo menos cinco cidades tech-friendly para montar a sua equipa técnica com todas as condições de que necessita.

Cidades como Braga, Aveiro ou Coimbra apresentam uma relação custo/benefício extremamente positiva, onde encontra profissionais com excelentes competências e estruturas já preparadas, como espaços de coworking. 


Outsourcing nas Startups: Quais as Vantagens e Qual o Melhor Modelo – Considerações Finais


Depois de ler este artigo, poderá estar a pensar em como delegar uma parte do seu negócio para outsourcing, quiçá não apenas numa localização mas em várias.

Um parceiro de outsourcing especializado em encontrar as pessoas certas para cada projeto é o ponto de partida para o sucesso do trabalho da sua equipa e, consequentemente, do seu negócio.

Na KWAN, temos uma longa experiência em desenvolver e implementar soluções de outsourcing na área da tecnologia, independentemente do tamanho da sua empresa ou do seu projeto. Se é fundador de uma startup ou gere uma equipa técnica, precisa de profissionais de TI e está certo (ou mesmo que ainda tenha dúvidas) de que o outsourcing em IT é a opção certa para o seu negócio, fale connosco, e juntos vamos ajudá-lo a escolher a melhor opção para atingir os objetivos do seu projeto.